BID lança podcast Caminhos para o Turismo dedicado a discutir possibilidades para o setor.
Sendo o setor mais afetado pela pandemia, série aborda temas como geração de empregos, diversidade e inclusão, sustentabilidade, meio ambiente e inovação.
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Turismo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lança a série de podcasts Caminhos para o Turismo, dedicada a explorar possibilidades e oportunidades de fortalecimento do setor de maneira sustentável num contexto de retomada da economia pós pandemia.
Dedicada a gestores públicos, empresários e profissionais do setor, a série conta com a participação de profissionais que estão pensando e construindo diferentes caminhos para um futuro mais sustentável e inclusivo para o setor no Brasil, que foi o mais afetado pela pandemia no ano passado. Após registrar a perda de cerca de 400 mil postos de trabalho no ano de 2020, o setor vem apresentando moderados sinais de recuperação em 2021.
“Nossas provocações aos convidados são guiadas por uma visão integrada, incluindo infraestrutura, e que enxerga o turismo em suas múltiplas faces, desde sustentabilidade e meio ambiente, tecnologias e inovação, até diversidade e inclusão, como um setor que contribui ativamente para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Denise Levy, especialista ambiental no BID.
“Com essa série, queremos trazer diferentes olhares sobre o setor de turismo e suas variadas facetas, ajudando a trilhar caminhos para que seja de fato possível pensar em um futuro em que a sustentabilidade, diversidade e inclusão sejam pautas comuns nos destinos brasileiros”, complementa Juliana Bettini, especialista em turismo no BID.
No primeiro episódio da série, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, Izabella Teixeira, Co-Presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU, Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio do Estado de São Paulo e professora e pesquisadora de Turismo na EACH – USP, e Morgan Doyle, representante do BID no Brasil apontam os temas mais urgentes para a sustentabilidade e desenvolvimento do setor.
“Ou você tem um claro investimento público ou um compromisso social das empresas, desconheço outra alternativa para situações de crise”, afirma Mariana Aldrigui.
“Há o aumento do interesse dos investimentos privados para impulsionar, se associar e realmente valorizar aqueles modelos sustentáveis. Essa conexão de investimento e sustentabilidade é muito positiva e sem dúvida uma frente de trabalho que queremos ajudar a impulsionar no Brasil,” completou Morgan Doyle.
Os episódios já lançados trazem temas como a relação entre turismo e emprego, e modelos de turismo de base comunitária e de impacto social. A temporada vai abordar ainda mudança climática, inovação, turismo LGBTQIA+, educação, entre outros. Sempre com uma dupla de convidados, as conversas descontraídas buscam trazer diferentes luzes para aqueles que atuam neste setor múltiplo e complexo em um país de dimensões continentais.
A geração de empregos é um dos eixos fundamentais da Visão 2025 do Banco, o plano de apoio para a recuperação sustentável dos países da América Latina e do Caribe, que apresenta ainda a sustentabilidade como um elemento transversal a todo o trabalho do Banco nos próximos anos. O turismo é uma atividade capaz de incorporar estes e vários outros elementos centrais para a recuperação da economia pós pandemia.
Os episódios estão disponíveis na página www.caminhosparaoturismo.com.br e no canal do BID no Soundcloud.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.