Turismo habita em Ubatuba
As 70 Estâncias Paulistas contemplam diversos segmentos do turismo seja Histórico Cultural, Sol e Praia, Rural, Ecoturismo, Aventura entre outros que estão à disposição dos turistas que visitam o Estado de São Paulo. Nesse cenário diversificado encontra-se a cidade de Ubatuba que, a 223 quilômetros da capital, é um significativo destino aos amantes da natureza, pois 80% do município é composto de Mata Atlântica Preservada.
Para ilustrar essa realidade, Ubatuba hospeda o Parque Estadual da Serra do Mar que possui três núcleos dentro dos limites do município – Cunha-Indaiá, Santa Virgínia e Picinguaba. Além das praias, o município oferece muitas atrações para a atividade turística, como o ecoturismo e trilhas, esporte náutico e de aventura, passeios históricos e culturais e passeios de escuna à Ilha Anchieta e pela baía da Enseada. A cidade tem se destacado como ótima opção para a prática da observação de pássaros, e abriga a sede do Projeto TAMAR, destinado à conservação das espécies de tartarugas-marinhas do litoral brasileiro, referência no País.
Importante destacar que destinar recursos para investir no turismo do estado de São Paulo, aliado a uma administração municipal responsável, torna o destino turístico atraente não somente para o turista, mas principalmente para o cidadão local. É assim, que o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Pasta Estadual de Turismo investe recursos destinados a melhoria na infraestrutura turística nas 70 cidades consideradas Estâncias Turísticas. Recentemente, foram assinados convênios entre Ubatuba e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) num montante de mais de 2,4 milhões de reais.
Aliado às riquezas naturais de Ubatuba, junto com os investimentos em infraestrutura turística realizados pelo Governo do Estado de São Paulo, o Conselho Municipal de Turismo atuante tem um relevante papel no fomento do turismo, dessa forma, muito em breve, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado lá estarão para consolidar um trabalho em conjunto com o Comtur.
Por Leonardo Costa