Rio de Janeiro

A quarenta dias do Réveillon, hotelaria carioca comemora aquecimento da ocupação.

Nesta segunda-feira (22/11), a exatamente 40 dias do Réveillon, o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) divulgou sua primeira prévia de ocupação hoteleira para a virada. A apuração aponta 78% de reservas confirmadas, bem acima dos 58% registrados no mesmo período do ano passado. O índice é também superior ao de 2019, antes da pandemia, quando este mesmo percentual, beirando os 80%, foi registrado duas semanas mais tarde, já em meados de dezembro.

“Vamos chegar a 100% na maioria dos hotéis, os números apontam para isso. Estamos mais do que preparados em termos de protocolos para operar com ocupação completa com toda a segurança para nossos hóspedes, agora com calendário vacinal completo e reforçado”, profetiza Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

Com perfil familiar e suas tradicionais festas privativas nos hotéis, que viraram tradição após o HotéisRIO colocar o bairro no roteiro de festividades da virada há uma década, incluindo fogos de artifício disparados das coberturas, a Barra da Tijuca lidera a procura, com 86% dos quartos já vendidos para a data. A queima de fogos deste ano, aliás, está confirmada e já em fase final de organização, garante Alfredo Lopes.

Outra região com perfil de procura mais familiar, Flamengo/Botafogo ocupam o segundo lugar no ranking dos mais procurados (82%), seguido por Copacabana/Leme (75%) e Ipanema/Leblon e Centro (73%).

Mais destaque na mídia internacional – A festa da virada funcionará para o receptivo turístico como um open house para o verão da retomada. Além da retomada parcial dos voos internacionais, o Rio de Janeiro deve ganhar mais espaço na imprensa estrangeira nesta temporada.

Isso porque jornalistas estrangeiros que fazem a cobertura de imprensa de todo o Brasil ganharam uma nova base em terras cariocas: o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) assinou um convênio para abrigar, em sua sede, um escritório da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

A parceria busca aproximar ainda mais a imprensa desta importante fonte de informações do setor e ampliar a cobertura do destino fluminense na imprensa internacional, evidenciando a infraestrutura do parque hoteleiro mais moderno do país.

“Somos os olhos do Brasil para o mundo e o Rio é a porta de entrada para o continente. Estamos muito felizes com esta parceria que, sem dúvida, ampliará a vitrine do Rio de Janeiro mundo afora”, comemorou Edmar Figueiredo, primeiro presidente brasileiro a chefiar o trabalho da associação.

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil – ACIE (www.acie.org.br) é uma instituição de jornalistas internacionais, sem fins lucrativos, baseada no Rio de Janeiro desde 1962. Ao todo, são mais de 110 profissionais de jornais, emissoras de televisão, agências de notícias internacionais, rádios e websites atuando no Brasil. Nosso país lidera a América Latina com o maior número de correspondentes estrangeiros.