MTur adere à campanha Outubro Rosa
Turismo em Pauta com Jornal Turismo&Eventos
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa está deixando os monumentos brasileiros ainda mais belos com a cor-de-rosa. A iniciativa faz parte da campanha mundial de combate ao câncer de mama, lançada na década de 90, nos Estados Unidos, e ganhou o apoio do Ministério do Turismo.
Por meio de uma ação colaborativa nas redes sociais, o MTur propõe aos seus seguidores que publiquem suas fotos das belezas do Brasil em tons de rosa com a hashtag #MTurRosa. Vale pôr do sol, natureza, monumento ou até um detalhe especial e criativo que valorize as belezas da cidade em que a pessoa more ou tenha estado algum dia. Todas as redes sociais em que o ministério está presente ganharam capas em alusão à campanha.
Brasil abraça a causa – Em Brasília , as luzes ressaltam ainda mais a beleza do Congresso Nacional e da Catedral. Já em Florianópolis, a Catedral Metropolitana, a Figueira da Praça 15, o Largo da Alfândega e as pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Salles ganharam iluminação temática. Em Vitória, a Ponte da Passagem e o relógio da Praça Oito também vestiram a cor da campanha. No Parque Ibirapuera, ponto turístico da cidade de São Paulo, uma roda gigante cor-de-rosa foi instalada como atração para os visitantes do parque.
Dados divulgados pela Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (Iarc, sigla em inglês), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), revelaram que a mortalidade por câncer no mundo cresceu 8% entre 2008 e 2012, passando de 7,6 milhões para 8,2 milhões de óbitos anuais.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Por Patricia Penna T&E