República Dominicana ganha pela terceira vez prêmio internacional de golfe
A ilha caribenha é o destino de golfe mais reconhecido da América Latina e do Caribe, ganhadora pela terceira vez, incluindo 2016, do prêmio anual da Associação Internacional de Golf Tour Operators (IAGTO).
A República Dominicana é o país com mais buracos de golfe com vista para o mar dentre os destinos do Caribe. No popular destino, sete campos de golfe oferecem 86 buracos com vista para o mar, estando 37 deles diretamente sobre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. Esses maravilhosos lugares permitem aos golfistas viver uma experiência única, rodeados por águas cristalinas e pelo som das ondas.
“Estamos extremamente orgulhosos pela nossa oferta de golfe nos posicionar como um destino de excelência, sinônimo deste esporte na região, que recebe grande destaque pela quantidade estonteante de buracos junto ao mar”, afirma Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “Durante os anos, agora ainda mais com os novos projetos, conseguimos proporcionar aos golfistas uma experiência inesquecível, na qual eles podem praticar e desenvolver as habilidades em meio a paisagens únicas” acrescentou.
Playa Grande
O país foi apresentado no show anual PGA Orlando, dois meses após a reabertura do icônico Playa Grande Golf Course, localizado no topo das falésias – o penúltimo projeto do genial Robert Trent Jones, agora redesenhado pelo filho, Rees Jones – em Río San Juan. Apelidado como “Pebble Beach del Caribe” pelo desenho incrível, seus 18 buracos oferecem vistas inigualáveis do Oceano Atlântico. Além disso, metade deles está localizada na extremidade de rochedos marinhos de 30 metros. A reinauguração, após o redesenho de seis dos nove buracos da parte de trás do campo (para abrigar o novo hotel Amanera Resort à beira das falésias), faz com que os cinco buracos finais estejam localizados ao longo das falésias, paralelos ao oceano. Isso levou a um total de buracos com vista para o mar no país de 68 a 86, enquanto o número de buracos à beira-mar aumentou em relação aos 27 anteriores.
Enquanto os golfistas jogam em Playa Grande, é possível avistar baleias jubarte. Todo ano, milhares delas migram para a Baía de Samaná, a nordeste, para acasalar e se reproduzir entre meados de janeiro e meados de março.
Corales e Punta Espada
Corales e Punta Espada estão dentro dos outros cinco campos de golfe da costa da República Dominicana com buracos com vista para o oceano. Oito buracos do campo Punta Espada, desenhado por Jack Nicklaus, estão juntos ao mar, enquanto que 13 dos 18 buracos têm vista para o mesmo. Além disso, Punta Espada atualmente celebra, pelo oitavo ano consecutivo, o posto numero 1 no ranking de campos de golfe da lista Melhor do Caribe e México da GolfWeek.
Com o design de Tom Fazio, Corales tem uma das superfícies de golfe mais magníficas: os últimos três buracos são chamados Devil’s Elbow (Cotovelo do diabo) e culminam no buraco 18 em um incrível formato de U junto a uma baía estreita delimitada por um penhasco. Dentre os 18 buracos, 12 possuem vista para o mar e quatro estão sobre ele. Dos 27 buracos de La Cana, o campo vizinho, os golfistas podem ver o mar a partir do 14, e outros 4 ao longo da água, incluindo os 2 buracos de fechamento, localizado no campo Arrecife.
Teeth of the Dog y Dye Fore
Inaugurado em 1971 e reformado em 2005, o Teeth of Dog é dos quatro designs de Pete Dye no complexo Casa de Campo de La Romana, na costa sudeste, e foi o primeiro campo da República Dominicana que usou o mar para dar um efeito dramático, tornando-se parte do mapa de golfe mundial. O nome tem origem nas formações rochosas irregulares que adentram o Caribe onde Dye colocou tees y greens. No total, há sete buracos junto ao mar e 11 com vista para o mar. O campo vizinho, Dye Fore, situado em parte sobre as falésias que rodeiam o vale do rio Chavón, tem 13 buracos com vista para o Caribe.
Playa Dorada
No extremo norte, o Playa Dorada Golf Club em Puerto Plata é outro desenho de Trent Jones, com quatro buracos localizados à direita do Atlântico e cinco com vista para o mar.
Hoyo 19
O hoyo 19 de alguns campos de golfe oferecem aos golfistas a oportunidade de relaxar, com alguma especialidade local, em meio a deslumbrantes paisagens marítimas do país. Entre eles se encontra o grandioso Golf & Grand Beach Club de La Cana, situado com vistas a uma praia de areia branca e o Caribe azul. Os bares do clubhouse de Punta Espada e Corales também oferecem excelentes vistas para praia e para o mar.
Campos de golfe no interior do país
Para uma mudança de cenários, existem 12 campos localizados no interior do país. Incluem The Lakes Barceló, com 25 lagos situados no interior de uma floresta de mangue; o Hard Rock Golf Club de Cana Bay, design de Nicklaus, onde os flamingos cor de rosa que habitam o lago do buraco 18 dão um toque de cor, e o campo de Guavaberry Golf & Country Club, desenhado por Gary Player, a 30 minutos do aeroporto da capital, Santo Domingo. Este último se encontra à beira de uma reserva natural e da floresta tropical, forrado com majestosas palmeiras Corozo. Vários contam com greens nas ilhas para aqueles que realmente não querem ficar longe da água.