Matérias

Setembro Amarelo: a importância dos espaços abertos para a saúde mental

Nesta terça-feira (10) é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data que motivou a criação do Setembro Amarelo, a campanha de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo lembra também a relevância dos ambientes urbanos na promoção do bem-estar. Estudos indicam que o contato com espaços abertos e verdes pode reduzir em até 30% os níveis de estresse e melhorar significativamente o humor (segundo dados da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e de Stanford, nos Estados Unidos). Além disso, pessoas que frequentam regularmente áreas ao ar livre relatam uma sensação de maior satisfação com a vida, devido à redução da ansiedade e ao aumento da interação social.

Em Balneário Camboriú, um dos principais exemplos de como os espaços urbanos podem contribuir para a saúde mental é o Passeio San Miguel, um boulevard que une cultura e gastronomia em um espaço aberto e planejado para oferecer bons momentos ao público.

Balneário Camboriú é predominantemente verticalizada, mas une a natureza com a modernidade. A segunda menor cidade em extensão territorial de Santa Catarina [atrás apenas de Bombinhas], é reconhecida por oferecer aos moradores e turistas a experiência de seus arranha céus em paralelo com suas belas praias, vasto comércio em suas ruas e avenidas, assim como espaços naturais, a exemplo do Parque Natural Raimundo Malta, que fica no Bairro dos Municípios.

Já para quem procura um espaço diferenciado para aproveitar com a família e amigos, o Passeio San Miguel, localizado na Avenida Brasil, 3322, no Centro da cidade, é uma excelente opção. O boulevard combina corredores arejados e amplos com uma vibrante programação cultural. Com uma atmosfera convidativa, o local oferece não apenas um espaço diferenciado, mas também uma rica experiência cultural e musical, com apresentações ao vivo todas as noites, e ainda gastronomia variada e de alto padrão. “Sabemos que a conexão com espaços abertos e ambientes colaborativos pode trazer um grande alívio e melhorar o nosso bem-estar emocional”, comenta Ana Maria Furtado, gerente executiva do Passeio San Miguel. “Neste Setembro Amarelo, queremos reforçar a importância de espaços como o nosso, que cuidam do bem-estar de nossos clientes, frequentadores e colaboradores, proporcionando momentos de alegria e tranquilidade em um ambiente acolhedor e saudável”, acrescenta.

Com cerca de 20 operações e uma média de 50 mil visitantes mensais, o Passeio San Miguel combina inovação urbanística com uma experiência cultural e gastronômica única. Seu impacto positivo na saúde mental reflete a importância de criar áreas que incentivem a convivência, o relaxamento e a desconexão do ritmo acelerado do cotidiano. Para mais informações, visite https://www.passeiosanmiguel.com.br/ e siga as redes sociais @passeiosanmiguel.