Turismo Rural Brasileiro é apresentado como “destino inesquecível” em Fórum Mundial
Por Patricia Penna
Com profissionalismo e modernidade, assim o Turismo Rural Brasileiro foi apresentado aos representantes da África, América e Europa (Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Lituania, Inglaterra, entre outros países), que estiveram representados no I Congresso Internacional de Turismo Rural, nos dias 30 e 31 de outubro, no Alentejo, em Portugal.
Durante o evento, a representante brasileira, Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), levantou a pauta de um Turismo com múltiplas perspectivas. “Não vendemos somente Turismo Rural. Vendemos um destino com ruralidade de um povo que tem na cana, no café, na agricultura familiar, no agronegócio a base histórica de formação de uma Nação. Por isso é um destino especial e inesquecível”, afirmou.
Como resultado imediato do evento foi anunciado um acordo de cooperação com o Instituto de Fórum Natural, da Espanha, representado pelo seu presidente Arturo Crosbi, com o objetivo de estimular ações comuns para o desenvolvimento de normas de qualidade e ambientais internacionais a serem seguidas por empresários de Turismo Rural.
- Fórum Europeu de Turismo Rural
Também foi confirmada a realização, em 2016, da II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (CINTUR), promovida por uma parceria entre Brasil e Portugal, simultaneamente como o 6º Congresso Europeu de Turismo Rural. O I CINTUR, realizado em março deste ano, em Fortaleza, cuja organização executiva esteve a cargo do IDESTUR e Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR), em 2016 terá a organização da PRIVETUR Portugal e entidades parceiras.
Pela primeira vez na história do turismo, organizações de todos os continentes estarão frente a frente debatendo os seus problemas e desafios relacionados ao Turismo Rural, travando conhecimentos e, em conjunto, lançando as primeiras pedras de um futuro comum e global.