Visto L1 é a chave para empresas e executivos que desejam expandir operações nos EUA
De acordo com Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, muitos utilizam essa categoria como uma via inicial para, posteriormente, solicitar a residência permanente
O visto L1 é uma solução estratégica tanto para as empresas que buscam expandir suas operações, quanto para os indivíduos que desejam desenvolver suas carreiras nos EUA. Essa categoria oferece uma oportunidade única para profissionais que ocupam cargos de liderança em suas empresas no exterior, permitindo a transferência de suas atividades para subsidiárias ou coligadas americanas.
Nos últimos anos, o visto L1 passou por alguns ajustes, especialmente em 2018 e 2019, quando políticas governamentais limitaram sua emissão. No entanto, com a flexibilização dessas medidas e a retomada de uma análise mais justa pelas autoridades de imigração, ele voltou a ser uma excelente opção para empresas que precisam transferir seus principais executivos para os Estados Unidos. Hoje, o L1 é visto como um dos melhores caminhos para quem quer expandir operações internacionais.
Principais requisitos
De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o processo de solicitação do visto L1 exige que o candidato tenha um vínculo empregatício ou comercial com a empresa no exterior por pelo menos 12 meses contínuos nos últimos três anos. “Esse vínculo é fundamental para garantir a legitimidade da transferência e mostrar que o profissional tem experiência de liderança”, revela.
O candidato deve ter desempenhado funções de gerência ou supervisão, provando que tem capacidade de liderar operações nos EUA. “Além disso, a empresa americana precisa ter uma relação formal com a organização no exterior, como subsidiária ou coligada. Empresas independentes não podem utilizar esse tipo de visto”, pontua.
Estruturação da empresa nos EUA
Para que o visto seja concedido, a empresa nos Estados Unidos deve estar devidamente estruturada e em operação. “Não basta apenas apresentar um plano de negócios. A organização precisa estar pronta para que o executivo ou gerente assuma suas funções imediatamente. Antes da implementação de novas regras, era comum aprovar vistos apenas com base em planos futuros. Hoje, o foco é garantir que a empresa tenha condições reais de sustentar suas operações”, declara.
Duração e benefícios do visto
Inicialmente, o visto L1 pode ser concedido por até um ano para empresas novas nos EUA e três anos para empresas já estabelecidas. Esse período pode ser renovado, com a duração total chegando a sete anos para executivos e gerentes (L1A) e cinco anos para profissionais com conhecimentos especializados (L1B). “Isso proporciona tempo suficiente para que as empresas se estabeleçam e para que os profissionais possam contribuir efetivamente com suas habilidades”, afirma o advogado.
O L1 permite que o cônjuge e os filhos menores de 21 anos do titular também se mudem para os Estados Unidos por meio do visto L2. “O cônjuge tem o direito de trabalhar legalmente, e os filhos podem estudar. Esse é um fator importante que faz da categoria uma opção atraente para executivos que querem levar suas famílias com eles durante o tempo que passarão no exterior”, relata.
Cuidados no processo
Toledo alerta que o visto L1 é um visto de não-imigrante, o que significa que ele não concede automaticamente o Green Card. No entanto, muitos utilizam o L1 como uma via inicial para, posteriormente, solicitar a residência permanente. “Para isso, é fundamental que a empresa no país de origem continue ativa, pois se ela fechar ou encerrar suas operações, o visto perde a validade”, revela.
O especialista em Direito Internacional acredita que o L1 é uma excelente oportunidade para executivos e gerentes que desejam expandir suas carreiras nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que ajudam suas empresas a crescer internacionalmente. “De qualquer maneira, é importante lembrar que o processo exige atenção aos detalhes e o cumprimento rigoroso dos requisitos legais para garantir o sucesso da solicitação”, finaliza.
Sobre Daniel Toledo
Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse o site. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 300 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.
Sobre a Toledo e Advogados Associados
O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há mais de 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.
Carolina Lara