QUITO SE CONSOLIDA COMO CIDADE LUZ
Por sua localização geográfica, na linha equatorial, Quito é uma terra cheia de luz e de energia, e tem o privilégio de contar com doze horas contínuas de sol. Anualmente, no dia 21 de junho, nas paróquias rurais que cercam o Distrito Metropolitano de Quito, se celebra a Festa ao Sol, que marca o início do verão e é um agradecimento tradicional, com danças e comida, ao “Deus Sol”.
O Inti Raymi (festa do sol) é um símbolo de gratidão dos povos andinos à Mãe Terra (pacha mama) por ter permitido uma boa colheita. Essa manifestação intercultural permite manter viva a memória ancestral andina pela América Latina e é uma importante atração turística da cidade.
Para continuar brilhando aos olhos do mundo, de 9 a 13 de agosto, mês das artes, Quito estará cheia de luzes, cor e música com a Festa da Luz, um incrível espetáculo de luzes organizado em parceria com a prefeitura de Lyon (França). Essa atividade já foi realizada no ano passado e teve sucesso, por isso passa a fazer parte da programação da cidade. A escolha da cidade pelo segundo ano consecutivo para esse famoso festival francês na América Latina não poderia ser mais oportuna. Acima de tudo, Quito é – de onde você veja – uma cidade de luz.
Durante quatro dias, prédios emblemáticos da cidade, como igrejas, praças e teatros se convertem em telas gigantes onde serão projetados espetáculos de luzes e cor, com tecnologia avançada. Mais de um milhão e meio de pessoas estiveram na festa no ano passado, no marco da cúpula Habitat III, e a estimativa para esse ano é superar esse número.
Com a realização da Festa da Luz no segundo ano consecutivo, as ruas de Quito voltam a ser protagonistas, convidando os visitantes e locais a descobrirem as histórias das fachadas dos prédios históricos e a ter uma experiência cheia de cor e magia.