Matérias

Uliving e Vivalá se unem para promover aos universitários viagens sustentáveis, com foco em experiências que conectem a natureza e comunidades locais

Com a parceria, mais de 1,5 mil residentes de moradias estudantis podem ter acesso a roteiros em diversos biomas brasileiros e contato com povos regionais

Segundo uma pesquisa da Booking, 87% dos brasileiros relatam que querem realizar viagens mais sustentáveis nos próximos meses. Diante desse cenário, a Uliving, pioneira em student housing no Brasil, firmou uma parceria com a Vivalá, um dos maiores nomes do turismo sustentável do país, para promover mais experiências como essa às novas gerações. 

No território nacional, esta categoria turística tem como foco, principalmente, as unidades de conservação, abrangendo biomas como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal. Além disso, as expedições estabelecem um contato respeitoso com diversos povos regionais, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e caiçaras.  

De acordo Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá, esse tipo de vivência vem crescendo no Brasil e no mundo, especialmente por conta das novas gerações que tomam decisões cada vez mais orientadas por um propósito. “Queremos viver grandes experiências, aprender, nos conectar com pessoas e com a natureza, entretanto, entendendo que estamos apoiando iniciativas conscientes, que cada real gasto gera um impacto positivo na vida daquelas pessoas e nas nossas”, diz.

Ewerton Camarano, CEO da Uliving, reforça o raciocínio: “Pensar sobre sustentabilidade é pensar em ciclo e renovação, por isso, os jovens procuram ter oportunidades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal relacionadas ao tema”, afirma. “Eles são naturalmente guiados pelo novo e pela conexão com indivíduos e lugares, então desejam cada vez mais explorar o nosso país através de experiências que promovam impacto socioambiental positivo”, completa.

Como funcionam as viagens sustentáveis?

Uma das características do turismo sustentável é o impacto positivo e amplo. Por isso, são viagens que se importam com o ambiental, o social e o financeiro. Ambientalmente, as viagens acontecem em unidades de conservação e terras indígenas do Brasil, país com a maior biodiversidade do mundo, com o intuito de gerar conhecimento e um raciocínio de conservação no pós viagem. Socialmente, envolvemos a comunidade local como protagonista, que tem a rara oportunidade de contar sua história e enaltecer sua cultura, fazendo com que a mesma passe adiante através de diversas oficinas práticas. Finalmente, o financeiro é fundamental, portanto, o dinheiro deve chegar e as comunidades devem ser as maiores beneficiadas destes programas. 

No caso da parceria entre a Uliving e a Vivalá, as viagens são destinadas aos mais de 1,5 mil residentes das sete moradias estudantis da empresa, espalhadas pelas cidades de São Paulo, Campinas e Santos, no estado de São Paulo, e Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Vale destacar que podem ser realizadas pelos estudantes sem que eles precisem sair desses estados. Por exemplo, há roteiros para a Terra Indígena Tenondé Porã, casa dos Guaranis, em São Paulo, em uma área que corresponde a 10% da área da capital, detentora de uma cultura incrível e que segue sendo tão desconhecida. 

“Esse segmento se afasta da estrutura tradicional e, por vezes, mecânica do universo turístico, o que nos motivou a buscar um grande parceiro do mercado”, reforça Camarano. “As viagens sustentáveis trazem uma proposta de curadoria sólida, que proporciona ao público momentos extremamente especiais, originais, enriquecedores e, acima de tudo, que são alinhados aos interesses dos viajantes”, conclui.

Todos os residentes da Uliving interessados nas expedições possuem 10% de desconto, além de outros benefícios exclusivos. Os moradores das unidades também têm acesso à equipe da Vivalá para tirar dúvidas específicas sobre os passeios. 

Sobre a Uliving

Fundada em 2012, a Uliving Student Housing é uma das maiores redes de moradias universitárias do Brasil. A empresa oferece mais de 1,6 mil camas e uma estrutura completa de moradia aos jovens que saem de casa para estudar. Além de apartamentos totalmente mobiliados e espaços de convivência, a companhia também visa criar ambientes que promovem o bem-estar, o desenvolvimento integral e o senso de comunidade e pertencimento. 

No início de 2018, a marca se associou à VBI Real Estate, gestora de Fundos de Private Equity, e a Grosvenor, consolidando assim seu plano de expansão, e já possui sete unidades em funcionamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Sobre a VivaláA Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 26 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal, e trabalha em conjunto com mais de 700 famílias de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras.

Com 15 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Abeta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ter uma operação 100% carbono neutro e ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até maio de 2024, a Vivalá já embarcou mais de 4 mil viajantes, além de ter injetado mais de R$ 5 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes. Para mais informações, acesse: https://www.vivala.com.br/

Para mais informações, credenciamento e entrevistas:

Equipe MOTIMMariana Lanfranchi – mariana.lanfranchi@motim.cc

15 99618-1530

Danieli Massone – danieli.massone@motim.cc 

11 11 98420-5905 

Caroline Tondato – caroline.tondato@motim.cc 

11 97442-4298
MOTIM
www.motim.cc

DePropósito Comunicação de Causas

Jéssica Amaral – DePropósito Comunicação de Causas
jessicaamaral@depropositocomunica.com
(41) 98824-3994