Bahia

CARNAVAL DE PORTO SEGURO PREVÊ NÚMEROS EXPRESSIVOS EM 2023

O Carnaval 2023 será o ápice do novo formato de eventos em Porto Seguro, com foco na valorização da Matriz Cultura local, considerando aspectos mais importante para a população, como segurança e ganho econômico para a comunidade. O modelo consolidado com sucesso a partir da retomada das festas, desde abril, com o Aniversário do Brasil, São João, Casamento Coletivo, Aliança Cristã e a Campanha de Verão Lembranças Que Dão Saudade.

O evento deve se posicionar como uma das melhores festas do país, atraindo maior número de turistas nacionais e internacionais, além de alcançar uma significativa retenção de moradores da cidade no período. Estima-se aproximadamente 150 mil pessoas no período, entre moradores, foliões da região circunvizinha e turistas. 

A Sinart aponta 288 voos durante a semana do Carnaval, entre 17 e 22 de fevereiro. O Aeroporto Terravista, em Trancoso, já tem programado 300 operações, com uma média de 1.500 desembarques. Ainda há um grande número de visitantes que chegam pelas rodovias, em excursões, ônibus interestaduais ou em carros próprios. 

ESTRURA E ECONOMIA

Estão previstos desfiles de 61 blocos culturais com 50% do repertório composto por marchinhas e canções carnavalescas; apresentação de shows nos trios, em formato moderno conhecido como pranchão que aproxima os artistas dos foliões; além de palco oficial no largo de eventos na Passarela da Cultura.

Além de estrutura, segurança e logística, estão previstos o cadastramento e credenciamento de cerca de 250 pessoas interessadas em realizar a atividade de comércio eventual temporário, entre 180 ambulantes e 70 barraqueiros, para trabalhar nos seis dias de festas, bem como, durante os ensaios dos blocos de rua antes da festa oficial.

Uma movimentação financeira acima de R$ 50 milhões deve ser injetada na economia da cidade no período de Carnaval. A hotelaria, com 75 mil leitos, prevê 98% de ocupação antes do início da programação carnavalesca, além disso, os diversos segmentos de serviços da cidade devem ser impactados diretamente com esse quantitativo de visitantes, gerando emprego e renda para a comunidade.