Matérias

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

NOTAS DO TURISMO PAULISTA  

Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico – AMITur.  

Matérias publicadas em 38 jornais impressos no Estado de São Paulo e em 8 jornais eletrônicos.  

As fotos destas matérias estão no site:  www.amitur.org.br – siga-nos no Facebook: @amitur,org  

siga-nos no Facebook: @amitur,org  

– – – o 0 o – – –  

PORTAL DE PARAIBUNA 

    Um aconchegante Centro de Informações Turísticas foi abrigado por um novo Portal Turístico na Cidade de Paraibuna, a 123 km da nossa capital, na região do Vale do Paraíba; 

    Paraibuna recebeu do Governo do Estado o título de Município de Interesse Turístico e, com a verba assim adquirida, construiu um Portal Turístico de beleza ímpar, bem como em lugar estratégico, bem na estrada que liga São José dos Campos à Caraguatatuba e Litoral Norte(Km 32 da Rodovia dos Tamoios). 

    O Canal 39 fez a cobertura da inauguração, cuja obra é estruturada em alvenaria, vidros e madeira, com conforto e segurança, numa boa concepção artística do Eng. Rômulo Imparato.  

    Parabéns ao setor do turismo municipal, principalmente ao Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo, ao eficiente Comtur de Paraibuna, bem como à eficiente gestão da sua Prefeitura. 

NaFoto de André Baby.:Vista Aérea do Portal Turístico de Paraibuna. 

PARAIBUNA 

    Como nos informam os amigos do Canal 39, o Governo Municipal de Paraibuna anuncia, ainda para 2021, procedimentos e tratativas para a desapropriação de parte da área de terreno frontal ao novo equipamento turístico. 

    Nessa área, complementando os serviços oferecidos a moradores e turistas, será instalado um adequado estacionamento, para gáudio do presidente do Comtur de Paraibuna. 

    A cidade, já famosa por sua boa gastronomia e por seu povo muito gentil, caminha para novas conquistas no setor de turismo, pelo qual já disponibiliza uma boa represa, quedas d’água, mirante, prédios históricos, fonte luminosa e muitas áreas de lazer.  

    Visite Paraibuna, cidade que tem muito a oferecer aos visitantes.     

NaFoto do Canal 39 : Outra vista do Portal Turístico de Paraibuna.  

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – 

DE SAPECADO PARA DIVINOLÂNDIA 

    A localidade recebia o nome de ‘Sapecado’ e pertencia ao município de São José do Rio Pardo. Cresceu com os cultivos de café e batata, se desenvolveu e tornou-se a cidade de Divinolândia que, devido ao seu relevo acidentado, possui muitas cachoeiras e mirantes. 

    O “Morro da Torre” é o mirante mais famoso a 1.380 m acima do nível do mar, e de onde se avista duas cidades durante o dia, e mais quatro à noite. 

    Há pouco tempo atrás, a prefeitura de Divinolândia iniciou interessante projeto denominado “Adote uma Nascente”, com a plantação de diversas mudas de árvores nativas ao redor das nascentes.  

    É um exemplo a ser seguido por proprietários que tenham nascentes em suas terras. 

    Divinolândia costuma se expor nos Salões São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista, na capital paulistana. 

    As datas para esse importante evento estão marcadas para os dias 15, 16 e 17 de junho desde ano de 2021. 

Na Foto: Vista do Morro da Torre, em Divinolândia, SP.  

PÃO DE QUEIJO DOCE 

    O Comtur de Divinolândia deliberou o que seria o seu produto típico: o ‘Pão de Queijo Doce’, receita oficial de Dona Maria Fornari.  

    A prefeitura daquela cidade realizou curso com a intenção de padronizar a referida receita pelas padarias e supermercados e, assim, torná-lo um produto exclusivo ou característico de Divinolândia. 

    O seu Conselho Municipal de Turismo também criou um banner que é colocado em cada comércio destacando essa variedade de guloseima.  

    O Comtur, assim, mostra mais uma vez o seu poder de criação.  

    Nem sempre dependemos de dinheiro.  

    Mas sempre de boas idéias.  

Na foto da EPTV,o Pão de Queijo Doce é vendido nas padarias de Divinolândia 

                                  (texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –janeiro/2021) 

É permitida e reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação desde que mencionado o nome do autor e o seu número do MTb.  

Caso não queira mais receber nossos Boletins Informativos, ou caso nos leia em cópia e deseja receber diretamente, por favor, basta nos escrever.  

                                                      – siga-nos no Facebook: @amitur,org