Senacon abre processo contra Hurb por desrespeito aos consumidores
GÊNCIAS DE VIAGENS
Beatrice Teizen | 25/04/2023 15:10
Atualizada em 25/04/2023 15:44
Senacon abre processo contra Hurb por desrespeito aos consumidores
Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, situação dos clientes da empresa é inaceitável
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), determinou, ontem (24), a abertura de processo administrativo sancionador contra a Hurb por desrespeito aos direitos dos consumidoresque compraram pacotes de viagens com a plataforma.
Segundo Damous, a situação dos clientes da empresa é “inaceitável” e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de Turismo, garantindo maior transparência e respeito aos direitos dos consumidores.
“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte da Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal. Assim sendo, determinei a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa”, afirmou. As medidas vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – até a suspensão das atividades da empresa.
A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023).
ERRATA
Nesta terça-feira (25), notícia publicada pelo Portal PANROTAS apontava que o diretor jurídico da Hurb, Otávio Brissant, garantiria todos os embarques e/ou reembolso até o fim de 2023. O vídeo, porém, era de uma crise vivida pela agência de viagens no ano passado. Brissant, que assume o lugar de João Ricardo Mendes como CEO da Hurb, ainda não se pronunciou no novo cargo.
“PEGO DE SURPRESA”
Ao Estadão, o agora ex-CEO reconheceu os erros na comunicação com os clientes e disse ter sido “pego de surpresa” pela dificuldade de acessar o caixa da empresa e honrar os contratos. Segundo ele, a companhia já passou por situações bem piores no início da trajetória que tem 14 anos.
Sobre o vídeo ironizando as reclamações e fazendo alusão ao filme Matrix, Mendes diz que a publicação é de dezembro de 2022 e assume que há uma coisa errada: a cena em que pisa na faixa de protesto de cliente. Na entrevista ao veículo, o fundador do Hurb fala que costuma brincar com as coisas e que este é seu jeito.
O executivo garantiu ainda que todos os clientes vão viajar. E que ele é responsável legal pela companhia; que se não viajarem, a culpa é dele.
A respeito dos pagamentos dos hotéis, Mendes afirmou que, durante a pandemia, antecipou dinheiro para todas as hospedagens parceiras e que elas vão receber. “O valor que ainda tem de ser pago, para hotéis e clientes, porque já passaram os 45 dias, gira em trono de 4% do valor que temos em caixa”, disse na entrevista. De acordo com ele, sua previsão é de que até sexta-feira (28) algum banco libere esse dinheiro.