Matérias

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Matérias publicadas em 41 jornais impressos no Estado de São Paulo, e mais 8 jornais eletrônicos.

TAMBAÚ  &  DONIZETTI

     Os dois nomes não se confundem, mas quando um é citado logo o outro é lembrado.

     Mormente para aqueles com mais idade, da época em que o Padre Donizetti era vivo.

     Naqueles idos, era tamanha a quantidade de ônibus para Tambaú que chegava a causar congestionamento nas rodovias.

     Todos eles transportavam romeiros em busca da bênção do Padre Donizetti, pois muitos milagres na ocasião foram noticiados.

     Assim, o cacoete de receber visitantes com amizade e gentilezas deram fama à cidade de boa receptiva, a qual dura até hoje e que, também, é um dos fatores que ajudou transformá-la com o título de “Município de Interesse Turístico”.

Na foto de Adelmo Carneti:  Fonte Luminosa em Tambaú (SP).

DURANTE A MADRUGADA

     Donizetti nasceu na cidade de Cássia (MG).

     Ele foi Padre em Campinas e em Vargem Grande do Sul antes de se tornar o Vigário de Tambaú de 1926 até 1961.

     A casa dele, em Tambaú hoje é um Museu

     O processo de beatificação do Padre Donizetti teve início com a exumação (em sigilo) dos seus restos mortais na madrugada do dia 8 de maio de 2009, e na presença de um Frei Postulador que veio de Roma especialmente para elaborar o tal processo.

     Depois foram trasladados para o mausoléu do santuário da Igreja encerrando, assim, a parte inicial que se reclamava há anos.

     Porém, os responsáveis por tal beatificação ou santificação ainda andam a passos de tartaruga…

Na foto de Adelmo Carneti:  Museu Histórico de Tambaú (SP).   

UM TRABALHO ELOGIADO

     Cíntia Möller Araújo realizou uma série de estudos sobre Conselhos Municipais de Turismo já que, além de professora universitária, ela é especialista em Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Marketing, Economia do Turismo, Análise e Elaboração de Projetos.

     Um dos seus excelentes trabalhos foi baseado no Comtur da Estância de Socorro, o qual é uma referência em termos de fórum participativo no Estado de São Paulo, no campo do Turismo.

     Destacamos uma das declarações da Professora Cíntia que registrou “- Estamos em face de uma sociedade civil cujos cidadãos conseguem, progressivamente, entender a importância de se organizar, com o fito de melhor vocalizar as suas demandas”

     E Cíntia acrescenta: “- Vários grupos, os quais, no passado, estavam alheios às mudanças e às flutuações ocorridas no contexto, começam a exercitar seus direitos e capacidades, sobretudo no que concerne à formulação de pontos de vistas dinâmicos e à avaliação da qualidade de suas escolhas”.

Na foto:  Cíntia Müller Araújo, AMITur. 

BONDE TURÍSTICO

     “-Não basta só andar de bonde turístico em Santos. É preciso ouvir todas as explicações que os Guias vão desfiando pelo caminho”. Assim nos disse a jornalista de Santos, Amélia Fernandez, que arrematou:

     “-Não basta só ouvir esses Guias. O melhor é descer para verificar de perto algumas das atrações do trajeto, ao longo do qual encontramos cerca de 40 pontos de interesse turístico, histórico e cultural.

     Estas recomendações são para os passageiros da ‘Linha Turística’ do já famoso ‘Bonde de Santos’, com dois pontos de parada, além do ponto inicial na Praça Mauá.

     Ah! E não tem graça alguma você estar ali na Praça Mauá e não saborear os pastéis mágicos do ‘Bar do Carioca’. São os melhores do Brasil, sejam com um ‘pingado’, sejam por uma ‘geladinha’.

Na foto de Ken Chu:  Bonde turístico de Santos (SP). 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –  setembro/2024)

Siga-nos no Facebook:  @amitur.org     ou     no Instagram:  @amitur.sp