Destinos

Huilo Huilo oferece desconto nas compras feitas até 06 de março

HuilohuiloA Reserva Biológica Huilo Huilo, a 860 km ao sul de Santiago, tem desconto neste começo de ano. Na promoção “Early Bird”, as compras realizadas até 6 de março para viagens entre 1 de abril e 30 de junho terão 25% de desconto.

Quando se fala em Patagônia, as pessoas normalmente pensam em um enorme iceberg e muito frio, porém, nem só de gelo é feita a região. Na selva patagônica chilena, que se estende pelo sul do país, o clima e a paisagem são marcados pelo clima úmido e a diversidade natural da floresta. Bem no coração dessa região, próximo ao vilarejo de Neltume, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo, projeto que se sustenta na conservação do meio ambiente, no turismo sustentável e na integração da comunidade local.

Declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, Huilo Huilo está distribuída em uma área de 100 mil hectares, que abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais, todos envoltos em uma atmosfera mística, herança dos Mapuche, povo nativo da região. O destino ainda é uma novidade entre os brasileiros, mas vem se popularizando entre os amantes do frio, da natureza e dos esportes radicais, que buscam clima e paisagem totalmente distintos.

Um longo, porém, belo percurso

Para chegar até o local, o acesso mais fácil é pelo aeroporto de Temuco, que possui em média 5 voos diários partindo de Santiago. A partir daí, o trajeto até a reserva pode ser feito por transfer em um percurso que dura em média 3 horas (190 Km), cheio de belas paisagens. Também é possível alugar um carro em Pucón (122 Km de Huilo Huilo), lugar estratégico para fazer uma paradinha e aproveitar para conhecer um pouco dos parques nacionais e o vulcão da cidade. Outra opção, para quem está na Argentina, é pegar um transporte saindo de San Martin de Los Andes (próximo a Bariloche), cidade que fica a 86 Km de distância, onde a reserva também mantém um hotel. No caminho da Argentina até a reserva é preciso fazer a travessia pelo Lago Pirihueico, que dura aproximadamente uma hora e meia, o que torna a viagem ainda mais bela.

Dormir em um vulcão, em um cogumelo ou na copa de uma árvore?

As hospedagens são um diferencial à parte na reserva. Os hotéis, em sua maioria, possuem arquitetura exótica, relacionada à natureza e à atmosfera mística do local, já que as florestas lembram cenários de filmes de seres mágicos como duendes, fadas e elfos. Quem busca mergulhar nesse clima, pode escolher entre três hotéis: o Montaña Mágica, que imita o formato de um vulcão, o Nothofagus, que foi construído em volta de uma árvore, e o Reino Fungi, que se assemelha à forma de um cogumelo. Uma opção ainda mais requintada é Nawelpi Lodge, um hotel boutique all inclusive com cabanas com banheiras de hidromassagem, lareira e grandes varandas envoltas pelo bosque. Já para quem quer uma hospedagem diferente, mas ao mesmo tempo econômica, a opção é o Canopy Village, pequenas casinhas construídas em cima de árvores. Outras hospedagens para quem precisa economizar são as Cabañas del Bosque, o Hostel Salto El Puma e o Camping Huilo Huilo.

Dos Mapuches à neve

Cercada por vulcões, bosques, lagos e neve, Huilo Huilo conta com atrações de todos os tipos. A Reserva oferece aos seus visitantes diversas opções para explorar o local, algumas em pacotes que duram até 4 dias. O Trekking pelos Vulcões é um desses programas que tem como principal atrativo conhecer o complexo vulcânico Los Volcancitos. O caminho passa por cachoeiras e pelo Lago Pirehueico. As opções mais diferentes são os pacotes temáticos como o Safari da Vida Selvagem, que explora a fauna e flora do lugar, e o passeio Herança Vivente, em que os visitantes podem aproveitar para mergulhar na cultura local e conhecer vários lugares sagrados para os povos Mapuche, aprendendo sobre as suas tradições, a culinária e o artesanato do povo milenar.

Outras opções incluem passar o dia praticando atividades de aventuras, como trekking, cavalgada, tirolesa, mountain bike, além das atividades de água, como a navegação pelo Lago Pirehueico e os banhos de águas termais, que segundo a crença local, possuem poderes de cura. Já para quem não está tão ligado a aventuras, pode aproveitar para conhecer a Cervejaria Petermann e experimentar suas encorpadas cervejas, ou ainda visitar o Museu do Vulcão.

Para os amantes da neve, a Huilo Huilo ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ótimo para quem busca diversão e para os iniciantes nos esportes de inverno. O bosque oferece atividades como esqui, randonée, snowboard, tubbing (tobogã de neve) e percursos feitos em motos de neve. O Bosque Nevado funciona entre os meses de julho e setembro.