‘Reunião em Santos’ foi momento histórico para a AVIESP
Da esquerda para a direita: Orlando Santos (diretor regional de Santos), Sebastião Pereira (secretário), Marcos Lucas (presidente do conselho deliberativo), Marcelo Matera (presidente da AVIESP), Dr. Marcelo Oliveira (assessor jurídico da AVIESP) e Daniel Biancareli (tesoureiro).
Um amplo debate sobre associativismo permeou a reunião da AVIESP com os agentes de viagens, realizada em Santos, ontem (22). Trinta e cinco pessoas de 23 agências permaneceram na mesma sala por mais de três horas ouvindo e questionando o papel da AVIESP, a atuação política da entidade, os instrumentos de consultas aos quais os associados têm acesso, a importância de ser associado e os benefícios que a entidade proporciona. “Para os diretores presentes está reunião é histórica”, salientou o presidente da AVIESP, Marcelo Matera, diante da transparência que caracterizou o encontro. Importantes pontos foram esclarecidos na reunião. A Nascimento, que está em recuperação judicial e a Flytour, que promoverá um feirão na cidade, foram dois temas que ganharam enfoque especial.
Matera destacou que a entidade há muito tempo disponibiliza ferramentas para que os agentes consultem a vida financeira dos fornecedores. No caso específico da Nascimento, a consulta realizada dias antes revelava que nada constava que desabonasse a operadora. “A AVIESP não dispõe de informações privilegiadas. Somos agentes como vocês, que se unem para buscar melhores condições de trabalho”, destacou.
A AVIESP, contudo, enviará ofício à Braztoa solicitando das operadoras uma maior transparência na relação comercial com as agências de viagens, ou seja, que se possa avaliar a saúde financeira das operadoras.
O Feirão que a Flytour promoverá em Santos, no mês de outubro, foi quase um consenso: os agentes dizem que não participarão por não concordarem com o operacional do evento, já que o nome de suas agências não poderá aparecer e a comissão será reduzida. Matera se comprometeu a intermediar uma nova reunião do grupo de Santos com a Flytour.
Todos os diretores que participaram da reunião – Marcelo Matera(presidente), Sebastião Pereira (secretário), Daniel Biancareli (tesoureiro), o presidente do Conselho Deliberativo, Marcos de Lucas; o regional de Santos, Orlando Pereira dos Santos; além do consultor jurídico da entidade, o advogado Marcelo Oliveira – pontuaram a importância de os agentes não associados ingressarem na AVIESP.
Na avaliação dos agentes, os benefícios oferecidos aos associados da entidade foram apresentados de forma esclarecedora. As capacitações, e a Expo de Negócios em Turismo e o Seminário AVIESP, que abrem amplas possibilidades de networking e capacitação, também foram destacados pelos diretores.
DEPOIMENTOS – Em clima de total entrosamento, os agentes avaliaram a reunião. “Sou associada e acredito que a reunião foi muito positiva. Realmente creio que a união faz a força. A AVIESP é a nossa voz. Já utilizei os serviços da entidade e foi ótimo”, Andrea Guimarães e Melissa Abreu, Perfil Viagens e Turismo.
“A AVIESP respondeu a todas as solicitações levadas à entidade. O que não pode é que a Associação se responsabilize por tudo. Natural que a agência tem que ter respaldo. Temos que trabalhar e entender que lei é lei, mesmo quando não concordamos com seu teor!”, Inês Bellini, Mendes Turismo.
“A reunião foi excelente, esclarecedora. Era o que esperávamos, apesar de as pessoas esperarem muito. Temos que nos unir. Estaríamos em melhor situação se o segmento trabalhasse na mesma direção”, Saladina Gutierrez, Sagla Viagens.
“Foi um momento muito produtivo. Não houve animosidade entre os agentes. Tivemos três horas de reunião e ninguém deixou a sala! A AVIESP nos ouviu. Acho que a AVIESP realmente pode nos representar”, Inês Mello, Stanfer Turismo.