Destinos,  Matérias

San Salvador: moderna e imponente

Texto e fotos: Marcos Junior T. de Oliveira

A capital de El Salvador, San Salvador, é uma cidade cosmopolita e não deixa a desejar a nenhuma outra metrópole latinoamericana, ou seja, tem problemas e qualidades como qualquer outra. É a maior cidade salvadorenha e o restante do país é formado por pequenas vilas, típicas cidades de interior. Durante nossa estada em San Salvador ficamos hospedados no moderno hotel boutique Sal y Luz e fomos conhecer alguns pontos turísticos importantes como a Catedral, o parque “El Boquerón” e uma das principais praças, a do Salvador del Mundo.

Vista de San Salvador
Vista de San Salvador

Zona Rosa

A região da cidade conhecida por ser sede de embaixadas, grandes multinacionais e reunir os bairros nobres de San Salvador é a zona rosa. Aí estão os principais hotéis de cadeias internacionais, boa parte os melhores bares e restaurantes, além da Casa Presidencial – sede do executivo salvadorenho.

Praça Salvador del Mundo
Praça Salvador del Mundo

Praça Salvador del Mundo

Um ícone de grande importância para El Salvador e um dos seus mais representativos é o monumento que se localiza na conhecida Praça das Américas. A estrutura foi desenhada pelo arquiteto José Maria de Barahona Villaseñor e consiste na figura de Cristo, patrono do país, sobre um globo terráqueo que está montado sobre um pedestal. Dizem que este é o principal símbolo de esperança e fé do povo salvadorenho. Ela foi remodelada em 2010 e ganhou áreas de descanso e lugares aptos para atividades cidadãs.

Praça Salvador del Mundo
Praça Salvador del Mundo

Catedral

A Catedral de San Salvador está localizada no Centro histórico. É um local de grande valor histórico e político, pois ali, em 1977, o arcebispo Óscar Romero sucedeu ao Monsenhor Chávez, e encontrou os trabalhos pela metade. Durante este tempo, a catedral foi testemunha dos numerosos conflitos sociais que viviam o país inclusive com o assassinato do referido religioso em 30 de março de 1980. O arcebispo Arturo Rivera y Damas, sucessor de Romero, continuou as obras, mas foi severamente danificado pelo terremoto de San Salvador de 10 de outubro de 1986.

Vista Catedral ao fundo
Vista Catedral ao fundo

Na parte de baixo do templo, está um amplo espaço denominado “A Cripta”, onde existem duas capelas, o mausoleu do beato Óscar Romero e túmulos com os restos mortais dos bispos e arcebispos da Iglesia Católica salvadorenha.

Vulcão em San Salvador
Vulcão em San Salvador

El Boqueron

San Salvador tem um vulcão: o Quezaltepeque que se localiza a oeste da cidade. Sua cratera é conhecida como “El Boquerón“ e tem um diâmetro de 1500 m e está situada a 1800 m de altura. É possível visitá-lo, mas é necessário que os visitantes tenham um bom condicionamento físico já que a subida e descida ao topo é bastante exigente. Durante a subida dá para apreciar a natureza e existem diversos mirantes.

Parque el Boqueron en San Salvador
Parque el Boqueron en San Salvador

El Salvador é praticamente um diamante bruto que merece ser apreciado. Um destino que deve ser colocado na lista de países a visitar. Embarquem rumo ao “desconhecido” e prepare-se para se apaixonar.

Vista de San Salvador
Vista de San Salvador

Serviço:

Não é necessário visto para entrar em El Salvador. Apenas o passaporte com seis meses de validade, que será carimbado no aeroporto. No aeroporto é necessário o pagamento de uma taxa aeroportuária e de entrada no país. O valor é de U$10

Para conhecer mais informações de El Salvador visite www.elsalvador.travel

O Turismo em Pauta viajou a convite do Ministério de Turismo de El Salvador, Corsatur, Escritório Comercial e de Turismo de El Salvador em São Paulo e da Avianca Holdings.