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ALAGEV lança 1ª edição do relatório de práticas de ESG do LACTE 

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ALAGEV lança 1ª edição do relatório de práticas de ESG do LACTE 

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em parceria com a Arbache Innovations, Casa Causa e Mangue, apresenta o relatório de práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) com os resultados das ações adotadas no Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE), evento realizado pela associação que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro em São Paulo. O estudo incentiva eventos a adotarem ações semelhantes, contribuindo para que o mercado se desenvolva de forma mais sustentável.


De acordo com Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, a crescente preocupação com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança nos negócios estão ajudando a moldar a maneira como os eventos são executados. “O LACTE tem um papel relevante na indústria, pois além de trazer inovação, é responsável por demonstrar boas práticas que podem servir de guia para outras marcas. A importância de iniciar formalmente a mensuração do ESG vem da necessidade de demonstrar o nosso comprometimento com o tema e de construir um mundo melhor”, comenta.

Atitudes como essa surgiram com o Hub ESG ALAGEV, que nasceu em 2022 do encontro de três mulheres: Grace Kelly Cauzo, da Pinguim Incentive Travel & Tech, Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, e Ana Paula Arbache, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations.

“O foco do Hub é promover o ESG em viagens e eventos corporativos, trazendo consciência para pessoas e empresas. Além disso, também queremos criar um espaço de encontros e relacionamento entre stakeholders para o compartilhamento de conhecimentos, contribuindo para iniciativas no nosso segmento”, complementa Giovana.

Ações no LACTE
O LACTE contou com três principais ações: 

1. Responsabilidade ambiental em viagens e eventos corporativos com a gestão de resíduos, otimização, eficiência no uso dos recursos naturais e redução das emissões de gases do efeito estufa.


O evento diminuiu em mais de 90% o uso de garrafas e copos plásticos em relação a 2022. Ao todo, foram consumidos 1.550 litros nas três máquinas de água disponibilizadas, o que representa 3.100 garrafinhas de 500 ml não descartadas na natureza. Também não houve desperdício de água e todos os gases de efeito estufa emitidos foram inventariados.

Já o programa desafio LACTE 5k, encontro social que aconteceu no domingo anterior ao LACTE, conquistou 0,62 tonelada de CO2 compensada por meio da compra de crédito, e o plástico que envolvia as roupas dos competidores era solúvel em água.


Considerando a cenografia, chegou-se a 7,5 m³ de economia de aterro, 213,9 kwh na geração de energia e 50% de economia de CO2. Na gestão de resíduos foram colocadas lixeiras divididas em três porções para coleta seletiva: orgânicos, que atingiram 265,3 kg; recicláveis, com 48,2 kg; e rejeito, com 83,4 kg.

Segundo o plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS) da empresa responsável pela destinação de resíduos do Golden Hall, onde o LACTE foi realizado, o evento produziu 21% de rejeito na sua operação, todo encaminhado para a geração de combustível.

Outro ponto de destaque foram os volumes de reciclados coletados, resultado de uma ação eficaz de educação, recusa e redução de geração desse material. O uso de talheres e embalagens compostáveis nos serviços de alimentos & bebidas também foram ressaltados na pesquisa. Esse aspecto, além de diminuição significativa do desperdício de alimentos, contribuiu muito para o bom resultado da sustentabilidade do encontro. O LACTE teve ainda uma baixa criação de resíduo por pessoa, com média de 200 g/pessoa/dia.

2. Responsabilidade social em viagens e eventos corporativos com a contribuição para o bem-estar, saúde e segurança da força de trabalho, além da realização de ações que promovam a cultura da diversidade e inclusão.

Nessa categoria, o encontro reuniu todo o alimento não consumido para a doação a ONGs de combate à insegurança alimentar; 60% das pessoas palestrantes se autodeclaram mulheres; 50% dos participantes se definiram pretas ou pardas. A associação ampliou a equipe com representatividade 60+, pretas e LGBT; contratou seis fotógrafos com síndrome de down do projeto Galera do Click; e aplicou uma pesquisa para levantamento de inclusão nas empresas – 77% das organizações informaram ter ações inclusivas.

No desafio LACTE 5K, parte do valor das inscrições foi doada ao Instituto Alicerce, que empodera e promove a inclusão social e meio da educação.

3. Governança corporativa e comunicação em viagens corporativas e eventos com ética empresarial, transparência e isonomia, comunicação das diretrizes e ações direcionadas para ESG e participação nas iniciativas.

As práticas de governanças assumidas para a realização do LACTE estiveram presentes na conduta ética entre os diferentes stakeholders. Em ESG, conhecido também como economia de stakeholder, deve-se praticar o chamado “ganha-ganha”, e isso acontece por meio da transparência e isonomia e do compartilhamento de valores inegociáveis do ponto de vista ético. Para isso, buscou-se garantir um processo coerente e legítimo em relação a colocar as diretrizes ESG em ação e fazer com que todos os envolvidos pudessem estar comprometidos com estas. A participação contribuiu para que se inovasse na gestão da governança do evento, inserindo condutas alinhadas às diretrizes.

“O compromisso com a definição das ações, a determinação nas tomadas de decisões e implementação de práticas relacionadas às diretrizes ESG foram essenciais para que o LACTE pudesse, por meio desse primeiro relatório, comunicar o início de sua jornada com as diretrizes ESG. Com essa iniciativa é possível partir do que foi feito e acelerar as ações para 2024, criando uma série histórica de dados que irão nutrir estrategicamente as próximas edições”, finaliza Giovana.

Confira o relatório completo no link.

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Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV 
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