Enoturismo, segmento turístico que vem crescendo nos últimos anos
26 de janeiro de 2023/
ENOTURISMO
A fantástica Serra Gaúcha foi a primeira e continua sendo de primeiríssima qualidade no enoturismo e qualidade na arte de bem receber. Durante Vindima, você pode acompanhar o processo de produção, sentir o aroma e apreciar o sabor de umas das bebidas mais consumidas do mundo: o vinho. Este é um dos objetivos do “Enoturismo”, segmento turístico que tem crescido nos últimos anos e que, junto com o plantio das uvas e a produção de seus derivados, movimentou cerca de R$ 26,5 bilhões em 2019. Além do Rio Grande do Sul, tradicional produtor da bebida, estados como Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo despontam como grandes fabricantes e destinos para os apreciadores de vinho.
Diante de tantas variedades, alguns lugares valem apena dar uma conferida, ou melhor, degustadas! A Serra Catarinense é um grande exemplo, (vinhos de altitude de qualidade reconhecida internacionalmente) e pelo Vale do Contestado, famosas pela qualidade de suas bebidas e que contemplam cerca de 19 produtores diferentes de vinhos. Aqui em SC, os produtos receberam selo de indicação de procedência, reconhecimento concedido aos locais que agregam valor ao produto devido às características de solo, clima e altitude. O clima frio da região, que abrange municípios como São Joaquim, Bom Retiro e Urubici, permite que as uvas amadureçam de forma mais lenta e completa. Todo esse processo, alinhado com as técnicas próprias de cultivo, são fatores que tornam o produto único no Brasil e no mundo.
EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL
Com toda essa potencialidade e diversidade, o Ministério do Turismo vem trabalhando, através do projeto Experiências do Brasil Rural, em diversos roteiros do país. Entre eles estão: Caminhos do Campo (SC), Ferradura dos Vinhedos (RS), Farroupilha Colonial (RS), Agroturismo (ES) e a Rota Turística do Café e do Vinho (SP). O projeto tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.
FITUR MADRI 2023
33 expositores, que incluem destinos, companhias aéreas, meios de hospedagem, redes hoteleiras, entidades de captação e promoção do turismo brasileiro, operadores de turismo e secretários de Turismo estavam participando da Fitur Madri 2023, a primeira feira do calendário anual do Turismo e uma das maiores da Europa. De acordo com a organização da Fitur, foram mais de 755 expositores de 131 países distintos, o que configura milhares de destinos ligados ao turismo reunidos. A expectativa foi de reunir 8.360 empresas e 30 mil participantes. O impacto econômico gerado pelo evento é previsto em cerca de € 330 milhões. Nem a Ministra do Turismo do atual desgoverno e nem o Presidente da embratur estavam na feira, que foi um legado do governo anterior. Representando o Brasil estava o nosso embaixador, que também representou o país nas agendas oficiais da Organização Mundial do Turismo (OMT).
BRASILEIROS NO EXTERIOR
Não param de crescer os números de brasileiros que preferem o exterior para tirar suas férias. Preços mais baicos, viagens ponto a ponto e mais rápidas e segurança sãoos principais motivos. Para se ter uma pequena ideia, o nosso país triplicou volume e enviou enviou 1,13 milhão de turistas brasileiros em viagens aéreas, em 2022, e 137,1 mil somente em dezembro, uma alta de 371% e 61,9% respectivamente. Já a A chegada de turistas por via aérea aos Estados Unidos provenientes do exterior mais do que dobrou em 2022 (108%), em relação a 2021. Foram 42,8 milhões de passageiros de janeiro a dezembro, 66% dos níveis pré-pandemia de 2019. Apenas em dezembro, foram 4,37 milhões de viajantes aéreos, alta de 28% em relação a 2021 e chegando a 78% dos níveis pré-pandemia. Os dados são do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO).
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
ATIVIDADES TURÍSTICAS
Mas mesmo assim com toda essa demanda internacional, as atividades turísticas internas registraram crescimento de 11,8% no final de 2022 No período de janeiro a novembro do ano passado, a expansão chegou a 32% graças ao esforço gigantesco do trade de turismo (hotéis, pousadas…). Dessa forma, o Índice de Atividades Turísticas, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado na semana passada, aponta que em novembro de 2022 o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 11,8%, na comparação com o ano passado. Em termos regionais, dez das doze unidades da federação investigadas apontaram avanço nos serviços voltados ao turismo. Os destaques foram para São Paulo (16,2%), Minas Gerais (26,4%), Paraná (15,9%), Rio Grande do Sul (15,0%) e Rio de Janeiro (4,4%).
ACUMULADO DO ANO
No indicador acumulado de janeiro a novembro de 2022, o índice de atividades turísticas apresentou expansão de 32,0% frente a igual período do ano anterior. O número foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê. No quesito regional, o acumulado do ano mostra taxas positivas em São Paulo (39,1%), Minas Gerais (51,9%), Rio de Janeiro (16,3%), Rio Grande do Sul (40,1%) e Bahia (26,0%). A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), no qual o Índice de Atividades Turísticas faz parte, produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, incluindo o Turismo. A Pesquisa também apontou que o setor de serviços no Brasil está 10,7% acima do nível pré-pandemia (comparativo que leva em conta o mês de fevereiro de 2020).
CATARATAS DO IGUAÇU
Para quem está em foz do Iguaçu ou pretende ir, a visita turística ao Parque Nacional do Iguaçu seguirá com o horário ampliado até o final do mês, dia 31 de janeiro, das 8h às 16h. O atendimento especial da temporada de férias continua com reforço de equipes e serviços em todas as áreas. Para visitar o parque é preciso adquirir ingresso on-line, exclusivamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos), com escolha do dia e horário disponíveis para o passeio. Os ingressos são limitados por horário.