Secretaria estadual de Turismo retoma o programa Turismo do Saber
A Secretaria estadual de Turismo retoma o programa Turismo do Saber, para crianças de nove a 11 anos da rede pública de ensino, agora em novos moldes durante o ano letivo, por isso a nomenclatura “Turismo do Saber – Estudo do Meio” que irá contemplar municípios do Circuito das Nascentes, começando por Mogi das Cruzes na próxima segunda-feira, 14 de março. O lançamento acontece às 10h00 no auditório da Escola de Governo e Gestão, na rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Nova Mogilar, com a presença do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“As 60 crianças de Mogi das Cruzes irão em direção ao Projeto TAMAR, em Ubatuba, para que possam estudar e tomar contato direto com o meio ambiente do nosso Estado. Elas retornam à cidade natal, na tarde do mesmo dia. Queremos que nossas crianças saibam o que são os Parques Estaduais paulistas e esta iniciativa continuará no dia 15 de março em Arujá, dia 17 em Biritiba Mirim e no dia 18, em Poá e Santa Isabel, num total de 220 crianças”, disse Lucena.
Turismo do Saber é um programa da Pasta do Turismo voltado para o Turismo Social que caracteriza-se pela promoção da atividade turística como forma de inclusão social, promovendo a igualdade de oportunidades, equidade, solidariedade e o exercício da cidadania.
Vale lembrar que o Projeto Tartarugas Marinhas – TAMAR foi criado em 1980 para proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir. Desde 1991, o TAMAR vem atuando em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, desenvolvendo o programa de proteção das espécies em áreas de alimentação, com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias envolvendo os moradores locais. Em tempo: com o apoio voluntário dos pescadores já foram salvas e marcadas mais de cinco mil tartarugas marinhas presas em redes de pesca.