Japão flexibiliza protocolos de turismo.
Protocolos para turismo de estrangeiros no Japão flexibilizados desde 7 de setembro
Com a queda do número de novos casos de coronavírus no Japão, o governo japonês revisou os protocolos de turismo liberando a entrada de viajantes de todos os países e permitindo um pouco mais de flexibilidade nos deslocamentos e passeios pelo país.
Continua em vigor a necessidade de obtenção do ERFS, certificado expedido pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, cuja emissão é concedida somente para as operadoras japonesas cadastradas. A apresentação desse documento é obrigatória para dar entrada no visto no Consulado Geral do Japão no Brasil.
Para a solicitação do ERFS são exigidas algumas condições imprescindíveis:
- Pacotes de viagem individuais sem acompanhamento de guia ou tour condutor: a reserva da passagem aérea e dos hotéis durante a estadia no Japão deverá ser feita através de agência de viagem: não será aceita reserva aérea ou hospedagem feita diretamente com a companhia aérea ou hotel pelo próprio passageiro;
- Pacotes de viagem em grupo: não será permitido ao passageiro se desligar do grupo, exceto no caso abaixo, ou se hospedar em hotel diferente do grupo;
Será permitido ao passageiro se desligar do grupo temporariamente por dois dias (uma noite) se contratar um guia local acompanhante por esse período. Para os dias livres previstos no roteiro da viagem, o passageiro poderá fazer deslocamentos por conta própria, desde que retorne no mesmo dia e par ao hotel onde está hospedado o grupo.
O uso de máscara e a necessidade de manter comunicação com o guia local e com a operadora japonesa são medidas ainda obrigatórias.
Essas informações foram enviadas gentilmente ao DIÁRIO pela operadora Century Travel e Turismo LTda.