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Trem Republicano: uma viagem de quase 150 anos

Trem Republicano: uma viagem de quase 150 anos

Investimento de R$ 14 milhões do Estado viabiliza a criação de roteiro ferroviário histórico entre Salto e Itu

Será inaugurado no próximo sábado (19) o Trem Republicano, roteiro turístico-ferroviário entre as cidades de Itu e Salto. O projeto teve início há 15 anos.
O próprio nome do passeio tem história. Em 17 de abril de 1873 foi inaugurada a Estrada de Ferro Ituana e, no dia seguinte, aconteceu a Convenção Republicana de Itu, o primeiro encontro desse tipo e marco de fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), importante para o fim da monarquia que aconteceria em 1889.

Essa coincidência de fatos e datas fez com que, em 2005, durante um evento sobre revitalização ferroviária, organizado pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), a proposta de roteiro ganhasse o nome de Trem Republicano.

O início das obras foi três anos depois, por meio de liberação de recursos do Ministério do Turismo e, na sequência, a doação de trilhos feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); dois quilômetros chegaram a ser assentados, mas as obras foram interrompidas.

Em 2013, por meio de convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo do Estado, começaram os repasses para a conclusão do projeto, incluindo pontes sobre o Rio Tietê, o girador de locomotiva e a reforma das estações das duas cidades. Ao todo, foram R$ 14,1 milhões do Governo do Estado.

“Os passeios de trem integram as famílias e são um forte atrativo em diversos lugares. Iniciativas como essa, que ultrapassam os limites de apenas uma cidade, têm força para mudar o panorama regional, gerando empregos e qualificando o turismo paulista”, enfatiza o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

A operação do Trem Republicano será privada. Em agosto o Consórcio Intermunicipal formado pelas duas cidades assinou o contrato com a Serra Verde Express, concessionária da ferrovia Curitiba-Paranaguá (PR).

No início das operações será utilizada uma locomotiva a diesel que pertencia à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ano 1952, e três carros com capacidade total de 132 passageiros, sendo que um deles o Boutique Pet Friendly, onde os passageiros poderão viajar com seus bichinhos de estimação. Serão dois horários de segunda a quinta-feira, três às sextas-feiras e domingos e quatro aos sábados.

Legendas
 
Foto 1

Locomotiva e vagões estão prontos para o início das operações.

Foto 2
As estações de Itu e Salto foram reformadas com recursos do Estado.

Foto 3
Os vagões foram recuperados e podem receber até 132 passageiros.