São Paulo é um dos destinos mais recomendados pelos viajantes brasileiros para quem curte futebol
Não há esporte coletivo mais consagrado no mundo do que o futebol. Essa modalidade se popularizou na Inglaterra no século XIX e chegou ao Brasil no mesmo período, no ano de 1894, trazido por aquele que é chamado de “pai do futebol” no país, Charles Miller. Ao longo dos tempos, essa adoração mundial foi se tornando uma paixão nacional e, hoje, além de torcidas locais se engajarem pelos seus times, o país inteiro se mobiliza para assistir partidas oficiais.
Tendo em vista que no dia 19 de julho é celebrado o Dia Nacional do Futebol e, ainda, que o início do campeonato mundial de futebol feminino ocorre logo depois, a Booking.com procurou entender quais são os destinos mais recomendados pelos brasileiros, na plataforma, para quem adora futebol*, a fim de inspirar os torcedores viajantes.
1. Rio de Janeiro (RJ)
É impossível falar de futebol no mundo e não lembrar do Maracanã, maior estádio do Brasil e ícone na história futebolística do país. A arena foi construída em 1950 com o objetivo principal de abrigar jogos do campeonato mundial daquele ano. Hoje, o Tour Maracanã, passeio realizado pelos bastidores do estádio, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam pelo Rio e até mesmo pelos moradores da cidade. Lá, é possível conhecer vestiário, sala de aquecimento dos atletas, área da coletiva de imprensa pós-jogo e, claro, o gramado. Se o viajante preferir, ele pode encaixar a visita ao ponto turístico em um passeio guiado de 5h pela cidadeque passa, também, por outros locais. Para quem vem de fora da cidade, se hospedando no JO&JOE Rio de Janeiro Largo do Boticario é possível chegar ao local em menos de 20 minutos de carro – e o hóspede ainda aproveita para conhecer uma acomodação descoladíssima em uma casa histórica.
2. Porto Alegre (RS)
Conta a história que o futebol deu os seus primeiros pontapés em Porto Alegre lá pelo ano de 1903, quando alguns meninos fundaram o Gremio Foot-Ball Porto Alegrense. Hoje, a cidade abriga duas equipes que já se consagraram campeãs mundiais na modalidade, cujos estádios também são pontos turísticos do local – a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio. A menos de 4 quilômetros desse último está a La Casita Bem Gaúcha, uma acomodação que deseja fazer com que o hóspede se lembre que está no sul do país. Já na entrada, uma plaquinha com expressões locais na porta dá as boas-vindas de um jeitinho bem sulista.
3. São Paulo (SP)
O que começou com o Campeonato Paulista de Futebol, em 1902, hoje se tornou uma paixão na cidade que abriga o time com uma das maiores torcidas do Brasil e do mundo. A capital São Paulo possui três grandes estádios e um deles está localizado em uma área que leva o nome do pai do futebol no Brasil – a Praça Charles Miller. O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, foi inaugurado em 1940 e está passando por um processo de modernização. E é ali do ladinho dessa icônica arena que está o Museu do Futebol, um dos museus mais visitados do país e que traz, de forma lúdica e interativa, a história de como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e cultura brasileira. O viajante que quiser ficar ali por perto pode se hospedar no Lamparina Hostel, que fica a menos de 20 minutos a pé do local – as avaliações de quem já se acomodou por lá mostram que a localização do hostel é muito boa.
4. Buenos Aires (Argentina)
Buenos Aires, capital da Argentina, é a cidade que mais possui estádios em todo o mundo: são 36 arenas que contam com capacidade para receber, pelo menos, 10 mil torcedores. Por lá, o futebol é o esporte mais popular e é por isso que os “hermanos” são considerados os maiores rivais dos brasileiros. É muito comum ver as cores dos times por perto dos campos de futebol e um clássico para um dia de jogo é comer um “choripán”, o famoso pão com linguiça argentino, que pode ser comercializado em barraquinhas pelo caminho ou mesmo dentro dos estádios. Para quem vai curtir a cidade e fazer um tour pelas atrações futebolísticas, o L’Adresse Hôtel Boutique é uma opção de acomodação que está localizada a 10 minutos de carro da Bombonera, estádio oficial de um dos maiores clubes do país.
5. Belo Horizonte (MG)
O estádio mais famoso de Minas Gerais fica em Belo Horizonte. O Mineirão teve a primeira partida de futebol disputada em 1965, mas um de seus momentos mais marcantes foi, infelizmente, uma derrota brasileira: foi lá que a seleção nacional de futebol perdeu para a seleção alemã no campeonato mundial, com um placar que jamais foi esquecido – o famoso 7 a 1. Também conhecido por “Gigante da Pampulha”, a arena permite que visitantes façam um tour guiado pelos bastidores. É lá, também, que está o Museu Brasileiro do Futebol, aberto ao público em 2013 e que propicia uma imersão no universo do futebol. Quem vai para a capital mineira e quer conhecer os pontos turísticos, ou até mesmo realizar um passeio arquitetônico, pode ficar hospedado no Ramada Encore by Wyndham Minascasa, que está a 7 quilômetros do Mercado Central, a 13 quilômetros da Praça do Papa e a 9 quilômetros do Gigante da Pampulha.
*Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para quem gosta de futebol.