Matérias

Registro revitaliza posto de informação ao visitante

Com foco na hospitalidade, município investe no bom atendimento ao turista

O Municípios de Interesse Turístico de Registro inaugurou nesta quinta-feira, 14, uma obra de revitalização de um posto de informação turística. O convênio foi assinado em dezembro de 2021 com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e teve R$ 361,1 mil em recursos do Estado.

A obra consistiu na reforma de banheiros, pilares, telhado, calçada e cozinha. O posto  de informação turística também teve o forro substituído, ganhou divisórias e um pergolado, mais espaço no banheiro acessível, pintura interna e externa, acessibilidade, além de um totem e um letreiro informativo.

Com 59 mil habitantes, Registro é a maior cidade do Vale do Ribeira, um marco da colonização japonesa no estado de São Paulo. Foi a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado. Distante 186 km da capital paulista, Registro abriga bens culturais da imigração japonesa.

“O título de MIT para este destino, conquistado em 2017, reforçou o aumento do fluxo de turistas, ampliando a receita para a cidade e, por consequência, gerando mais oportunidades de emprego para os residentes. Pela diversidade cultural e econômica, Registro é conhecida como a ‘Capital do Vale do Ribeira’ e a ‘Capital do Chá’, em alusão a um dos seus principais produtos exportados”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Registro também se destaca pela Feira da Bananicultura – Feibanana (março); Roda de Violeiros “Fermínio Gonçalves de Freitas” (maio); Festa Do Sushi (junho); Festa da Solidariedade realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (julho) e Bon Odori, em homenagem aos antepassados (agosto).