Projeto convida população a contribuir com pesquisa de monitoramento de budiões
Projeto convida população a contribuir com pesquisa de monitoramento de budiões
Programa Ciência Cidadã ajuda a construir base de dados com registro de espécies em diversos pontos do litoral brasileiro
O budião – ou peixe papagaio – é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Há o multicolorido budião-verde, que é não apenas verde, mas também laranja e um pouco azul; tem as nadadeiras quase fosforescentes do budião-cinza; e ainda o carisma do budião-azul, cuja combinação de cores e a posição da boca fazem parecer que ele está sorrindo. Além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais.
O monitoramento, avaliação e status populacional dos budiões são realizados na costa brasileira por pesquisadores do Projeto Budiões, que é patrocinado pela Petrobras e também atua na pesquisa e educação ambiental para a conservação da espécie. O Projeto convida a população a participar do seu programa de Ciência Cidadã, registrando os avistamentos de budiões durante mergulhos turísticos, exploratórios ou de pesca em quaisquer pontos do litoral do país.
Para contribuir, basta acessar o site budioes.org e preencher o formulário de Ciência Cidadã, anexando uma foto do peixe avistado, entre outras informações. Para facilitar a identificação da espécie, o Projeto Budiões incluiu no formulário uma lista com imagens dos peixes em suas diferentes fases de vida.
O objetivo do programa é elaborar uma base de dados que ajude no mapeamento e monitoramento da presença das espécies de budiões em vários locais do litoral brasileiro. “Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos. Ao registrar os avistamentos de budiões na nossa plataforma, o ‘cientista-cidadão’ estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e, por consequência, ajudando a preservar estas incríveis espécies”, destaca o biólogo Carlos Hackradt, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e coordenador geral do Projeto Budiões.
Sobre o Projeto Budiões
Pela sua função na manutenção do equilíbrio dos ambientes recifais, esses peixes se tornaram o foco do nosso Projeto, o Projeto Budiões.
Após o período inicial de foco nas ações digitais, devido à pandemia e recomendação de saúde para distanciamento social, o Projeto Budiões dá continuidade às suas ações iniciando suas atividades com saídas a campo com o objetivo de coletar dados e adquirir conhecimentos científicos que auxiliem na conservação dos ambientes recifais e dos budiões.
Com o patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, novas perspectivas e ações para a Conservação, Educação Ambiental e Pesquisa Científica são realizadas em nossas áreas de atuação: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Além de realizar todas as atividades com zelo e dedicação, nossos principais compromissos são: integrar pessoas, realizar pesquisas e monitoramentos e fomentar a implementação de políticas públicas para que a conservação dos budiões e dos ambientes recifais aconteça de fato.
Para saber mais, acesse as redes sociais do Projeto Budiões:
Instagram: @budioes
Facebook: @budioes
YouTube: Projeto Budiões
Twiter: PBudioes
LinkedIn: Projeto Budiões
Site: www.budioes.org
Imagens relacionadas
Budião-azul, Scarus trispinosus Caio Salles baixar em alta resolução |
Budião-sinaleiro, Sparisoma frondosum Caio Salles baixar em alta resolução |