MANTENHAM O CÉU ABERTO, DIZ CEO DA ETIHAD AIRWAYS
Apresentação da Etihad Airways para o Governo dos EUA:
§ Destaca os muitos benefícios que a política Open Skies dos Estados Unidos e a concorrência proporcionam para os consumidores, para os trabalhadores americanos, e para o comércio e o turismo dos EUA;
§ Refuta categoricamente as alegações feitas pelas três grandes companhias áreas dos EUA;
§ Prova que o capital e os empréstimos do acionista da Etihad não são subsídios sob quaisquer regras aplicáveis;
§ Mostra que as três grandes companhias áreas dos EUA não demonstraram nenhum dano provocado pela Etihad, enquanto a Etihad mostrou como elas se beneficiaram de suas operações.
A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, pediu ao Governo dos EUA para ‘manter o céu aberto’, em uma resposta formal abrangente para a campanha conjunta da Delta Air Lines, United Airlines e American Airlines para bloquear a concorrência e reverter os benefícios do Open Skies.
A resposta da Etihad Airways, que já foi enviada ao Departamento de Estado, Departamento de Transportes e Departamento de Comércio dos EUA, ressalta os muitos benefícios proporcionados pelo Open Skies para os consumidores, para os trabalhadores e para as companhias áreas americanas, e para o comércio e o turismo dos Estados Unidos.
Ela refuta categoricamente as alegações feitas pelas três grandes companhias áreas sobre as finanças da Etihad Airways, dando uma explicação clara e convincente de que o financiamento de capital e empréstimos de acionista fornecidos pelo Governo de Abu Dhabi, por meio de investimento em um modelo de negócio bem-sucedido, cumprem integralmente o Acordo de Serviços Aéreos entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos, e todas as outras regras aplicáveis.
A apresentação também mostra que as três grandes companhias aéreas ganharam mais de US$ 70 bilhões em benefícios de autoridades do governo dos EUA, e por meio de processos legais, como o Capítulo 11 de pedido de concordata, ao longo dos últimos 15 anos.
Em uma carta de apoio à apresentação formal da companhia, James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways, disse: “A Etihad Airways não procurou essa batalha; vamos nos concentrar em fazer lucro, fornecendo produtos e serviços de classe mundial, inovadores, redefinidos e com ótimo custo-benefício para nossos clientes”.
Na apresentação, a Etihad Airways afirmou que as reivindicações, alegações, e pedidos de ajuda das três grandes companhias aéreas não são suportados pelo fato, lógica, lei ou tratado, e que:
(1) a conduta da Etihad e do Governo dos Emirados Árabes Unidos, são plenamente coerentes com o Acordo de Serviços Aéreos entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos, a lei aplicável dos Estados Unidos e as respectivas obrigações do tratado dos governos;
(2) a propriedade estatal não é uma questão no âmbito do Acordo de Serviços Aéreos entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos;
(3) Patrimônio Líquido e empréstimos não são subsídios;
(4) Embora a Etihad compita vigorosamente por todos os passageiros, ela não cobra tarifas artificialmente baixas;
(5) A Etihad não causa nenhum dano contestável para as três grandes companhias aéreas e, na verdade, lhes proporciona benefícios comerciais significativos em termos de passageiros em trânsito em suas redes (uma estimativa de 300.000 em 2015);
(6) A Etihad tem sido bem sucedida nos mercados em que as três grandes companhias aéreas afirmativamente escolhem não competir, e, de fato, está proporcionando às três grandes companhias aéreas uma via (através de acordos de codeshare e interline) para oferecer aos seus passageiros rotas que eles não escolhem voar por si mesmos;
(7) A Etihad trata seus funcionários em todo o mundo, provenientes de mais de 140 países, incluindo os Estados Unidos, com justiça e respeito.
Hogan disse: “Por estas razões, nós respeitosamente solicitamos que a campanha das três grandes companhias aéreas contra a Etihad Airways seja encerrada imediatamente, e reiteramos que não há qualquer base para as consultas entre governos sob o Acordo de Serviços Aéreos entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos”.
A apresentação da Etihad Airways inclui informações detalhadas sobre a companhia aérea, sua estratégia financeira e seu desempenho de negócios.
A companhia aérea foi fundada em novembro de 2003, décadas após os seus principais concorrentes internacionais, pelo Governo de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.
Hoje, a Etihad Airways é uma companhia aérea internacional com serviço completo, reconhecida mundialmente, que transporta quase 15 milhões de passageiros por ano e voa para, ou está planejando atender, mais de 110 destinos. A companhia aérea opera atualmente quase 120 aviões e mais de 260 voos por dia a partir do seu hub no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.
A Etihad Airways teve de investir pesado para competir de forma eficaz contra os seus concorrentes mais antigos. Reconhecendo o enorme custo de entrada para a indústria da aviação, o Governo de Abu Dhabi investiu na Etihad Airways, fornecendo capital e empréstimos de acionista.
Desde 2003, o Governo investiu 14,3 bilhões dólares na Etihad Airways; deste montante, 9,1 bilhões de dólares foram oferecidos em financiamento de capital e mais 5,2 bilhões dólares foram oferecidos em empréstimos de acionista.
Estes compromissos foram feitos com base no fato de que a companhia iria operar comercialmente, oferecer um retorno sobre o investimento de longo prazo, pagar os empréstimos de acionista e alcançar uma rentabilidade sustentável.
A Etihad Airways não recebe subsídios do governo ou garantias soberanas e, ao contrário das alegações de alguns concorrentes, ela não recebe combustível ou serviços de aeroporto gratuitos ou com desconto em Abu Dhabi, a sua sede e hub global.
Desde 2003, a Etihad Airways arrecadou mais de US$ 11 bilhões em financiamento de longo prazo nos mercados financeiros globais, incluindo 3,7 bilhões de dólares de financiamento de dívida, arrecadados em 2014.
Aproximadamente 5 bilhões de dólares de empréstimos da companhia aérea foram reembolsados desde 2003, incluindo US$ 800 milhões em 2014.
A companhia aérea estabeleceu relações fortes com mais de 80 parceiros financeiros globais e locadores de aeronaves, 26 dos quais são baseadas ou sediadas nos EUA.
A Etihad Airways é altamente focada em seu mandato comercial. Embora ela tenha apenas 11 anos, a companhia registou lucros líquidos consecutivos desde 2011. A Etihad Airways está em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS, sigla em inglês) e é auditada pela KPMG.
Comentando sobre a apresentação, James Hogan disse: “Nossa história é uma história de uma companhia aérea que escolheu contestar o status quo global, trazendo uma nova concorrência para mercados que por muito tempo foram dominadas pelas grandes companhias aéreas de legado.
“Em muitos mercados, as companhias aéreas reagem à nossa nova competição, melhorando a sua própria oferta para os consumidores. É irônico que no país da livre concorrência, num mercado em que representamos apenas uma pequena fração de 1% das partidas internacionais, fomos atacados”.
A apresentação da Etihad Airways inclui o exemplo de rotas para o subcontinente indiano para explicar as imprecisões dos argumentos das três grandes companhias aéreas. A apresentação afirma que:
“Sua única reclamação específica é que de 2008 a 2014, elas supostamente perderam coletivamente cinco pontos percentuais da sua participação de mercado para o subcontinente indiano. No entanto, o que elas esqueceram de mencionar é que durante o mesmo período os seus números de passageiros, na verdade, cresceram 18%. Assim, enquanto a sua participação de mercado coletiva, na verdade, diminuiu relativamente insignificantes 4,4 pontos percentuais (não 5 pontos percentuais), os volumes reais de passageiros cresceram em mais de 18%, ou mais de 250.000 passageiros, incluindo as classes econômica e premium. Este crescimento de passageiros demonstra claramente o poder e os efeitos do Open Skies e os direitos de tráfego liberalizados”.
“As três grandes companhias aéreas afirmativa e voluntariamente optam por não atender diretamente aos mercados-chave do Oriente Médio e subcontinente indiano da Etihad de uma forma significativa. Em vez disso, elas estão encaminhando passageiros americanos para hubs europeus congestionados e para os seus parceiros europeus de aliança para servir determinados destinos. De fato, a campanha das três grandes companhias aéreas é pouco mais do que uma tentativa de regulamentação para concretizar ainda mais o seu oligopólio, particularmente em mercados transatlânticos”.
Hogan acrescentou que fatos, e não mitos, deveriam definir o debate, dizendo: “Estas companhias aéreas nos criticam por sermos de propriedade do governo, mas a participação de governos em companhias aéreas é completamente normal em todo o mundo. A maioria das companhias aéreas nas alianças globais que as Três Grandes dominam, é de propriedade ou controlada por governos ou entidades de propriedade do governo. Neste mês, o Governo francês aumentou a sua participação na Air France.
“As Três Grandes nos criticam por recebermos o investimento do Governo. Nós nunca fizemos segredo do fato de que recebemos financiamento de capital e empréstimos de acionista, o que novamente não é incomum para as companhias aéreas, ou mesmo para muitas empresas. Estes investimentos recebidos de nosso acionista não são como os mais de US$ 70 bilhões que as Três Grandes receberam de fontes do governo dos EUA ou processos aprovados pelo Tribunal, desde 2000, fato demonstrado em um estudo realizado pelo The Risk Advisory Group”.
“As Três Grandes dizem que nossos serviços ameaçam a concorrência. No entanto, um relatório de analistas independentes do Grupo Edgeworth mostra que nossos serviços realmente estimulam os fluxos de tráfego, que aumentaram os números globais de passageiros nessas rotas para companhias aéreas, incluindo as Três Grandes e os seus parceiros de aliança”.
“As Três Grandes dizem que ameaçamos os empregos americanos. No entanto, sua campanha pretende limitar as operações da Etihad Airways, que de acordo com a Oxford Economics vai sustentar 23.400 empregos nos EUA este ano, e vai quase dobrar esse número até 2020”.
“E, finalmente, as Três Grandes gastaram milhões de dólares tentando influenciar os políticos sobre as supostas ameaças das companhias aéreas do Golfo, mas o seu relatório menciona a escolha do consumidor apenas uma vez , e mesmo assim de forma superficial”.
Em sua carta de abertura para a apresentação da Etihad Airways, Hogan disse que as companhias aéreas dos EUA puderam se beneficiar de inúmeros processos de recuperação do Capítulo 11, o que lhes dava uma grande vantagem sobre seus concorrentes internacionais.
“Sim, nós entendemos que a falência é um processo judicial, mas ao contrário destas companhias aéreas norte-americanas, a Etihad não tem uma via pela qual podemos limpar periodicamente nosso balanço, renunciando a dívidas e outras obrigações legais. Temos que manter essas obrigações e dívidas em nossos livros”, disse ele.
Na carta, Hogan também disse que os Emirados Árabes Unidos haviam adotado o conceito dos EUA de Open Skies.
“A nossa casa, os Emirados Árabes Unidos, é um país que compartilhou a visão dos Estados Unidos, que também adotou a ideia de fluxos abertos e menos regulamentados de tráfego, apesar de ser um país pequeno e, na época, relativamente desconhecido, trabalhando para alcançar estabilidade financeira e sucesso. É por isso que achamos tão irônico que em 2015 a própria Etihad Airways e seu país de origem estejam sob ataque. Nós ajudamos a conquistar a melhor política de aviação internacional: uma viagem segura da mais alta qualidade fornecida pelas companhias aéreas a preços justos que permitem que milhões de passageiros viajem de forma conveniente e fácil de e para os Estados Unidos para os mercados do Oriente Médio, o subcontinente indiano e outros países, aproveitando os muitos benefícios que a indústria da aviação oferece”.
Além de uma refutação detalhada do relatório das Três Grandes companhias aéreas dos EUA, a apresentação da Etihad Airways ao Governo dos EUA também inclui três relatórios encomendados de consultorias globais especializadas independentes e respeitadas.
EXAME DOS BENEFÍCIOS ACUMULADOS PARA AS COMPANHIAS AÉREAS DOS EUA
§ Em 15 de maio de 2015, a Etihad Airways divulgou um relatório de autoria do The Risk Advisory Group, com sede no Reino Unido, que documentava em detalhes os benefícios no valor de mais de US$ 70 bilhões, que a Delta, a United e a American receberam do Governo dos EUA e de processos e mecanismos judiciais disponíveis somente nos Estados Unidos.
§ Estes benefícios incluíam subscrições maciças de dívida em vários processos de falência, aceitação do governo de planos de pensão de funcionários das companhias aéreas e benefícios fiscais personalizados.
§ A Etihad Airways não questiona o direito do Governo dos EUA para disponibilizar esses benefícios para as companhias aéreas dos EUA, e nem critica as companhias aéreas americanas por tirar proveito desses benefícios substanciais e valiosos.
§ Pelo contrário, a Etihad Airways encomendou este relatório para destacar o ambiente em que ela concorre e os riscos de rotular unilateralmente diferentes estratégias de financiamento como subsídios, e descaracterizar de outra forma a forma como um concorrente conduz seus negócios.
ANÁLISE DAS AFIRMAÇÕES DAS COMPANHIAS AÉREAS DOS EUA
§ Em 22 de maio de 2015, a Etihad Airways divulgou um relatório elaborado pela Edgeworth Economics, com sede na Capital Washington. As instruções da Etihad Airways para Edgeworth eram simples: avaliar as reivindicações econômicas feitas pela Delta, United e American, e fornecer uma crítica independente das suas afirmações.
§ A Edgeworth realizou uma análise detalhada e concluiu, entre outras coisas, que as conexões aéreas entre os Estados Unidos e o subcontinente indiano, para onde mais de 65% dos passageiros dos Estados Unidos da Etihad Airways voam, são altamente competitivas.
§ Eles descobriram que os concorrentes da Etihad Airways nos EUA, em grande parte optam por não atender a estas rotas diretamente. Eles transportam os passageiros para a Europa para fazerem conexões em companhias aéreas parceiras fora dos EUA, uma prática que muitas vezes requer que os passageiros façam mais paradas.
§ A Edgeworth também determinou que as tarifas publicadas pela Etihad para estas rotas foram consistentes com as dos concorrentes, embora a receita por quilômetro gerado nestas rotas para o subcontinente indiano tenha sido consideravelmente menor do que a das companhias aéreas imunizadas dos EUA e Europa recebem em suas rotas protegidas do Atlântico Norte.
§ E mais significativamente, a Edgeworth descobriu que mesmo que não haja mais capacidade nessas rotas para o subcontinente indiano em 2014 do que havia em 2009 (o resultado do aumento da concorrência), ainda há uma demanda considerável para esta capacidade.
§ Entre 2009 e 2014, as companhias aéreas dos EUA e seus parceiros de joint venture imunizados, na verdade, transportaram 250 mil passageiros a mais entre os EUA e o subcontinente indiano – um ganho de mais de 18%.
§ Em 2014, a Etihad Airways transportou 182 mil passageiros de conexão para as companhias aéreas dos EUA, incluindo American, United, Delta e Jet Blue. Este número deverá crescer para cerca de 300.000 em 2015, um aumento de 65%, após a introdução no ano passado de novas rotas para Los Angeles, San Francisco e Dallas Fort Worth.
§ A Etihad Airways orgulha-se de contribuir para o sucesso do Open Skies, mantendo ao mesmo tempo um fator de carga de aproximadamente 80%, em média.
ESTUDO DE CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA
§ Divulgado em 27 de maio de 2015, e elaborado pela Oxford Economics, este estudo detalha a contribuição da Etihad Airways para a economia dos EUA.
§ A Oxford estimou em US$ 2,9 bilhões a contribuição que a Etihad Airways vai fazer para a economia dos EUA em 2015, por meio de despesas de capital, serviços de passageiros e de carga, empregos diretos e indiretos, e contribuição para o turismo.
§ Esta pesquisa também calculou que a Etihad Airways vai empregar, ou contribuir para o emprego, de mais de 23 mil norte-americanos em 2015.
§ Além disso, a Oxford projetou que o valor dessa contribuição vai crescer para US$ 6,2 bilhões até 2020, sustentando mais de 46.000 empregos nos EUA.
§ Enquanto a Delta, United e American gastam um montante considerável em publicidade e outras táticas que afirmam que a Etihad Airways ameaça os empregos nos EUA, Oxford demonstra conclusivamente o contrário, temos um impacto muito positivo sobre a economia dos EUA e a força de trabalho.
Hogan disse que a Etihad Airways tinha demonstrado claramente que ela estava contribuindo não só para a concorrência nos céus, mas também para a economia dos EUA.
“Acreditamos na concorrência e na escolha do consumidor”, disse ele. “Agora é o momento de voltar à atividade de prestação de serviços aéreos de alta qualidade e aumentar a escolha dos consumidores, assim como o Open Skies pretendeu. Vamos manter o céu aberto”.
Para obter mais informações sobre a campanha da Etihad Airways ‘para manter o céu aberto’, por favor visite:www.KeepTheSkiesOpen.com
– Fim –
Sobre Etihad Airways
A Etihad Airways iniciou suas operações em 2003, e em 2014 transportou 14,8 milhões de passageiros. De sua base em Abu Dhabi, a Etihad Airways voa para 111 destinos de passageiros e carga, existentes ou anunciados,no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas. A companhia aérea tem uma frota de 110aeronaves Airbus e Boeing, e mais de 200 aeronaves com pedidos confirmados, incluindo 70 Boeing 787, 25Boeing 777-X, 62 Airbus A350 e 9 Airbus A380.
A Etihad Airways detém participações acionárias na airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Aer Lingus, Alitalia, Jet Airways e Virgin Australia, e está em processo da formalização para investir em participação na Alitalia e na Etihad Regional baseada na Suíça, operada pela Darwin Airline. A Etihad Airways, junto com a airberlin, Air Serbia, Air Seychelles, Alitalia, Etihad Regional, Jet Airways e NIKI também participam da Etihad Airways Partners, uma nova marca que reúne companhias aéreas com pensamentos similares que vão oferecer aos clientes melhores opções através de mais redes e horários, e mais benefícios para os participantes do programa de milhagem. Para obter mais informações, visite: www.etihad.com