O Skal-SP promoveu um café da manhã temático sobre inclusão social
O Skal-SP promoveu no Novotel Jaraguá, um café da manhã temático sobre inclusão social. O evento reuniu empresários do setor de turismo para apresentar as suas respectivas entidades e debater questões relacionadas ao tema. Na ocasião, estiveram presentes: A Revista e TV Empresas do Vale e Turismo em Pauta, também marcaram presença.
– Eloi D’Ávila Oliveira (Instituto EDO), que emocionou todos os presentes ao contar um pouco da sua história. Aos oito anos de idade o empresário fugiu de casa, tornando-se uma criança de rua. Sobreviveu por meio de pequenos trabalhos, lavando carros e engraxando sapatos em Porto Alegre. Depois, mudou-se para São Paulo, onde encontrou emprego em uma loja de malas e, a partir disso, as portas começaram a se abrir. Oliveira é presidente da Flytour, fundada em 1974, e mesmo sem nenhum estudo buscou os seus objetivos e não desperdiçou as oportunidades. “Foi baseado em minha trajetória de vida que criei o Instituto EDO. Meu objetivo é dar cidadania por meio da educação e do turismo. No instituto preparamos o adolescente para o primeiro emprego, oferecendo cursos com duração de seis meses”, completou.
– Marcos Arbaitman (Associação dos Amigos da Criança pelo Esporte Maior (AMEM). Fundada em 1998, a entidade acolhe crianças carentes e oferece esporte e educação no período em que elas passam no instituto. Durante todos esses anos de existência, 752 crianças já foram ajudadas por meio do programa. “Nosso objetivo de verdade, é a educação, mesmo usando o esporte”, disse Marcos Arbaitman. O executivo também enfatizou que “se temos ainda 1 milhão de pessoas carentes no Brasil, então podemos buscar diminuir esse número”.
– Walter Teixeira (Projeto Âncora), Que nasceu em 1995, nos últimos anos tem atuado com mais ênfase na área da educação e de forma diferenciada, uma vez que o aluno aprende as disciplinas com atividades lúdicas. Mais de 800 crianças já passaram pelo projeto e, atualmente, há em torno de 200. “Eu aprendo todos os dias tentando educar. E esperamos que outras empresas entendam e abrace a iniciativa de acolher mais crianças”, ressaltou Walter Teixeira.
– Rogério Hamam (Secretário Estadual de Desenvolvimento Social), demonstrou o desejo de ajudar e de trabalhar junto às entidades. “Quero muito entender mais o terceiro setor, os seus objetivos e, assim, poder dar algum tipo de suporte”.
Com o objetivo de conhecer os trabalhos dos empresários, o evento contou com a presença de Rogério Hamam, secretário estadual de Desenvolvimento Social, que demonstrou o seu desejo de ajudar e de trabalhar junto às entidades. “Quero muito entender mais o terceiro setor, os seus objetivos e, assim, poder dar algum tipo de suporte”, concluiu.
– Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), mostrou-se emocionada com os projetos apresentados pelos presidentes. “Achei fantástico esse evento para conhecermos mais as atividades destas entidades. As pessoas passam a ser úteis quando elas se juntam a outras. Essas iniciativas tocam a gente e transformam as pessoas”, completou.
Ao final do evento, o presidente do Skal-SP Aristides de La Plata Cury comemorou com os skalegas o sucesso da iniciativa, especificamente o moderador dos debates Luiz Henrique Miranda, que concluiu: “Essa é a verdadeira vocação do Skal, reunir pela amizade os profissionais do trade, sendo uma voz de confiança do setor de viagens e turismo”.
Para mais informações sobre as entidades, consulte www.amemcrianca.org.br, www.institutoedo.com.br e www.projetoancora.org.br