Matérias

Pinacoteca Benedito Calixto promove recital de piano gratuito com o maestro Beetholven Cunha, neste domingo (1/09)

A apresentação do pianista considerado um dos mais brilhantes da nova geração começará às 17 horas.

Neste domingo (1º/09), a partir das 17 horas, a Pinacoteca Benedicto Calixto vai receber um dos mais brilhantes pianistas brasileiro da nova geração, o maestro Beetholven Cunha, em um recital com a participação de um dos mais consagrados jovens violinistas da Baixada Santista, Vinicius Mendes.

Com entrada gratuita, a apresentação musical faz parte da 2ª Edição do Projeto Arte na Pinacoteca, uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, apoio institucional TV Tribuna, e promovido pela Fundação Benedicto Calixto.

Com um repertório de composições próprias, temas clássicos e consagrados, nacionais e internacionais, o programa do concerto inclui músicas como Diário da Quarentena n°17 para violino solo (2020); Tons da Aurora para violino e piano (2024) estreia mundial de obra dedicada ao conde Paulo Eduardo Costa; Momento sonoro para um Dia Frio – para flauta e violino, obra dedicada a Vinicius Mendes e Thalia Izidoro; Subindo a serra – para violino e piano (2024) estreia mundial de obra dedicada ao violinista Vinícius Mendes e De uma Revoada de Maio – para piano e violino (2024), obra dedicada a Fábio Luiz Salgado.

O ingresso pode ser retirado gratuitamente no dia da apresentação, a partir das 16 horas, por ordem de chegada. o espaço é limitado a 50 lugares. A apresentação também será transmitida nas redes sociais da Pinacoteca (Facebook, Instagram e YouTube).

Sobre o Artista:
Beetholven Rodrigues da Cunha nasceu em 1978 entre os sons dos cavalos marinhos, maracatus, orquestras de frevo, papangus, catirinas, laursas e caboclinhos na cidade de Goiana, estado de Pernambuco. Em casa, desenvolveu rapidamente o gosto pela música de concerto com o irmão de sua bisavó, mestre Eduardo Santana (Duda) e com ele iniciou os rudimentos da música e desenvolveu o gosto por Brahms, Bach e outros.

Estudou teoria musical, solfejo, sax-horne, euphonium e trombone com Francisco Pereira, Demócrito França e Silvio Américo, vindo depois a ser arquivista, instrutor de teoria musical, arranjador, compositor e regente assistente com apenas 14 anos das escolas de música das duas bandas de música de sua cidade (Bandas Curica e Saboeira). Fez conservatório e curso superior em arranjo, composição e regência.

Teve aulas de aperfeiçoamento em piano com Gilberto Tinetti, e Antônio Bezan, Regência com Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky e Marcus Carvalho, composição com Clovis Pereira, J. A. Kaplan, Osvaldo Lascerda e Hans Joachim Koelreutter.

Em São Paulo, trabalhou como professor de piano, composição, arranjo e matérias teóricas no Conservatório Guiomar Novaes (Santos -SP) e na escola livre de música Universo Musical (São Paulo-SP). Nesta mesma época reorganizou a orquestra Vivace na cidade de São Paulo, e dirigiu o coro infanto-juvenil da ordem Agostiniana.

Ao chegar em Teresina (PI), em 2005, o maestro/arranjador Luizão Paiva, então diretor da Escola de Música Adalgisa Paiva, Universidade Federal do Piauí, convidou-o para integrar o quadro de professores e na mencionada instituição lecionou teoria, harmonia, arranjo e composição, além de ser o fundador, maestro e diretor artístico do Coral Comunitário da UFPI e do Grupo de música experimental GMUCO. No mesmo ano em que chegou em Teresina, foi convidado pelo então secretário da cultura José Reis Pereira para organizar e reger o consorte de flauta doce SOPRO DIVINO.

Beetholven possui o Diploma de Honra ao Mérito pela Ordem dos Músicos do Brasil, conselho regional do Piauí e foi compositor residente do I FESTIVAL CARLOS GOMES de Campinas SP (2009). Também é comendador pela Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, outorgada pela Associação Brasileira de Arte Cultura e Ensino ABACE.

No Piauí, criou a Camerata Piauiense, Beetholven e Orquestra, Coral infanto-juvenil Trauteando, Coral da cidade de Parnaíba, Madrigal do SESC Parnaíba, Camerata Parnaibana. Em Parnaíba (PI), criou o projeto Corais do Mar, coordenando 26 corais infanto-juvenis da rede municipal de ensino, culminando com o Grande Coral de Natal, com mil crianças. No SESC Caixeiral de Parnaíba (PI), trabalhou como regente do coral infantil e do Coral Misto do SESC. Ainda na cidade, criou a Camerata Parnaibana e o Coral da Cidade. Em 2020, criou, na cidade de São Vicente, a Camerata São Vicente, sendo seu regente titular.

Foi compositor residente e maestro do Festival de Cordas do ICED, em Teixeira de Freitas (BA). Tem suas obras interpretadas no Brasil e no exterior em países como: Polônia, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Suíça, Equador, Cazaquistão, Sultanato de Butão, Canadá, Estados Unidos e Portugal.

Como pianista, vem interpretando suas obras e as obras dos grandes mestres do presente e do passado. Como artista visual, tem suas obras vendidas para o Brasil e Estados Unidos, além de ter realizado três exposições nas cidades de Parnaíba (PI), Teresina (PI) e São Vicente (SP).

Sobre o Arte na Pinacoteca:
O projeto Arte na Pinacoteca tem se destacado como um vetor importante para a democratização do acesso à cultura em Santos, por meio de uma variedade de atividades educativas, incluindo exposições, palestras, oficinas, recitais e visitações especiais para alunos de escolas municipais, fortalecendo o papel educativo e inclusivo da arte.

A 2ª Edição do Projeto Arte na Pinacoteca é uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, apoio institucional TV Tribuna, promovido pela Fundação Benedicto Calixto. A direção executiva do projeto é de Leila Gazzaneo, da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social e sustentabilidade. A produção executiva é de Fabio Luiz Salgado.

Serviço:
Recital de Piano com Beetholven Cunha
Data: 1º de setembro de 2024 (domingo)
Horário: 17h
Entrada gratuita
Local: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP
Telefone: (13) 3221-5300