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Pesquisa da ALAGEV aponta Bahia, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul como os destinos mais procurados para viagens de incentivo nos próximos anos .

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) apresenta os resultados da “Pesquisa Viagem de Incentivo”, que contou com a participação de 148 respondentes, sendo 34% clientes de 6 estados e 66% agências de incentivo de 11 estados. O objetivo do estudo, realizado entre novembro de 2021 e março de 2022, é entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada e fornecer dados para tomadas de decisão relacionadas ao setor.

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos. Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.

Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que para os clientes a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos, já para as agências seriam Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Enquanto Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal são os primeiros do ranking internacional.

Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento:

Quais tipos de informações são mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas?

Feedback dos participantes – 85%

Apresentação simples dos benefícios – 70%

Informações sobre retorno dos objetivos (ROO) – 40%

Informações sobre retorno do investimento (ROI) – 38%

Comparações com ofertas da concorrência – 35%

Histórico de viagens anteriores – 33%

Como o volume de RFPS (Request for proposal – orçamentos) para programas de viagens de incentivo mudou nos últimos anos (sempre em relação ao ano anterior)? Como você prevê os próximos anos?

Além do impacto do programa de viagens de incentivo nos resultados da empresa patrocinadora, quais impactos adicionais das viagens de incentivo são mais significativos?

Impacto no desenvolvimento pessoal e profissional do premiado – 79%

Impacto na empresa patrocinadora em termos de promoção das relações no local de trabalho e melhoria da cultura da empresa – 69%

Impacto na qualidade de vida do premiado – 51%

Impacto na sociedade como um todo como agente de mudança positiva, onde as viagens promovem a compreensão cultural etc – 51%

Impacto na economia do destino que recebe o incentivo – 49%

Quantas agências são convidadas para participar da concorrência de viagens de incentivo?

Quantos destinos você tem solicitado para apresentar em uma concorrência de viagens de incentivo?

Ao competir por contratos de programas de viagens de incentivo que ocorram nos próximos 2 anos, que ações sua equipe está tomando para agregar valor e conquistar negócios?

Oferecendo experiências únicas, experiências exclusivas – 81%

Parceria para fornecer mais serviços a partir de uma única fonte – 46%

Materiais de marketing que valorizem a marca do cliente – 40%

Oferecendo condições de pagamento flexíveis – 33%

Incluindo mais equipe no local ou elementos de serviço pelo mesmo preço – 25%

Oferecendo descontos anuais se vários programas forem confirmados – 8%

Não está fazendo nada de diferente neste momento – 6%

Que (quais) fator(es) você considera seu diferencial mais forte para ganhar negócios com programas de viagens de incentivo?

Qualidade do serviço – 85%

Entendimento do negócio clientes: suas necessidades e formas de atuação – 69%

Criatividade / inovação – 64%

Reputação – 42%

Preço – 38%

Quais dos seguintes fatores estão causando o maior impacto positivo e/ou negativo nos programas de viagens de incentivo planejados para os próximos anos?

Quais etapas da tecnologia e do gerenciamento de riscos foram típicas em eventos passados e atuais? O que é esperado para eventos futuros?

Clientes:

Agência de incentivo:

Quais atividades você considera mais importantes para um programa de viagens de incentivo bem-sucedido?

Quais são os benefícios mais importantes que sua empresa recebe de seus programas de viagens de incentivo?

Retenção de talentos – 17,9%

Aumento de vendas e/ou lucro para a empresa – 17,9%

Relacionamento com o cliente interno – 15,5%

Maior produtividade individual – 13,1%

Teinamentos, incremento de conhecimento – 11,9%

Maior participação de mercado – 10,7%

Relacionamento com o cliente externo – 10,7%

Conformidade aprimorada da marca – 2,4%

Qual é o gasto aproximado por pessoa (custo total do programa dividido pelo número de pessoas, incluindo premiados, convidados e outros participantes na contagem de pessoas) em programas de viagens de incentivo desde 2019 pelos quais sua equipe foi responsável?

Nacional

Não se aplica – Agência (2%)  e Cliente (22%)

De R$ 5.000,01 a R$ 10.000,00 – Agência (28%) e Cliente (22%)

De R$ 3.000,01 a R$ 5.000,00 – Agência (28%) e Cliente (26%)

De R$ 10.000,01 a R$ 20.000,00 – Agência (23%) e Cliente (4%)

Até R$ 3.000,00 – Agência (8%) e Cliente (17%)

Acima de R$ 20.000,00 – Agência (11%) e Cliente (9%)

Internacional

Não se aplica – Agência (5%) e Cliente (44%)

De US 5.000,01 a US 8.000,00 – Agência (16%) e Cliente (17%)

De US 3.000,01 a US 5.000,00 – Agência (39%) e Cliente (9%)

De US 1.000,01 a US 3.000,00 – Agência (26%) e Cliente (22%)

Até US 1.000,00 – Agência (7%) e Cliente (4%)

Acima de US 8.000,00 – Agência (7%) e Cliente (4%)

Embora tenha em mente que não há dois programas iguais, indique a alocação média do orçamento do programa para viagens de incentivo pela qual sua equipe foi responsável.

Nacional

Clientes:

Agências de incentivo:

Internacional

Clientes:

Agência de incentivos:


Quais são as 3 tendências mais importantes que afetam os gastos por pessoa nos programas de viagens de incentivo de sua equipe nos próximos 2 anos?

Variação cambial – 74%

Proporcionar a melhor experiência para os premiados – 63%

Decisão da gerência de alterar o número de PREMIADOS elegíveis – 52%

Decisão da gerência de alterar os gastos corporativos em geral – 48%

Mudança na gestão – 26%

Decisão da gerência de alterar o número de EQUIPES elegíveis – 22%

Mudança no tamanho da empresa por meio de fusões e aquisições – 11%

Mudança orgânica no tamanho da Empresa – 4%

Sua empresa ou agência organiza viagens principalmente para:

Destinos Internacionais – Cliente (33,33%) e Agência (60,71%)

Destinos na América Latina (exceto Brasil) – Agência (1,79%)

Destinos Nacionais – Cliente (66,67%) e Agência (37,50%)

Quais destinos sua equipe usou ou planeja usar para programas de viagens de incentivo?

Nacional – Cliente


Nacional – Agência



Internacional – Cliente



Internacional – Agência

Quando analisa novos destinos para viagens de incentivo, qual a eficácia dos seguintes métodos de divulgação?

Clientes

Agência de incentivos:

Com base em sua experiência, em que estágio um organizador de programa de viagens de incentivo normalmente se aproxima de uma organização de marketing de destino (DMO ou CVB) para procurar aconselhamento sobre como operar um programa nesse destino?

Antes de criar uma RFP – 49%

Após o destino ser confirmado – 25,5%

Depois de criar uma RFP, mas antes da confirmação do destino – 17,6%

Não se conecta a um DMC ou CVB – 7,8%

Pós covid-19, como será a retomada do mercado de incentivo?

Clientes:

Agência de incentivos:

A pesquisa completa pode ser acessada no site oficial da ALAGEV (link).