Ranking inédito apresenta desempenho de marca das 50 cidades mais populosas da Região Sudeste
“Brasil City Brand Ranking©” traz uma análise de dados quantitativos, estatísticos e digitais da performance dos municípios do Sudeste brasileiro nos quesitos visitar, viver e investir
A Bloom Consulting, empresa global especializada em Nation e City Branding e Placemaking, acaba de lançar o “Brasil City Brand Ranking©”, estudo inédito que analisa a performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos aspectos: visitar, viver e investir. O levantamento destaca também o desempenho das 5 regiões do país, separadamente.
Na Região Sudeste, o “Brasil City Brand Ranking©” elencou os 50 municípios que adotam boas práticas de estratégias de promoção, visibilidade e registram procura proativa por turistas em sites de buscas. A pesquisa também avaliou as cidades que oferecem as melhores plataformas online e redes sociais, além dos melhores indicadores estatísticos nas três categorias que a englobam.
Por meio de uma metodologia própria e inovadora da Bloom Consulting que combina os melhores resultados no ranqueamento do Google, estatística e ferramentas únicas, os resultados do “Brasil City Brand Ranking©” podem auxiliar os municípios no planejamento de suas estratégias de marca atuais.
“O ‘Brasil City Brand Ranking©’ é uma pesquisa diferenciada, sem variáveis qualitativas ou de opinião, focada exclusivamente em ‘hard data’. Ou seja, em dados fidedignos que classificam o desempenho das marcas dos municípios de forma tangível e realista”, ressalta Caio Esteves, Partner global director of placemaking da Bloom Consulting.
São Paulo é a campeã do “Ranking Regional – Sudeste”
Com uma performance dominante em todos os eixos avaliados (investir, visitar e viver) pelo “Brasil City Brand Ranking©”, São Paulo ganha o status de melhor marca-cidade do Brasil. Além da soberania nas categorias do estudo, a capital paulista também performou bem em parte das variáveis estatísticas e digitais.
Embora, regionalmente, as performances online e em redes sociais de São Paulo tenham ficado abaixo de municípios como Rio de Janeiro e Campinas, o desempenho máximo na análise dos resultados de sites de busca garantiu o 1º lugar da capital paulista no “Brasil City Brand Ranking©”.
Marcas Estrela
O “Brasil City Brand Ranking©” criou a categoria “Marcas Estrela” para reconhecer as cidades que se destacaram nos três eixos analisados pelo levantamento (visitar, viver e investir), tanto regionalmente, quanto nacionalmente. Na Região Sudeste, São José dos Campos (SP) foi a cidade vencedora.
Marcas Estrela do “Brasil City Brand Ranking©”.
A cidade conquistou, regionalmente, o 8º lugar no eixo “Viver”, constando ainda entre as 30 melhores do Brasil. Além disso, São José dos Campos também se destaca em “Visitar”, apresentando excelentes índices estatísticos de qualidade de vida.
Destaques Sudeste
A Região Sudeste é a responsável por metade das cidades analisadas no primeiro “Brasil City Branding Ranking©”. O seu desempenho é destacado pela força dos municípios do interior paulista, especialmente no eixo “Investir”, já que 7 dos 10 principais ambientes para negócios na região, estão localizados no estado de São Paulo.
Além da capital paulista, Campinas, Sorocaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e Santos compõem o Top 10 do Ranking Regional Sudeste, que conta ainda com Rio de Janeiro, e as mineiras Belo Horizonte e Uberlândia.
Vale destacar também o desempenho de Petrópolis que conquistou um notável 11º lugar no eixo “Visitar”, o que pode ser considerado um excelente resultado se comparado aos desempenhos inferiores em “Investir” e “Viver”. Resultado que indica a tendência da cidade em se manter entre os destinos turísticos mais procurados do Sudeste.
“Os nossos estudos e pesquisas fazem parte de todas as discussões acerca do desempenho das estratégias de marca de cidades e países pelo mundo. Estamos muito satisfeitos em trazer uma análise pertinente e fundamental ao Brasil pela primeira vez”, finaliza Esteves.
O “Brasil City Brand Ranking©” completo está disponível no site da Bloom Consulting.
Sobre a Bloom Consulting
Nos seus 19 anos de atividade, a Bloom Consulting tem sido presença assídua nos meios de comunicação internacionais de renome como a BBC, The Economist, Forbes e CNN, bem como nas mais importantes conferências de “Country”, “Region” e “City” Branding internacionais. A sede da empresa encontra-se no coração de Madrid, contando ainda com escritórios em Lisboa, São Paulo e Londres. A Bloom Consulting tem vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission, sendo ainda Data Partner oficial do World Economic Forum contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística, agora índice de desenvolvimento de viagens e turismo. José Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting, é reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais de Place Branding e é um pioneiro na modernização desta indústria, tendo lançado em Setembro de 2019 o livro “Nation Brand Builders” na conferência City Nation Place em San José, Costa Rica. Caio Esteves – Partner global director of placemaking da Bloom – consolidou-se como uma das principais vozes no Brasil na discussão sobre os diferentes aspectos que compõem a vida nas cidades, tendo lançado três livros sobre o Placemaking entre 2016 e 2021. Nas últimas duas décadas, a Bloom Consulting desenvolveu continuamente sua abordagem única, robusta e abrangente para o desenvolvimento de estratégias de marcas locais, com mais de 90 projetos concluídos com sucesso para governos de países, regiões e cidades em 5 continentes diferentes.
Imagens relacionadas
Resultados da Regional Sudeste no “Brasil City Brand Ranking”. baixar em alta resolução |
Marcas Estrela do “Brasil City Brand Ranking”. baixar em alta resolução |