Matérias

TURISMO PAULISTA PASSA PELA RIQUEZA DAS FRUTAS

A atividade turística paulista conta com inúmeras parcerias, entre elas as frutas, que ensejam o fomento do setor diante das manifestações do agronegócio frente às feiras e exposições que destacam seus produtos. Fatos como a Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos que tiveram início no município de Valinhos no último sábado (17/1) e que vão até 31 de janeiro, atraem turistas e visitantes interessados em todas as ações como musicais, exposições, artesanato, muito além das frutas.

Na abertura  do evento de Valinhos, o governador Geraldo Alckmin destacou que “esta festa tem 67 anos e isso mantém uma tradição bonita que começou com a igreja para arrecadar fundos aqui no município, que também representa a imigração que fez a cidade crescer como povo acolhedor e campeão de geração de empregos.”

De acordo com o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, também prestigiando o evento de Valinhos, foi positivo o caminho escolhido pelos produtores de frutas que apostaram no agroturismo como uma nova fonte de renda.  “Agregar ao produto principal iniciativas que motivam a afluência de turistas e visitantes, gera progresso e riqueza para toda região”, observou Lucena.

Pela manhã do mesmo sábado, o titular da Pasta esteve presente em São Roque para celebrar o início de mais uma safra, uma vez que janeiro é o mês da colheita das uvas próprias para a produção de vinhos. E neste cenário , os produtores artesanais realizam a tradicional Festa da Pisa da Uva nas vinícolas locais.

Durante a Pisa da Uva, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo e a produção. Ao final, os participantes da festa são convidados a auxiliar na colheita e participar da pisa – o processo artesanal de pisar as uvas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho. Anualmente, o evento atrai turistas de diversas regiões do Estado, que passam o dia acompanhando as festividades.

O secretário Lucena esteve na Quinta do Olivardo, em São Roque, local que contou com a participação do grupo Folclórico da Ilha de Madeira, além de servir a tradicional Espetada Madeirense – carne bovina espetada no galho de louro e assada na brasa – , um dos pratos vitoriosos do Sabor de São Paulo, programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

 

                                                                        por Maristela Bignarditrasnporte-de-van-para-cidade-de-sao-paulo