Primeiro Boeing 747-400 faz seu último voo histórico
O Ship 6301 da Delta fez seu primeiro voo com a Northwest Airlines em dezembro de 1989 e já voou por mais de 61 milhões de milhas, o suficiente para fazer 250 viagens da Terra à Lua. Após um tempo, a Northwest se uniu à Delta.
Conhecida como a “Rainha dos céus”, o 747 é uma das aeronaves mais populares e reconhecíveis no mundo hoje. Quando o primeiro 747 fez seu primeiro voo comercial há 45 anos, os críticos diziam que a aeronave iria em breve tornar-se obsoleta pois os designers acreditavam que aeronaves supersônicas tomariam controle dos céus. No entanto, o jato jumbo de quatro motores revolucionou a indústria com a sua capacidade excepcional de longa distância de voo e seu enorme tamanho, quase três vezes maior do que o maior avião que tinham naquele momento.
O 747 marcou o início de uma nova era de viagens internacionais de luxo e, em determinado momento, apresentou recursos como escadas em espiral para o convés superior e piano bares.
O aprimorado 747-400 contou com um novo cockpit de vidro, tanques de combustível da cauda, motores avançados e um novo interior.
O modelo 747-400 é chamado de jumbo “high-tech” para distinguir suas características avançadas de seu antecessor, o “jumbo clássico” das séries -100 a -300. Os 747-400s voaram dos EUA para diversos destinos de longo curso incluindo Amsterdam, Tel Aviv, Honolulu, Xangai, Seul, Tóquio e Manila durante os últimos 26 anos.
Como a Delta continua a modernizar a sua frota e melhorar a sua rede no Pacífico, a companhia planeja aposentar os doze 747s restantes em sua frota até 2017 substituindo-os por aeronaves menores e mais eficientes em termos de combustível. Isso permitirá à companhia aérea operar em uma ampla variedade de rotas, especialmente nos mercados asiáticos.
O último voo do Ship 6301 foi o 836. Decolou de Honolulu pontualmente, enquanto toda a equipe Delta assistia sua adorada aeronave.
Na sequência do seu último voo, o Ship 6301 foi recebido em casa, em Atlanta, no início da manhã.
O piloto-chefe do 747 da Delta, Steve Hanlon, disse que o 747-400 era carinhosamente conhecido entre os pilotos como “A Baleia”. “Mesmo sendo tão grande, a Baleia era uma aeronave surpreendentemente manobrável e rápida, normalmente viajando com a velocidade do som de 0,86, com cerca de 400 pessoas a bordo.”
Após a sua aposentadoria, o Ship 6301 está programado para ter uma viagem final no início de 2016 para o Museu de Aviação da Delta onde ele vai se tornar a mais recente aeronave a ser exposta.