ALAGEV,  ALAGEV

GBTA Reconecta – BR teve jogadora Marta como destaque em painel sobre diversidade e equidade

No final de outubro, foi realizado pela Global Business Travel Association (GBTA), com apoio da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), o GBTA Reconecta – BR – Travel Managers Reunited. Para um petit comitê de 50 travel managers, foram apresentadas tendências de viagens corporativas.

Um dos painéis do evento, realizado no InterContinental São Paulo, abordou os temas diversidade e equidade e teve Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol, como destaque. Da programação também fizeram parte um bate-papo com especialistas do mercado sobre o panorama atual do setor. Em relação às associações, estiveram presentes Candela Fernández e Lupita Gómez, respectivamente gerente e diretora da GBTA para a América Latina, e Giovana Jannuzzelli, Juliana Patti e Sandra Veloso, diretora executiva; presidente e head de Eventos para América Latina da Bayer; e gerente executiva da ALAGEV.

“Queremos dar as boas-vindas a GBTA no Brasil, já que esse é o primeiro evento deles no nosso país depois de um longo hiato. É incrível ver a conectividade que essas duas associações parceiras têm, mas principalmente pela relevância e valorização que possuem pelas pessoas. Esse encontro exclusivo para travel managers proporcionou insights em uma única manhã em formato de road show regional que reconecta o profissional com as principais novidades do segmento. Tivemos muito networking e possibilitamos aos participantes tempo de qualidade com colegas da indústria, amigos e patrocinadores”, comenta Giovana. “Estamos muito satisfeitos por desembarcar por aqui mais uma vez com a GBTA. O Brasil é um importante mercado de viagens de negócios para a América Latina e, juntos, compartilhamos uma manhã de muita troca de informações”, completou Lupita.

Sandra Veloso, gerente executiva da ALAGEV; Lupita Gómez e Candela Fernández, diretora e gerente da GBTA 
para a América Latina; e Giovana Jannuzzelli, diretora da ALAGEV

Bate-papo com a maior artilheira da história da Seleção Brasileira

O destaque do encontro foi o painel sobre diversidade e equidade com a jogadora Marta, que também é líder global de Diversidade e Inclusão da LATAM Airlines, embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) e considerada a melhor jogadora do mundo por seis vezes, sendo cinco consecutivas. Ela ainda é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, com 116 gols, desde 2015, superando recorde até mesmo do Pelé, e teve a oportunidade de comemorar uma final de campeonato de futebol brasileiro feminino com mais de 42 mil pessoas no estádio.

“É um momento muito marcante para nós da LATAM. É bom estarmos nos recuperando, depois de tudo que passamos pela pandemia. Com a ameaça, nos tornamos ainda mais fortes. E pensando no ESG, que é um dever nosso, trouxemos a nossa líder global Marta para esse bate-papo”, ressalta Aline Mafra, da LATAM. 

A atleta apresentou sua trajetória e desafios. “É super prazeroso estar aqui com vocês e estou muito feliz em ver tantas mulheres à frente de grandes empresas reunidas neste evento. A minha história não é tão diferente da de outras meninas que começaram nessa área. Porém, na época que iniciei era muito mais difícil. Sou do Nordeste e era a única menina no futebol; não tinha a mentalidade de viver desse esporte. Se hoje existe preconceito, naquele período era maior ainda. Mas chegou um ponto que comecei a focar mais e a almejar uma carreira profissional para ajudar a minha família e vi que aquilo era o que fazia de melhor”, comenta. 

Quando questionada sobre o impacto da luta e trabalho das mulheres, a profissional fez um paralelo do esporte com o setor corporativo. “Para que hoje o futebol feminino recebesse seu devido destaque, tivemos que absorver e escutar muitas coisas negativas e transformar isso em motivação. Estamos falando de esporte, mas isso vale também na área corporativa, em várias empresas. Queremos viver em um mundo cada vez mais inclusivo”, completou. 

Sobre a atuação da diversidade de gêneros, Marta finalizou contextualizando a importância do diálogo e respeito. “A competição entre colegas é essencial, mas tem que ser construtiva e motivadora. Não é competição entre homem e mulher, é você enxergar nela a qualidade necessária. Queremos um futuro mais leve, cheio de amor e respeito”, finaliza. 

Painel “Atualidade no mundo das viagens corporativas regionais e globais”

O painel sobre as previsões do setor, o papel do gestor, capacitação e tecnologia foi mediado por Felipe Mesquita, da Copastur, e contou com Alba Mendes (ABB), Joyce Macieri (Minerva Foods) e Thais Meirelles (Brookfield).

“Na pandemia, nós, gestores de viagens, tivemos uma visibilidade maior do que nunca. O grupo ABB (Asea, Brown, Boveri & Cie) não parou de trabalhar. O que se tornou indispensável foi a busca por informações atualizadas sobre os destinos, como, por exemplo, testes, vacinas, o que o seguro viagem cobria, entre outros fatores para que os viajantes pudessem sair de suas casas tranquilos. Foi um divisor de águas do antes e depois da pandemia. Hoje, todo mundo conhece quem é gestor. Mas vejo também que o consumidor quer tudo mais rápido e a informação desencontrada não cabe mais, pois eles têm acesso a tudo”, explica Alba.

A gestora também destacou a importância do aprendizado contínuo. “Se não buscar conhecimento, você irá perder grandes oportunidades. Hoje, temos a ALAGEV e GBTA como formas de procurar conteúdos relevantes”, finaliza.

Joyce apresentou outro ponto de vista sobre a crise da covid-19. “Não deixamos de viajar, mas foi também um período de colocar a casa em ordem. Foi um momento de incertezas e de uma oportunidade gigante de visibilidade e de conhecimento. Tínhamos que procurar constantemente as informações, já que tudo mudava muito rápido”, completou.

Já Thais reforçou o papel do gestor e a questão das despesas de viagens. “O mercado é muito complexo e, ao mesmo tempo, gratificante. Precisamos de um olhar mais estratégico. A questão das despesas de viagens é um desafio nas empresas. Sabemos que reduzir custos não tem como, mas existe gastar melhor, ou seja, a otimização”, declara. 

Sobre as capacitações, ela ainda ressaltou a relevância das entidades. “Sentimos a dor e criamos conteúdo. Fazemos muito isso na ALAGEV. Uma coisa é você ter o hotel, companhia aérea, aplicativo de mobilidade – eles são ótimos – mas precisamos trabalhar as nossas necessidades específicas. É com networking e o apoio das associações que conseguiremos buscar os conhecimentos”, finaliza. 

Para saber mais sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

Imagens relacionadas

 
Sandra Veloso, gerente executiva da ALAGEV; Lupita Gómez e Candela Fernández, diretora e gerente da GBTA para a América Latina; e Giovana Jannuzzelli, diretora da ALAGEV 
baixar em alta resolução