Matérias

QUE GOSTOSO!

MERCADINHO

Produtor faz licor lituano krupnikas em SP

por Claudio Schapochnik

Você gosta de licores? Vou dar uma dica originária da Lituânia, um pequeno país do Norte da Europa. É o krupnikas. Feita com álcool de cereal, mel e especiarias, a bebida também é produzida na Polônia e na Belarus, com o quase igual nome de krupnik. Caso queira prová-lo, o que aconselho, basta comprá-lo junto ao pequeno produtor no bairro da Mooca (Zona Leste de São Paulo). É o simpático senhor Jorge Prokopas, brasileiro descendente de lituanos.

O krupnikas teria sido criado no século 16 pelos monges franciscanos. Religiosos desta ordem viviam perto do castelo Niasvizh – hoje na Belarus e naquela época pertencia a um enorme Estado fruto da união das coroas polonesa e lituana.

Jorge Prokopas e suas garrafas de krupnikas durante o Labas 2019; ao fundo a bandeira da Lituânia (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Na Lituânia, o krupnikas tem graduação alcoólica superior a 30 graus, 35 graus. “Na minha produção artesanal, a bebida chega aos 27 graus, e, em relação ao gosto, é muito semelhante ao fabricado na Lituânia”, explica ao Que Gostoso! Prokopas.

Ele participou do evento Labas 2019 – Festival da Lituânia no início deste mês de maio, organizado pelo Consulado Geral da República da Lituânia em São Paulo e pela Comunidade Lituano-Brasileira, na Fundação Ema Klabin Casa Museu, na capital paulista.

“O krupnikas leva cerca de 12 dias para ficar pronto, e as garrafas têm 500 ml cada”, afirma Prokopas. “Comercializo no varejo e no atacado. Já vendi para lituanos, que acharam mais saborosa que a produzida por lá. Então deve ser boa mesmo, né?”, diz, orgulhoso, o pequeno produtor.

Bebida muito saborosa, também é um presente gostoso e diferente

Eu provei o krupnikas no evento e adorei. Você sente bem o gosto do mel. Delícia. Recomendo!

Quem quiser comprar e encomendar a bebida basta falar com o senhor Jorge pelos contatos abaixo.

SERVIÇO:
Jorge Prokopas
Whatsapp: (11) 99236-7668
E-mail: prokopas@ig.com.br

Publicado originalmente em 23/5/2019.