Universitárias são qualificadas para o mercado de feiras e eventos
Projeto Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo certifica segunda turma após etapas de estágios nacionais e visitas técnicas monitoradas internacionais. Proposta é inovadora no Brasil.
A Academia Brasileira de Eventos e turismo certificou a segunda turma do seu Projeto Educacional no último dia 12 de abril, durante o Fórum Eventos, o maior encontro interacional do setor de eventos, em São Paulo. Cinco alunas das universidades Anhembi Morumbi, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, FGV – Fundação Getúlio Vargas e do Senac receberam certificados de qualificação nos setores de feiras e eventos, após participarem de etapas de estágio nacional e visitas técnicas monitoradas internacionais, como proposta do projeto.
“Estamos celebrando mais um episódio de um livro que está sendo escrito por várias mãos. O projeto tem como objetivo principal de mostrar o setor para as novas gerações que estão se formando. A segunda turma teve a oportunidade de conhecer como o negócio feiras acontece no Brasil e em outros países. A vitrine do país é a Feira, este é um modelo que tem funcionado em todos os países porque o contato presencial é fundamental, o olho no olho é o que faz diferença”, afirmou o presidente da Academia, Sergio Medina Pasqualin.
Marisa Canton, diretora da Academia e coordenadora do projeto, falou ainda sobre o histórico da iniciativa e a importância das parcerias. “A participação das empresas nacionais, instituições de ensino e parceiras internacionais está sendo fundamental para que todos falem a mesma língua. O Projeto Educacional é uma das maiores bandeiras da Academia”, enfatizou.
Barbara Gadel, aluna de Administração de Empresas na FGV; Carolina Nemer, aluna de Hotelaria no Senac; Marília Galdino, do curso de publicidade e Propaganda do Senac; Mariana Marcondes, do curso de Jornalismo da ESPM; e Paula Queirolo Campos, aluna de Tecnologia em Eventos da Anhembi Morumbi, receberam os certificados das mãos dos professores e coordenadores Sandra Maia (Senac), Marcelo Zorovich e Renato Essenfelder (ESPM) e Silvia Valente (Anhembi Morumbi). “Tivemos a oportunidade de vivenciar algo que poucos na área de eventos podem.Participar de um projeto desse patamar não se compara a qualquer experiência, a bagagem foi de grande acréscimo e são projetos como esse que garantem a nossa qualificação como futuros profissionais da área”, discursou Paula.
“A união de esforços gera novas oportunidades para o setor de eventos, a formação de profissionais conectados com o que há de mais inovador e criativo, por isso entendemos a importância desse projeto. O setor de feiras e eventos requer profissionais capacitados e com atitude empreendedora, estamos felizes em certificar novos alunos, outros novos farão o mesmo caminho”, afirmou Sandra Maia, que coordena o curso superior de Tecnologia em Eventos do Senac.
Para Marcelo Zorovich, a continuidade do projeto tem sido muito positiva. “O programa proporciona que o aluno tenha condições de adquirir uma experiência na prática e aplicar competências que são também aprendidas, desenvolvidas e aprofundadas na faculdade”.
O Programa Educacional da Academia Brasileira de Eventos e Turismo conta com o apoio de 11 empresas organizadoras, montadoras e pavilhões no Brasil – APAS, APCD, Couromoda, Francal, Laço, Estrutural, Surreal, Publistand, Hotma, Expo Center Norte, Transamérica -, três pavilhões internacionais – Exponor (Porto – Portugal), Messe/Colônia (Alemanha) e OCCC-Orange Country Convention Center, em Orlando (USA) -, e cinco instituições brasileiras – Anhembi Morumbi, ESPM, FGV, FAAP e Senac. O projeto atende às exigências do Ministério da Educação, já teve dois reconhecimentos internacionais e foi considerado pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, como inovador no setor de feiras a nível mundial.
Para o primeiro semestre de 2016, a proposta é que um total de 40 alunos das cinco universidades parceiras do Projeto participem das inscrições no programa, ou seja, oito por instituição. As instruções para participação são fornecidas pelas próprias faculdades.
Mercado
De acordo com o último Dimensionamento da Indústria de Eventos (ABEOC/Sebrae), o setor de Eventos movimentou R$ 209,2 bilhões (4,32% do PIB) no Brasil em 2013. Foram contabilizados 590 mil eventos no país, sendo cerca de 300.000 apenas na cidade de São Paulo. Somente o mercado de Feiras movimenta riquezas da ordem de R$ 16 bilhões por ano, de acordo com dados da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras. O mais recente estudo “Feiras de Negócios no Brasil” apontou que o Brasil realiza 2.222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional, sendo 48% concentradas na região Sudeste.