Tarifas aéreas europeias aumentam mais lentamente que a inflação
Amsterdã – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados que mostram que os viajantes na Europa estão se beneficiando de tarifas aéreas que estão abaixo da inflação, à medida que o mercado continua sua recuperação pós-COVID. Os últimos números de tráfego mostram que as transportadoras europeias estão apenas 3,6% abaixo do pico de 2019. Os europeus estão viajando apesar do ambiente inflacionário: Em junho, as tarifas aéreas médias na Europa eram cerca de 16% mais altas do que antes da pandemia. No entanto, isso está atrasado em relação ao índice médio de preços ao consumidor da UE, que em junho ficou 20% acima da pré-pandemia. |
“As viagens aéreas europeias continuam a se recuperar com força e estão no caminho certo para superar a referência de 2019 em 2024. A competitividade do mercado de transporte aéreo da Europa está mantendo a inflação das tarifas aéreas em 16% – quatro pontos percentuais abaixo dos aumentos que vimos no índice geral de preços ao consumidor. Considerando a extrema volatilidade dos preços do combustível de aviação e os aumentos nos salários da força de trabalho, essa é uma conquista significativa e contrasta com o aumento contínuo dos encargos impostos por nossos fornecedores de infraestrutura”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA. Recentemente, a CAA do Reino Unido aprovou um aumento de 56% nas tarifas de Heathrow, em Londres, e um aumento de 26% para a NATS, a prestadora de serviços de navegação aérea do Reino Unido, apesar da falha em seu serviço neste verão. Enquanto isso, na Holanda, o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, que também sofreu com falhas de serviço, recebeu um aumento de 37%. Os órgãos reguladores desempenham um papel fundamental na geração das condições sob as quais a concorrência entre as companhias aéreas pôde prosperar. Os órgãos reguladores europeus podem receber o crédito por garantir uma regulamentação leve para o consumidor, o que permitiu que as companhias aéreas criassem uma enorme variedade de opções e flexibilidade para o consumidor ao separar o pacote de viagem. E a regulamentação europeia de slots criou um equilíbrio entre horários consistentes e, ao mesmo tempo, aumentou a acessibilidade para as novas companhias aéreas. É igualmente importante que os órgãos reguladores reconheçam onde podem melhorar as condições competitivas. Duas áreas importantes são: – Regulamentação mais rígida dos provedores de infraestrutura monopolistas, para reduzir as tarifas. – Reforma da regulamentação de proteção ao consumidor EU261, para garantir uma aplicação mais consistente de seus objetivos e um compartilhamento mais justo da responsabilidade em toda a cadeia de valor da aviação. “A recuperação do mercado de transporte aéreo europeu está trazendo consigo condições de mercado ainda mais competitivas. Os consumidores perceberão isso com mais rotas e mais companhias aéreas para escolher. No total, no ano passado, 20 novas companhias aéreas nasceram na Europa. Isso é importante porque um mercado de transporte aéreo mais competitivo tornará a Europa um lugar mais competitivo para fazer negócios”, disse Walsh. Os dados foram divulgados no evento Wings of Change Europe (WOCE), realizado em Amsterdã, na Holanda, com a KLM como principal patrocinadora, nos dias 14 e 15 de novembro. O WOCE é um evento emblemático do setor na Europa, onde líderes da aviação, reguladores e especialistas no assunto se reúnem para discutir as principais questões do transporte aéreo. |
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