Noite de confraternização e premiação da hotelaria fluminense
Prêmio Top Hotel RJ teve recorde de inscrições em 2023
A noite do dia 29 foi de comemoração para a hotelaria carioca, com a tradicional festa de fim de ano, promovida por ABIH-RJ e HotéisRIO. O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana foi o anfitrião do encontro, que marcou a entrega do Prêmio Top Hotel RJ 2023, uma valorização às boas práticas dos meios de hospedagem fluminenses.
Em sua 18ª edição, o Top Hotel RJ elegeu os melhores projetos em quatro categorias: ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; além das categorias “Selo Verde da Hotelaria”, com cases de sustentabilidade, e a homenagem “Expansão Hoteleira”, que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit.
Este ano, a premiação registrou recorde de adesão: foram 19 inscrições de projetos de 16 empreendimentos hoteleiros, com participação de quatro hotéis do interior. Os projetos de destaque foram escolhidos por um time de jurados com especialistas do setor.
As grandes estrelas da noite foram os hotéis premiados: Hilton Copacabana e Fairmont Rio de Janeiro, que levaram primeiro e segundo lugar respectivamente na categoria Ação Social; Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara e Le Canton, premiados na categoria Empreendedorismo; e Container Eco Suítes e Grupo Arpoador, os grandes vencedores na categoria Selo Verde. O Hotel Windsor Leme foi o homenageado na categoria Expansão Hoteleira. Os eleitos levaram para casa um bonito troféu confeccionado pela empresa Sobral Design.
Presenças ilustres não faltaram. O evento contou com presença do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, o secretário de Estado de Turismo RJ, Gustavo Tutuca e a secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, entre outros.
A delegada Patrícia Alemany foi homenageada pelo belo trabalho que vem realizando à frente da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, exemplificado por sua rápida e assertiva atuação no caso do falso assalto à equipe da British Airways, evitando danos maiores à imagem do Rio de Janeiro. “É com muita felicidade que eu e minha equipe recebemos esse prêmio, um reconhecimento incrível. Polícia não está acostumada a receber parabéns, só críticas e cobranças”, brincou ela.
Em seu discurso, o vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, fez um balanço das principais frentes de atuação do setor hoteleiro e do trade fluminense pelo desenvolvimento da atividade e chamou 2023 de o ano da consolidação, com calendário de eventos aquecido e taxas de ocupação com níveis superiores aos conquistados em 2022. Já o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, reforçou o agradecimento do setor à Secretaria Estadual de Turismo pelo trabalho de promoção que vem sendo desenvolvido em parceria com os players do setor.
Os dois agradeceram a presença de todos os concorrentes e destacaram o trabalho incansável das equipes da ABIH-RJ e do HotéisRIO, que se desdobam diariamente para atender às diversas demandas dos associados.
HotéisRIO e ABIH-RJ agradecem aos parceiros e patrocinadores:
GL Events, Rio Galeão, Colortel, Bacio Di Latte, Eletron PQI, Fairmont, Campo Olímpico de Golf, Executive One, Beth Chocolates, Grupo Miolo, Sobral Design e Fecomércio RJ.
Confira os cases premiados:
CATEGORIA AÇÃO SOCIAL
Hilton Copacabana e Fairmont são premiados na categoria Corintho Falcão – Ação Social
Em sua 18ª edição, a premiação Corintho Falcão se dedica a reconhecer ações sociais e homenageia o banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro.
Dois hotéis de Copacabana tiveram seus projetos eleitos na categoria: o primeiríssimo lugar ficou com Hotel Hilton Copacabana e o Fairmont Rio de Janeiro conquistou a segunda colocação.
Conheça os cases premiados:
Orgulho da cultura afro – O Hotel Hilton Copacabana, primeiro colocado na categoria, apoiou o projeto Pretonomia, cujo nome é um neologismo criado para destacar a importância do povo preto e pardo e de sua culinária. Idealizado pelo professor de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Breno Cruz, o projeto quer reavivar a relevância da ancestralidade desse povo por meio da visibilidade dos insumos, preparações e receitas com influências africanas, além de capacitar pessoas pretas e pardas para atuarem na área de gastronomia.
A participação do Hotel Hilton foi por meio de qualificação para 20 pessoas pretas ou pardas do Rio de Janeiro. Os temas abordados no treinamento, realizado em 20 módulos, com um total de 41 horas, foram selecionados pelo chef Pablo Ferreyra, do restaurante do Hilton, com os alunos extensionistas da UFRJ em uma roda de conversa. Durante o aprendizado foram tratados assuntos ligados aos eixos Formação Cidadã, Gestão e Culinária.
O Pretonomia também atua junto ao Ministério Público do Trabalho – Regional Rio de Janeiro para promover ações que ajudem a combater o racismo e estimular a contratação de pessoas pretas e pardas.
Responsabilidade social como prioridade – O Fairmont Rio de Janeiro, em Copacabana, em segundo lugar na categoria, tem entre seus principais valores o apoio a ações sociais independentes. No momento, são sete, que envolvem desde o tratamento de doenças a alimentos para quem passa fome.
Em parceria com a Make-a-wish Brasil, o hotel atende crianças que enfrentam doenças graves. Para elas, o hotel organizou duas festas – uma junina e outra de Natal. Também fez um brunch beneficente.para arrecadar fundos para a instituição.
Com o Instituto Ronald Mc Donald, que oferece tratamento, hospedagem, transporte e alimentação para crianças com doenças oncológicas e seus familiares, foi acertada uma parceria para arrecadar recursos e oferecer serviços. Em julho, o hotel patrocinou um Torneio de Golfe solidário para o instituto, que angariou fundos suficientes para manter a operação das 7 unidades do Programa Casa Ronald McDonald.
O Fairmont também contribui com a startup Comida Invisível, doando alimentos que não chegaram a ser consumidos pelos hóspedes para serem distribuídos às instituições cadastradas que repassam para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Outro projeto que o hotel participa é o “Jovem na Pesca”. A ONG tem um projeto, na Colônia de Pescadores Z-13, que prepara os jovens para atuar na pesca. Nesta ação, o hotel adquire e oferece café da manhã para os integrantes.
O Fairmont também apoia três iniciativas que estimulam a contratação de pessoas transgênero, com deficiência auditiva e refugiados: o projeto Transgarçonne, programa de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que tem o objetivo de fortalecer a história de vida e trabalho das pessoas transgêneras. O hotel realiza reuniões e faz periodicamente seleção de pessoal com os indicados pelo projeto – hoje há pessoas no quadro de colaboradores que vieram pelo Transgarçonne.
Na área de recursos humanos, o hotel apoia o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O empreendimento recebe o currículo dos alunos para a contratação de PCDs. No caso do projeto Aldeias Infantis SOS, que acolhe refugiados venezuelanos e ajuda na colocação no mercado de trabalho, uma equipe do hotel esteve na sede da ONG e fez uma seleção para os quadros do empreendimento.
CATEGORIA EMPREENDEDORISMO
Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara e Le Canton são premiados na categoria Eduardo Tapajós – Empreendedorismo
Hoteleiro, químico industrial e advogado: assim pode ser descrito Eduardo Tapajós, o empresário que empresta o nome à categoria Empreendedorismo do Prêmio Top Hotel RJ. Dois hotéis do interior foram os destaques da categoria: o vencedor foi o Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara, seguido pelo Le Canton, em segundo lugar. Conheça os cases vencedores:
De seminário jesuíta a hotel fazenda – A grande vencedora da categoria, a Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Vale do Café, no Rio de Janeiro, já foi fazenda de café e seminário da Ordem Jesuíta. Em 1984 a fazenda foi adquirida por uma família, que transformou o espaço em uma grande hospedagem. Em 2005, Jaime Neto, herdeiro da hospedagem, assumiu, com a esposa, Stela Alves, o negócio, que estava com contas e impostos atrasados, precisando de reformas e com funcionários sem carteira assinada e que, como consequência, não cumpriam os horários.
No projeto de recuperação, as dívidas foram renegociadas e pagas, e uma nova empresa foi criada para gerir a Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara. Com os funcionários contratados formalmente foi possível exigir o cumprimento do horário. Já com a nova empresa, Jaime se reuniu com os fornecedores e recuperou a confiança e o crédito, e, para assegurar o funcionamento do negócio, impôs um controle maior dos custos operacionais.
Para viabilizar o empreendimento e ampliar a carteira de clientes, o casal optou por ganhar visibilidade por meio de aplicativos de vendas online populares na época, como Peixe Urbano e Hotel Urbano. Eles também ampliaram os dias de funcionamento, passando a abrir em alguns dias da semana. Com os novos hóspedes vieram mais recursos e eles puderam investir em melhorias, como salão de convenções, piscina aquecida, quadras, reformas de aptos, parquinhos, etc. Durante a pandemia ficaram fechados por 4 meses, mas não precisaram dispensar funcionários, já que usaram os incentivos oferecidos pelo Governo.
Hoje, com 120 contratados (eram 65 antes da pandemia de Covid-19), a Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara é a segunda maior empregadora do município, continua ajudando a comunidade, injetando, em média, 70 mil turistas por ano na região e com uma média de 70% de ocupação.
Le Canton para todos – Construído em uma área de mais de 2,4 milhões de metros² na região serrana de Teresópolis, o hotel Le Canton, segundo colocado na categoria, é uma referência em hospedagem de luxo e bom gosto para toda a família. O empreendimento, que recebe turistas de todo o Brasil e do exterior, decidiu se tornar um destino turístico também para os moradores de Teresópolis, cidade onde está estabelecido.
Para tal, criou, em 2020, o “Iniciativa Destino Le Canton”, para o qual foram construídas, em 50 mil metros², diversos equipamentos para lazer, independente da hospedagem. Nesse espaço há atrações como a Fazendinha, o Parc Magique e a pista Mont Blanc, para prática de esportes de inverno. Também oferece queijaria, spa, restaurante, trenzinho, tirolesa e paint ball, além dos locais para shows e eventos e o circo. Artistas como Nando Reis, Diogo Nogueira, Zé Ramalho, Mumuzinho, Maiara e Maraísa, Lulu Santos e Titãs já levaram multidões para o Le Canton. Como resultado, 200 mil pessoas visitaram o empreendimento. Além de incrementar a integração com a comunidade local, ainda gerou um faturamento de R$ 15,5 milhões.
CATEGORIA SELO VERDE
Container Eco Suítes e Grupo Arpoador são premiados na categoria Selo Verde da Hotelaria
O Prêmio Top Hotel RJ 2023 dedica a categoria Selo Verde aos empreendimentos que investem em ações relacionadas à sustentabilidade. Nesta edição, o primeiro lugar ficou com o Container Eco Suítes, com o Grupo Arpoador na segunda colocação. Conheça os cases premiados:
Ecológico raiz – Quando o empreendimento hoteleiro é pensado desde o início para incluir conceitos e práticas sustentáveis, os resultados superam as expectativas. É o caso do Container Eco Suítes, vencedor da categoria Selo Verde, localizado em Cabo Frio, ao lado de uma unidade de conservação ambiental (APA Pau Brasil). A pousada é toda feita de material reciclado e itens de reuso e aplica diversas iniciativas sustentáveis para garantir a eficiência energética e reutilização de recursos naturais. Possui três sistemas de tratamento de água e esgoto, energia solar e eólica, horta orgânica e viveiro de mudas de árvores nativas, entre outras iniciativas.
São 33 quartos, todos em 24 containers marítimos reciclados, com banheiro e ar-condicionado. Por toda área da pousada é possível observar o reaproveitamento de materiais das mais diversas formas como escadas de aeroporto, piscina feita de caçamba de entulho, floreiras de caixas d’água, vasos de botas e pneus velhos.
Para maior eficiência do uso da água são três sistemas – um de coleta e tratamento da água da chuva, que capta a água e torna potável para uso, uma estação de tratamento de águas cinzas, que capta a água dos chuveiros, trata e reutiliza nas descargas dos vasos sanitários e na irrigação do jardim e um sistema fechado de tratamento de esgoto (águas negras) feito em duas fossas de bananeiras, que não retorna nenhum esgoto na rede pública.
A iluminação externa e de fachada da pousada é alimentada por energia eólica e solar. O sistema de aquecimento de água solar e a gás é automatizado para garantir a eficiência e redução do uso de gás. A pousada ainda está implementando um sistema de geração de biogás que usará um digestor para alimentar os aquecedores de água.
Certificação Lixo Zero – O projeto City&Sea Sustentável, segundo colocado na categoria, foi lançado pelo Grupo Arpoador em julho de 2022 e tinha como desafio fazer com que a rede alcançasse a certificação Lixo Zero em um prazo de um ano. Em julho de 2023, esse compromisso foi concretizado, transformando o grupo na primeira rede hoteleira do Rio de Janeiro a conquistar a cobiçada certificação, emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
O grupo celebrou o fato distribuindo kits Lixo Zero para todos os colaboradores, para que todos possam contribuir para a redução de resíduos também em suas vidas cotidianas.
Além disso, o projeto City&Sea Sustentável avançou em outras frentes. Na busca por uma energia mais limpa e renovável, foram tomadas medidas concretas para adquirir energia proveniente de fontes renováveis, reduzindo assim a pegada de carbono. O grupo aumentou a contribuição para a ONG ambiental BrBio, fortalecendo a parceria e ampliando o impacto positivo na conservação da biodiversidade marinha e também investiu em tecnologia para sustentabilidade, implementando um avançado dashboard em Power BI para analisar e otimizar a gestão de resíduos, tornando-a ainda mais eficaz e eficiente.
O projeto abraça metas de médio e longo prazo, situando o Grupo Arpoador na dianteira das práticas de sustentabilidade no cenário da hotelaria carioca. Em 2022, conquistou o segundo lugar no Prêmio Top Hotel RJ 2022, na categoria Selo Verde. No decorrer do ano passado, o Grupo Arpoador registrou diversos avanços no domínio da gestão de resíduos sólidos e economia circular, com uma redução notável da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário, superando a marca de apenas 20% do total gerado nos hotéis e escritórios.
Também houve investimentos em um conjunto de coletores fabricados com material reciclado, a água passou a ser oferecida em latas e, nos restaurantes, as bebidas são servidas em copos ecológicos feitos a partir de garrafas de vinho reutilizadas.
CATEGORIA EXPANSÃO HOTELEIRA
Modernidade com respeito às tradições
A homenageada na categoria “Expansão hoteleira” foi a Rede Windsor, pela unidade Windsor Leme. Há 36 anos como referência no setor de turismo, dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
Em 2021, a rede decidiu fazer um retrofit no hotel Windsor Leme, uma das principais unidades da rede na Zona Sul da cidade, que terminou no primeiro semestre de 2023. A unidade passou por um processo de modernização e atualização, que incluiu acomodações, fachada e lobby, além da área de eventos, que conta com um andar exclusivo com seis salões.
O desafio era manter o padrão de qualidade de serviços de hospedagem, eventos e alimentos e bebidas com instalações ainda mais modernas, mas preservando as características únicas e a história do hotel. O processo envolveu troca de mobiliário, adequação de novos processos, além da seleção de profissionais. E isso tudo tendo como foco a forte retomada do turismo no pós-pandemia.
Para isso, a empresa buscou investir para aprimorar ainda mais a experiência no hotel, considerando melhorias na infraestrutura da unidade Leme e promovendo assim o retrofit.
A obra no Windsor Leme começou em agosto de 2021 e foi finalizada no primeiro semestre de 2023, em duas etapas (a primeira ocorreu de agosto de 2021 a novembro de 2022, voltada para infraestrutura e a segunda para reforma da área externa do hotel). Foi feito um retrofit da fachada, a revitalização de 168 apartamentos, melhorias nos salões de eventos e reforma geral do lobby. A rede também promoveu a revitalização no entorno do hotel e a reforma do calçadão, dos bancos e a plantação de árvores na região.