Destinos,  Matérias

Um olhar sobre Gramado- Rio Grande do Sul

Aproveito para falar um pouco sobre o charme da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Estive lá em março e me encantei com a beleza do lugar, com característica arquitetônica e costumes dos imigrantes alemães e italianos.

Saindo do Aeroporto de Guarulhos  a  Porto Alegre, utilizei a Companhia Aérea Gol.

A minha opção seria pegar um ônibus, que tem um custo bem acessível, e sai do Aeroporto direto para Gramado, mas como cheguei tarde da noite, optei por um uber. Minha pousada escolhida foi o Zermath, bairro da Bavária, na rua da Fé, com bom custo benefício. O clima de frio deixava o lugar ainda mais aconchegante!

Era época de Páscoa. As ruas estavam enfeitadas com coelhos e ovos de chocolate, além das belas flores e personagens da festa cristã.

 

A rua Coberta de Gramado é uma espécie de galeria. Possui lojas, bares cafés e restaurantes,um lugar para descanso e distração!

 

Outro cartão postal do lugar é a Igreja São Pedro, que fica na Avenida Borges de Medeiros – a principal rua de Gramado. Construída em 1917, de início era toda de madeira, depois de 26 anos passou a ser de pedra, em meio ao belo jardim, com uma torre de 46 metros de altura.

 

 

O que mais me chamou a atenção foi o cinema, ou o Palácio dos Festivais, onde acontece um dos maiores eventos do cinema brasileiro- o Festival de cinema de Gramado.  Este evento é realizado desde 1973, onde há premiação com os famosos Kikitos, criado por uma artesã da cidade, cujo nome  é Elisabeth Rosenfeld

Um outro passeio que recomendo é a Casa Italiana- uma emoção quando se entra e se observa os móveis e objetos antigos, trazidos pelos italianos, lembrei muito da minha infância.

Benvenuti a Casa Nostra!

 

No dia seguinte, no meio da chuva fina,fui conhecer o Lago Negro, famoso por seus pedalinhos em forma de cisne ,além claro, das belas hortênsias e azaleias  ao redor do lago.Os Pinheiros delineiam a paisagem bucólica do lugar, dizem que suas mudas foram trazidas diretamente da Alemanha.

Um passeio que considero imperdível é o da Maria Fumaça, você faz degustações do bom vinho da região, pára para comprar lembrancinhas e se delicia com queijos e doces, além da boa conversa com os produtores e moradores.

Partindo da Cidade de Gramado até a estação de trem, a Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 23 Km,, realizado em aproximadamente 1 hora e meia.

Na plataforma de Bento Gonçalves são servidas degustações de vinho tinto e suco de uva branco, a festa continua na parada em Garibaldi, onde é degustado espumante moscatel e suco de uva tinto.

E não fica por aí, paramos para apreciar um pouco da história dos imigrantes da região, através do teatro e das roupas de época.

. Confira acima o vídeo com um show cheio de alegria dentro da locomotiva.

E fica aqui a dica para sua próxima viagem. Aproveite a vida! Até a próxima!

 

 

Annete Moreira para o Turismo em Pauta

annete@turismoempauta.tur.br

 

 

 

 

 

 

foto