Eventos,  Feiras,  Matérias,  Turismo e Eventos

WTM Latin America: lançamentos, ativações e uma série de novidades fecham primeiro dia de evento com chave de ouro

Com visitantes de todo o globo, o evento reuniu operadoras de peso, hotéis, destinos dos cinco continentes e muita interação

O principal evento de turismo e viagens B2B da América Latina fecha o primeiro dia com chave de ouro. Foram cerca de 600 expositores vindos de todos os continentes do mundo, incluindo hotéis, operadoras de turismo, cruzeiros, destinos entre outros segmentos relacionados ao turismo de lazer e negócios.

Os corredores tomados por visitantes e ativações promovidas pelos expositores de todo o mundo reforçaram o sucesso do primeiro dia da 6ª edição da WTM Latin America, que trouxe à capital paulista uma série de ativações promovidas pelos expositores. Entre os anfitriões brasileiros, tiveram o recifense Porto de Galinhas que lançou o projeto “Um mergulho em Porto de Galinhas”. Por meio de um dome inflável os visitantes puderam vivenciar uma experiência 360º deste destino tão requisitado pelos locais e turistas do exterior. Após o evento, o projeto seguirá em road show pelo Brasil, Argentina e Chile.

Outra novidade veio direto do Equador, destino que retornou à WTM Latin America em 2018 e promoveu degustações de comidas típicas em seu estande. Entre as delícias estão o logro de papa, ceviche de camarão, empanadas verdes (banana verde), sobremesa de três leites e também as tartaletas de atum. Além da gastronomia regional, o país apresentou show de sombreiros de paja toquilla (autêntico do Equador) e show de sombreros toquilla pintado a mano.

O Peru, outro destino latino-americano presente no evento, realizou diversas ativações em gastronomia, esportes náuticos, natureza e arqueologia. Já o Chile promoveu uma degustação do drinque pisco sour e dos vinhos Valle de Colchagua e Cachapoal.

No estande da Turquia, teve a apresentação da arte Ebru, uma técnica tradicional do país. O artista turco Garip Ay recria obras de artistas famosos, como Van Gogh, com pinturas inéditas usando a técnica em água negra.

É neste clima que o evento está ainda mais colorido, com estandes para todos os gostos – incluindo também as culinárias asiática e brasileira, além de interações para os apaixonados pela cultura e história do Oriente Médio.

Para quem aprecia atrações norte-americanas, o luxo europeu ou as paradisíacas ilhas e praias brasileiras, degustou um pouco dessas novidades hoje no evento. Este é o tom presente em cada canto dos pavilhões Azul e Branco que dita o principal evento de turismo e viagens B2B para os dois próximos dias, 4 e 5 de abril.

Agenda e conteúdos

O primeiro dia começou com a presença de autoridades, em cerimônia de abertura, onde os executivos Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, Fernando Fischer, Presidente da Reed Exhibition Alcantara Machado e Charlie Cracknell, Diretor Senior da Reed Travel Exhibitions, comentaram as novidades do evento e a importância do setor para os parceiros do mercado.

Com diversos espaços para interação, rodadas de negócios e debates, o Corporate Travel Speed Networking ganhou destaque e elogios dos gestores de viagens. Don Williams, da Capemor Apartments, Reino Unido, reforçou a importância da WTM Latin America para promover estes contatos iniciais. “Temos o objetivo de expandir rapidamente a área de viagens corporativas. O Corporate Travel Speed Networking abriu diversas oportunidades neste sentido e realizamos ótimos contatos com grandes companhias multinacionais e outros players da região da América Latina neste segmento.”

Para quem busca conteúdo e inovação, o evento promoveu uma grade recheada de palestras e seminários. A agenda intensa sobre o mercado do turismo e suas interfaces trouxe o tema “Inteligência na Adversidade”, no espaço Inspire Theatre, ministrada pelo ultramaratonista e primeiro sul-americano a correr os quatros desertos mais extremos do planeta em 10 meses, Carlos Dias.

Na sequência, foi a vez de Marília Borges, analista de pesquisa da Euromonitor International, que falou sobre as mudanças de hábitos do consumidor. Marília comentou sobre a importância de eventos como a WTM Latin America: “encontros como estes são essenciais para a troca de ideias e definições de estratégias entre as grandes empresas do segmento de turismo da América Latina”, comentou Marília.

Sobre o tema “Turismo na Era da Assistência”, Google ofereceu uma palestra ministrada por Aline Prado, Marketing Insights Lead da empresa. Por meio de análise qualitativa e quantitativa, o departamento focado em pesquisa da Google no Brasil traça o perfil de comportamento do consumidor num país onde existem 235 milhões de smartphones ativos. Daí a necessidade de fonte de dados altamente qualificada.

A última palestra ministrada no espaço teve como foco o “Futuro da Indústria do Turismo” e foi conduzida pelo COO da Global Omnibees, Paulo Salvador. O executivo comentou sobre os desafios para o setor em uma era de mudanças líquidas e de competição extrema. “O desafio está justamente num equilíbrio”, destacou Salvador.

As palestras do Travel Tech Theatre foram também bastante prestigiadas durante o primeiro dia de evento.  Uma das primeiras trouxe o tema focado em tendências tecnológicas para eventos e suas aplicações, ministrada por Lilian Ronche, da Class Produções. A executiva comentou sobre as tendências tecnológicas presentes em eventos como a WTM Latin America: “o intuito dessas palestras é evidenciar o poder da tecnologia. Como o nosso foco é eventos, este é o lugar perfeito não só para nós, mas todos que compartilham as novas tecnologias e falam sobre tendências do mercado nesse sentido”, completou.

A última agenda do Travel Tech Theatre explorou o universo dos blogs de viagens e as possíveis parcerias existentes neste meio, com o blogueiro Túlio Bragança, membro da Associação dos Blogs de Viagem (ABBV).


Sobre a WTM World Travel Market

O portfólio World Travel Market (WTM) abrange seis eventos B2B líderes em quatro continentes, eventos estes que geram mais de US$ 7 bilhões em negócios do setor. Os eventos estão descritos abaixo:

WTM Latin America, agora em sua sexta edição, atrai cerca de 9.000 executivos seniores únicos. O evento gera por volta de US$ 374 milhões em novos negócios. A feira acontece em São Paulo, Brasil, e atrai um público mundial que se reúne e define a direção do setor de viagens e turismo. Mais de 7.000 visitantes únicos comparecem ao evento para fazer networking, negociar e descobrir as últimas novidades do setor. http://latinamerica.wtm.com/. Próximo evento: 3 a 5 de abril de 2018 – São Paulo.

WTM London, principal evento internacional do setor de viagens e turismo, é a imperdível exposição de três dias voltada a esse setor em âmbito mundial. Cerca de 50.000 profissionais seniores do setor, ministros de governo e membros da mídia internacional visitam o ExCeL London todo mês de novembro, gerando em torno de £ 2,8 bilhões em contratos do setor de viagens e turismo. http://london.wtm.com/. Próximo evento: 5 a 7 de novembro de 2018 – Londres.

T>F Travel Forward é um novo evento de tecnologia de viagens que acontece junto com a WTM London 2018 e faz parte do portfólio de eventos WTM. A edição inaugural da conferência, da exposição e do programa de compradores acontecerá de 5 a 7 de novembro de 2018 no ExCeL London e exibirá as últimas tecnologias para viagens e hospedagem.

WTM Africa foi lançada em 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul. Quase 5.000 profissionais do setor participam da principal feira de viagens e turismo receptivo e emissivo da África. A WTM Africa oferece uma combinação de sucesso comprovado de hosted buyers, mídia, reuniões pré-agendadas, networking no local, cerimônias noturnas e visitantes convidados do setor. http://africa.wtm.com/. Próximo evento: 18 a 20 de abril de 2018 – Cidade do Cabo.

Arabian Travel Market (ATM) é o principal evento internacional de viagens e turismo do Oriente Médio para profissionais de turismo receptivo e emissivo. A ATM 2017 atraiu quase 40.000 profissionais do setor, os quais fecharam negócios de US$ 2,5 bilhões ao longo dos quatro dias. A 25ª ATM terá mais de 2.500 empresas expositoras em 12 pavilhões do Dubai World Trade Centre, o que fará dela a maior edição dos 25 anos de história da feira. http://arabiantravelmarket.wtm.com/www.wtmworld.com Próximo evento: 22 a 25 de abril de 2018 – Dubai.

International Golf Travel Market (IGTM) é o local de encontro da comunidade mundial B2B de viagens de golfe. Realizada desde 1998, a IGTM reúne mais de 500 fornecedores de turismo de golfe e 400 compradores pré-qualificados para quatro dias de imperdíveis reuniões pré-agendadas e exclusivas oportunidades de networking. Realizada a cada ano num local diferente e exibindo novos destinos de golfe a IGTM reúne 1.400 profissionais de turismo de golfe provenientes de mais de 65 países. http://igtm.wtm.com/ Próximo evento: 15 a 18 de outubro de 2018 – Eslovênia.

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é líder mundial em eventos, reforçando o poder dos encontros presenciais através de dados e ferramentas digitais em mais de 500 eventos por ano, os quais são realizados em mais de 43 países e atraem participantes em número superior a 7 milhões. Os eventos da Reed são realizados nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, sendo organizados por 41 escritórios com quadro de funcionários completo. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos voltados ao trade e aos consumidores. Ela faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de soluções de informações para clientes profissionais de diversos setores.

Sobre a Reed Travel Exhibitions

A Reed Travel Exhibitions é líder mundial na organização de eventos de viagens e turismo, contando com um portfólio crescente de mais de 22 eventos internacionais do trade nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Nossos eventos são líderes de mercado em seus segmentos, sejam eventos mundiais e regionais do trade de viagens de lazer, sejam eventos especializados no setor de reuniões, incentivos, conferências e eventos (MICE), em turismo corporativo, em turismo de luxo, em tecnologia de viagem ou em viagens de golfe, spa e esqui. Temos mais de 35 anos de experiência na organização das principais exposições de viagens e turismo em nível mundial.