Braztoa Desvenda – Viagens Inovadoras: 70% das pessoas são mais felizes viajando do que comprando
Associação Brasileira das Operadoras de Turismo promoveu debates sobre o futuro e as inovações das viagens, na Unibes Cultural
A Unibes Cultural recebeu viajantes, agentes de viagens e profissionais de diversas áreas, na última quarta-feira, 5/9, para o Braztoa Desvenda – Viagens Inovadoras, evento que promoveu debates sobre o transformação do turismo, novidades dos destinos, roteiros e produtos para os turistas da atualidade.
“Existe um estudo que mostra que 70% das pessoas são mais felizes viajando do que comprando”. Foi com esses números que mostram o turismo como uma paixão, que Magda Nassar, presidente da Braztoa, deu o pontapé inicial ao evento. “Vamos falar de inovação, do que está sendo feito para que o segmento acompanhe esse viajante que quer mais do que uma viagem, que busca verdadeiras experiências”, completou.
Na sequência, o primeiro painel, “Desafios que movem pessoas”, teve a presença de Stephane Perard, diretor-geral da Emirates no Brasil, Rosier Alexandre, consultor organizacional e alpinista profissional, Ronny Hein, jornalista e publicitário, e Toco Lenzi, diretor de fotografia e cinegrafista. Eles falaram sobre as tendências de mercado para acompanhar essa evolução do viajante.
“Levamos 59 milhões de passageiros pelo mundo todo no ano passado e a gente quer entender individualmente o que esse passageiro quer e precisa, a gente investe em pesquisa para focar no básico e saber no que precisamos evoluir”, disse Stephane Perard.
“Cada viagem que realizei, me fez diferente, com outros valores. Impossível voltar o mesmo de uma viagem”, disse Rosier Alexandre, primeiro alpinista do Norte e Nordeste a escalar o Aconcágua.
Toco Lenzi falou sobre a transformação que o turismo traz, não somente para quem viaja, mas para quem recebe os viajantes. “O turismo é inovador, vai além. Vi muitas comunidades mudarem para melhor, trocarem o extrativismo pelo turismo como fonte de renda”.
Já Ronny Hein comentou sobre a mudança de perfil do turista. “Há 20 anos, os brasileiros queriam comprar carros, trocar de veículo todos os anos. Hoje, as pessoas preferem viajar”.
O segundo painel, “Desvendando Viagens”, recebeu os operadores Alexander Haim, diretor comercial da R11, Rodrigo Rodrigues, gerente regional da Schultz, e Pablo Bernhard, CEO da TT Operadora, para falar sobre as viagens inovadoras nos segmentos de Cruzeiros, Trem e destinos como Portugal e Barcelona.
Na conversa, eles falaram que o mundo precisa de agência de viagens que estejam focadas, com profissionais sempre atualizados. “Tem roteiro para tantos lugares inusitados no mundo, o agente de viagem não está morto porque o mundo não acaba, tem muitos lugares para serem conhecidos”, disse Pablo Bernhard
O terceiro painel, “Novos Caminhos, Novos Destinos”, convidou Danielle Roman, da Interamerican Network, Carolina Dias, do Ministério de Turismo de Israel, Ana Flavia Medina, do Convention & Visitors Bureau de Kissimmee, da Flórida, Karen Basulto, do Turismo da Nova Zelândia na América do Sul e Washington Senna, do Turismo de Foz do Iguaçu, para discutir as maneiras e possibilidades de criar novos produtos em destinos já conhecidos.
Durante o bate-papo, um consenso: o perfil do cliente atual é o viajante que está buscando experiência. Seja um novo destino, ou um lugar já conhecido, o que move a pessoa a viajar é a experiência que vai viver e a memória que ficará disso. Todos querem ser surpreendidos positivamente.
Para completar, das 16h às 20h, uma exposição de roteiros inéditos e inovadores tomou conta do espaço, que também trouxe startups apresentando novos produtos e facilitadores para os turistas atuais.
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.