Empresas e destinos já podem se integrar ao e Marketplace do Turismo Nacional
Em um investimento de R$ 10,8 milhões e mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento de sistemas, a Gestour Brasildesenvolveu e disponibiliza atualmente no mercado a plataforma tecnológica Gestour eMarketplace. Considerada o mais avançado e eficaz modelo de promoção e vendas de destinos no ambiente online, o eMarketplace especializado do setor de viagens e turismo permite às empresas, num único lugar, gerir, promover, distribuir e comercializar seus produtos e serviços de forma autônoma, em tempo real e a custo zero.
A plataforma implementa, nos moldes das redes sociais, um networking de negócios, ancorados no endereço nacionalwww.gestour.com.br. Por meio dela, empresas que têm negócios no turismo – neste primeiro momento, as dos segmentos de meios de hospedagens, passeios, destinos, traslados, eventos e atrativos – podem se integrar, ativar seus respectivos portais comercias e se tornarem, além de produtores, também varejistas de toda a oferta do turismo nacional.
A Gestour Brasil (www.gestourbrasil.com.br) é uma holding composta por duas empresas: a Gestour Company Brasil e a Gestour Travel Brasil. Elas fazem a gestão operacional do eMarketplace do Turismo Brasileiro, tendo por ferramenta a plataforma Gestour eMarketplace.
Vadis Luiz da Silva, cofundador e CEO da Gestour Brasil, fala sobre como funciona a plataforma tecnológica que estrutura o mercado eletrônico do turismo brasileiro. Antes de empreendedor, estudioso e profundo conhecedor do turismo nacional, Silva vem se dedicando aos conceitos das novas tecnologias. “Somos um grupo de empresários formados por dois cofundadores, oriundos do setor e seis sócios-investidores anjos vindos de outros setores empresariais mas que vislumbram no turismo a nova força da economia nos próximos tempos”, afirma o CEO. Dentre eles, destaca-se Gilberto Godoy, o Giba do vôlei, que após se aposentar das quadras adotou o turismo como seu novo campo de atuação, agora empresarial.
A principal missão e filosofia do grupo é ser uma empresa com as características de um empreendimento social, que ajuda fornecedores do setor a assumir um papel de produtor do turismo e a qualquer empreendedor a se tornar um varejista digital do setor.
Sob a ótica tecnológica, a empresa caracteriza-se como uma aceleradora de startups de base tecnológica da vertical do turismo. “Queremos democratizar e universalizar os meios para que todos os empreendedores do setor possam ser empoderados no seu corebusiness e, desta forma, diminuir ao máximo o ‘apagão digital’ que enfrenta hoje o turismo nacional, se considerarmos que menos de 10% de todos os produtos e serviços do turismo podem ser comprados na web”, afirma Silva.
Como surgiu?
O turismo é uma atividade econômica multifacetada, ou seja, que interage de forma tranversal com mais de 50 segmentos da economia nacional. Diante disso, qualquer ação que se desenvolva para potencializar o setor torna-se complexa e exige uma interação muito maior dos seus players do que qualquer outro setor da economia.
“Diante desse cenário, fomos ao redor do mundo buscar as melhores práticas em funcionamento no exterior sob a ótica da sua integração com as novas tecnologias para implantarmos no Brasil um modelo que pudesse ser replicado em qualquer país mundo a fora. Sempre com a máxima em mente, pensamento globalmente e agir no local”, explica o CEO. “Percebemos a total falta de capacidade instalada do setor para aproveitar o que esta nova economia, agora digitalizada e conectada, oferece. Por isso, chegamos à conclusão de que dentre os modelos de negócios o que mais se aproximava dos novos conceitos dessa revolução digital seria o modelo de eMarketplace”, explica o cofundador.
Características
São quatro as principais características que identificam nosso modelo de negócios. A primeira delas é ser detentora de uma tecnologia proprietária, ou seja, não se compra um produto pré-desenvolvido. Não é possível chegar em uma software housee solicitar um eMarketplace, devido à complexidade inerente ao modelo no mercado que ele vai adotar. A segunda característica é o efeito de rede.
Quanto mais participantes, mais força o eMarketplace passa a ter e com mais empoderamento todos os seus participantes passam a contar. É o famoso efeito “bola de neve”. A terceira característica é a economia de escala gerada. Tudo fica mais ágil, barato e os resultados alcançados com menor esforço, tanto humanos quanto financeiros. E a quarta das principais características que define o modelo de negócios baseado em eMarketplace é o branding (marca), o popular “a união faz a força”. A marca de cada um dos participantes (stakeholder) soma para os demais, tanto para empresas e destinos, quanto para produtos comercializados.
Benefícios
O eMarketplace tem como diferencial estabelecer um ganha-ganha potencializando a cada um dos seus participantes, sem deixar ninguém de fora e tão pouco permitir que alguém seja “bypassado”. Ou seja, não quebra os elos da cadeia econômica do turismo. Assim, toda a cadeia econômica do turismo reunidas em quatro grupos de players podem se beneficiar.
O primeiro deles são todas as empresas inicialmente dos seguintes segmentos: agências de viagens, operadoras turísticas, meios de hospedagens, parques de diversões, parques aquáticos e organizadores de eventos. O segundo são os destinos (cidades, circuitos e rotas, regiões turísticas, microrregiões, estados e macrorregiões) e o terceiro setor, ou seja, entidades empresariais representantes de todos os segmentos do turismo, Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), entidades com fins filantrópicos, entidades ou organizações de outros setores da economia e veículos de comunicação, etc; o terceiro grupo é formado pelos viajantes e turistas, brasileiros e estrangeiros e, por fim a plataforma que estrutura o eMarketplace nacional.
Custo x benefício
Partindo da premissa que todos podem participar, as empresas dos segmentos relacionados, que já são beneficiados, acessam o endereço: www.turismomeunegocio.com.br. Lá, podem verificar todas as vantagens oferecidas, fazer o seu cadastro e, de forma autônoma, ativar o seu próprio portal/loja virtual. Dessa forma, elas podem imediatamente contar com uma robusta infraestrutura tecnológica que dá a autonomia para gerir a sua presença na rede, promover na web sua empresa, produtos e serviços, distribuí-los para os canais de vendas e vender online e em tempo real. Tudo isto, 100% naweb, gratuitamente e livre de qualquer mensalidade. Ou seja, o dono do produto passa a ter autonomia e o mando do jogo em suas mãos.
“Com essa democratização e universalização de tecnologias digitais, possibilitamos ao País desenvolver o maior programa de inclusão digital de pessoas jurídicas, além de oferecer competitividade no mundo digital para o turismo nacional”, analisa Silva.
Destinos
A empresa fará um anúncio público no dia 5 de novembro, durante o Festival de Turismo de Gramado (RS) do início da disponibilização para acesso público de uma rede composta por mais de seis mil portais de destinos nacionais. Dentre eles, de todas as cidades brasileiras, todos os estados, das cinco macrorregiões e das 303 regiões turísticas brasileiras do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, oficializadas pelo Ministério do Turismo. Para acessar um destino bastar usar – www.gestour.com.br/
Rede nacional de empreendedores digitais do turismo
Os destinos se beneficiam do eMarketplace por meio de uma ação empreendedora de um empresário local, que passa a se tornar um empreendedor digital do turismo, licenciado exclusivo de um destino integrado ao eMarketplace. Este empreendedor passará a fazer da sua cidade o seu negócio virtual. Ou seja, contará com uma loja virtual, que terá as funções de agência de viagens, operadora e portal de turismo especializado no destino.
Desta forma, possibilitamos que todos os destinos e empresas possam competir em pé de igualdade na busca desse novo viajante ou turista altamente conectado. Até as Olimpíadas de 2016, todos os destinos, empresas, produtos e serviços poderão ser comprados na web em 11 idiomas.
Números da Gestour Brasil e do eMarketplace
Investimento na plataforma: R$ 10,8 milhões
Sócios fundadores: 2
Sócios investidores: 6
Portais Integrados integradas: 5.681 (28/10/2015) 6.005 (em 5/11/2015)
Licenciados Exclusivos: 43
Produtos em comercialização: 163 (28/10/2015)
Atuação: somente destinos, empresas e produtos e serviços do turismo brasileiros
Público final: viajantes e turistas brasileiros e estrangeiros