Vivalá recebe certificação de excelência do Sistema B e assume a vanguarda do Turismo Sustentável no Brasil
Negócio social possui 97.7 pontos, o que representa a maior nota na certificação do setor de turismo no país e a sétima maior do mundo
Realizar um turismo verdadeiramente sustentável não deve ser algo que fica apenas no nome, mas sim que transforme e impacte verdadeiramente todos os envolvidos, viajantes, comunidades que recebem e o planeta. Depois de um detalhado processo de auditoria realizado pelo Sistema B, a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil recebeu a pontuação final de 97.7 pontos, assumiu a liderança do setor no Brasil e a sétima maior nota mundial.
O Sistema B atua desde 2006 certificando empresas que atendem a altos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência. Elas também estão legalmente comprometidas em beneficiar não apenas os acionistas, mas todas as partes interessadas do negócio — trabalhadores, clientes, comunidades e meio ambiente.
A certificação da Vivalá é reflexo do longo histórico de trabalho e engajamento no turismo com propósito e impacto positivo. Desde 2015, o negócio social já injetou R$ 3,5 milhões em comunidades brasileiras; trabalha em parceria com mais de 700 parceiros comunitários, tem uma operação carbono neutro em 22 unidades de conservação brasileiras e acumula 14 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais (ONU Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Embratur, Yunus & Youth, Fundação Grupo Boticário), entre outros.
De acordo com o diretório global, 39 empresas no setor de turismo no mundo possuem essa certificação, e apenas sete delas são do Brasil. Entre as marcas mais famosas e conhecidas mundialmente, também certificadas, estão: Natura, L’Occitane, Arezzo, Movida, Liv Up, Nespresso, Danone, Hering, illycaffè, Pantys, entre outras.
Turismo Sustentável no Brasil
O ecoturismo foi o motivo da viagem de 25% das pessoas em 2021. É o que diz o Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. Essa tendência vem aumentando nos últimos anos, especialmente comparado ao ano anterior (2020), em que a porcentagem era de 20%. Entre os estrangeiros, cerca de 18,6% deles escolhem o Brasil, especialmente, para apreciar belezas naturais. Seguindo essa disposição, a Vivalá busca não só liderar, mas também incentivar e aumentar o engajamento deste movimento no Brasil.
“Acreditamos no potencial do Brasil de se tornar o maior destino de Turismo Sustentável do planeta e sabemos que não vamos chegar lá sozinhos. Por isso, mais importante do que liderar o setor de Turismo Sustentável, é fortalecer um movimento que coloque toda a sociedade na mesma direção, visando a este objetivo”, destaca Daniel Cabrera, diretor-executivo e cofundador da Vivalá.
A ideia é que, nos próximos anos, o turismo sustentável tenha aumentado seus números de adeptos no Brasil e no mundo inteiro. Hoje, a Vivalá atua em 22 Unidades de Conservação (UC) em território nacional, mas a expectativa é de expandir para 40 até 2024. Mais de 3 mil viajantes e volunturistas já realizaram expedições sustentáveis, e agora, o objetivo do negócio social é que o impacto positivo seja expandido para outros públicos. “Convidamos os viajantes, comunidades tradicionais, empresas do setor e o poder público a estarem com a gente nessa missão. Estamos abertos a construir em conjunto com todos que quiserem somar nessa empreitada, explica Daniel.
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 22 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e trabalha em conjunto com quase 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras.
Com 14 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Aberta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até o agosto de 2023, a Vivalá já realizou mais de 200 expedições e embarcou mais de 3 mil viajantes, somando 8.700 horas de voluntariado em suas viagens de volunturismo, além de ter injetado mais de R$ 3,5 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes. Mais informações, acesse www.vivala.com.br.
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