Sugestões de fontes: Oktoberfest começa nesta quarta-feira (4) em Blumenau (SC)
Na próxima quarta-feira (4) começa a Oktoberfest em Blumenau (SC). Considerada a maior de celebração da imigração alemã da América Latina, a festa deve movimentar cerca de 500 mil pessoas em três semanas de programação.
Fica a sugestão para abordar o evento sob vários viéses: de sugestão de turismo, na perspectiva de eventos impactando a economia ou mesmo de curiosidade.
Tenho algumas sugestões de fontes e abordagens que podem contribuir:
Um museu para brindar a cerveja
O Museu da Cerveja de Blumenau foi totalmente reformulado em 2022 e este será o segundo ano da atração, que ganhou ares mais contemporâneos. São oito ambientes que contam a história da cerveja, sobre os ingredientes e também qual é a relação da cidade com a bebida. Blumenau foi oficialmente considerada a Capital Brasileira da Cerveja segundo a Lei Federal 13.418/2017, que destaca a tradição e o conhecimento sobre a bebida que chegaram ao Brasil através da bebida.
Pratos tradicionais
A Bier Vila é um restaurante tradicional da festa, que tem 12 anos de funcionamento. Eles atendem o ano todo com pratos típicos, mas na Oktoberfest se destacam por preparos como o Eisbein (joelho de porco) e o marreco recheado, que são tradicionais da região. Em 2022 foram comercializadas 20 toneladas de carne de porco e 5 toneladas de salsichas durante o evento. O chef pode falar sobre os pratos, mostrar quais são as características e novidades.
Pirulito e barra de torresmo. Sim, de torresmo!
O torresmo é uma grande paixão nacional. Nas cidades com forte influência da cultura germânica, não é diferente. Na Oktoberfest, o Seu Porco, casa especializada em cortes suínos, levou ao evento em 2022 o pirulito de torresmo. O sucesso foi grande e mais de 9 mil unidades foram vendidas. Este ano, além do pirulito, a casa apresenta a barra de torresmo, que tem o formato de uma barra de cereal, feita com torresmo.
Cerveja de cuca e 3x amargor
A cerveja é a grande estrela da festa. E a Cerveja Blumenau é uma das protagonistas das torneiras de chope da Oktoberfest desde 2016. Este ano, a marca que leva o nome da Capital Brasileira da Cerveja vai levar, além dos rótulos que somam mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, uma cerveja inspirada na cuca – o bolo doce alemão que é uma das marcas da gastronomia local. E não só: apresenta também uma Triple IPA, estilo caracterizado pelo amargor que terá uma versão três vezes mais lupulada.
Coquetelaria moderna
Mesmo quem prefere os drinks será atendido nesta Oktoberfest. A Schluck Licores, marca tradicional da região, terá uma carta de drinks pensada para o evento com adaptações da coquetelaria clássica para o evento. O Spritz, por exemplo, será preparado com cerveja Hop Lager e Bitter ou Vermute que são os lançamentos da Schluck.
———————————————————————————————————————————————————————————————————