Viajar é preciso… e que tal Portugal?
Confesso que, quando me informaram que eu poderia visitar somente Lisboa, com minhas poucas economias, me senti frustrada! Doce engano!Minha visão mudou completamente!Hoje falo de Portugal com todo o entusiasmo e emoção de uma grande descoberta!
Saí de São Paulo, em meados de março, para me hospedar por uma semana na capital portuguesa
Fiquei surpresa com tamanha beleza da cidade do fado! Que grandeza! Quanta cultura! A bela avenida Liberdade, limpa e organizada, com as vitrines de grifes mundiais mais renomadas, o adorável Rossio na Praça do Centro, a histórica e preservada Estação de trem e a comidinha saborosa,regada a azeite com o tradicional bacalhau, acompanhada dos deliciosos pães portugueses me conquistaram para sempre!
Quando visitei o bairro do Chiado, senti vontade de morar em Lisboa, exatamente neste lugar, com seu estilo boêmio e encantador, onde fica A Brasileira,cuja estátua na mesa, é a de um dos meus escritores preferidos- Fernando Pessoa. Fiquei em êxtase, ao saber, que ele e outros poetas frequentavam este Café. Sempre falo, brincando, que ele está por lá, me esperando para um bate papo e leitura de poemas…rsrsrs…
Um ótimo lugar para jantar é o Café Nicola, o mais tradicional, com boa localização, ótimo atendimento, ambiente acolhedor e alegre! Ali você encontra desde o prato mais simples ao mais elaborado, com valor acessível!
Além disso, foi frequentado pelo poeta Bocage!
O Castelo de São Jorge fica bem no alto, com seu poder de sedução a qualquer turista.O nome foi dado por causa do santo padroeiro das cruzadas e das guerras.Ele nos remete ao saudosismo, e nos dá a impressão de que já estivemos pelas esquinas, becos e tabernas portuguesas, no passado.
Subir a ladeira de Bondinho é outro ritual turístico que não podemos deixar de experimentar!
No Miradouro, temos muitos artistas de rua, entre eles o cantor Paulistano de MPB – música popular brasileira- Leandro Bonfim, que me falou gentilmente sobre sua carreira em Portugal, em uma entrevista para a Rádio USP, da Universidade de São Paulo. Portugal tem poesia e música em muitos lugares. O fado é outro espetáculo imperdível! Parece que nossa alma fica sensível e chorosa! Eu me emocionava a cada momento!
Segui de ônibus ao bairro de Belém,onde estão localizados vários pontos turísticos importantes da cidade. Um deles é a Ponte dos Navegadores. Quanta emoção eu senti, em lembrar que nossos conquistadores saíram deste lado do Tejo para seguir o mar em busca de riquezas e sorte! Este era o lugar inspirador, que impulsionou nossos aventureiros!
O castelinho de Belém, tradição portuguesa, já serviu como defesa, farol, prisão, e hoje é Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O por do sol realçava ainda mais a minha felicidade!
O lugar onde experimentei os famosos pasteizinhos de Belém, com sabor inigualável é realmente inesquecível!
Observei que o povo português tem admiração e respeito pelos brasileiros.As vendedoras de chales portugueses se destacavam com a delicadeza dos seus bordados tradicionais e irresistíveis!
Emocionante também o momento em que eu olhei para os restos mortais e o túmulo com o corpo de Camões no Mosteiro de São Jerônimo.Ele que morreu abandonado e esquecido, depois de escrever os versos de Os Lusíadas… Ele que imortalizou o soneto “Amor que é fogo que arde sem se ver, ferida que dói e não se sente…” estava ali diante de mim! Junto com ele, o túmulo do grande Vasco da Gama, que conquistou tantos mares. Eu me recordava de todas aquelas aulas de história e Literatura. Lembrava também dos poemas que ensinei aos meus alunos,sempre emocionada, narrando a lembrança da amada do poeta, que morreu afogada. Ou ainda citando um dos Cantos de Os Lusíadas, com a linda e trágica história de Inês de Castro.
Imediatamente pensei que todos os brasileiros, ou ao menos os professores deveriam conhecer este lugar mágico, com tanta riqueza cultural.Portugal tem tudo a ver com a nossa história, temos a mesma língua,é a nossa origem!
Visitei também Cascais, a praia portuguesa, bem perto de Lisboa, e achei que foi um passeio agradável, que recomendo sempre. Os pontos fortes são a beleza do mar gelado e a arquitetura. O local é cheio de turistas, bons restaurantes, tranquilidade e charmosas lojinhas de presentes.O que mais me atraiu em Portugal,foram os objetos de decoração para casa como Azulejos, louças e bordados caprichados.
Estoril é praticamente junto de Cascais, famoso por seu cassino, o segundo mais famoso da Europa! Atraente, com longas filas de espera para arriscar a sorte e passar a tarde, ou ainda assistir a memoráveis shows musicais.
Sintra é outro lugar fácil para se visitar, que acho que vale a pena por sua beleza natural e grandes Palácios medievais. Lá de cima, perto do museu, tive a impressão de estar em algum filme de Robin Wood. A cidade é pequena, tem um clima agradável e romântico, ideal para um bom vinho!
Este foi apenas um pequeno relato, mas já reservei o voo para Lisboa, agora com mais tempo para curtir cada pedacinho da cidade. Quero ainda conhecer Coimbra, Porto, Óbidos, Braga, enfim toda a história de Portugal, com orgulho de fazer o turismo cultural do país que ficou em meu coração! Aproveite a vida! Visite Portugal! E até breve!
Annete Moreira pra o Turismo em Pauta
annete@turismoempauta.tur.br