Motoristas por aplicativo de Porto Seguro adotam medidas contra o Coronavírus e garantem serviço à população
Motoristas por aplicativo de Porto Seguro adotam medidas contra o Coronavírus e garantem serviço à população
Os motoristas por aplicativo de Porto Seguro, Uber e 99 no momento, adotaram medidas contra o novo Coronavírus e continuam circulando pela cidade, para os municípios circunvizinhos e para corridas de longa distância como Belo Horizonte e São Paulo, uma vez que os voos e os ônibus estão suspensos. Para muitas pessoas, eles são a forma de se locomover para ir a bancos, supermercados e farmácias.
De acordo com o presidente da AMAPS, Associação de Motoristas por Aplicativos de Porto Seguro, Adriano Rosas dos Santos, de 40 anos, na cidade há cerca de 400 motoristas por aplicativo, sendo 150 associados na AMAPS. UBER e 99, por enquanto são os aplicativos presentes na cidade. “O novo Coronavírus provocou uma queda no movimento, foram 70-80% a menos”, calcula Adriano. Numa Porto Seguro sem turistas, e que registra 18 casos confirmados de Covid 19, os serviços de transporte por aplicativos estão sendo utilizados pela população residente.
A categoria reagiu à pandemia e adotou medidas de cuidados contra o novo Corona Vírus. Os motoristas por aplicativos adotaram máscaras e uso de álcool gel, higienizar os carros regularmente, transportar no máximo dois passageiros no banco traseiro, não utilizar ar condicionado e dirigir com as janelas abertas. As corridas mais frequentes são para os bairros de Porto Seguro, orla, centro, para as cidades de Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. Bastante procuradas são também as corridas de longa distância, de Porto Seguro até Belo Horizonte, Juiz de Fora e São Paulo, uma vez que não há voos nem ônibus interestaduais. Uma corrida pelo aplicativo de Porto Seguro até Belo Horizonte custa, em média 1500-1600 reais.
“Agora estamos organizando a distribuição de máscaras e álcool gel, sem aglomeração e atendendo os motoristas”, explicou Adriano, ”começamos uma campanha nas redes sociais sobre como lidar e prevenir o nova Coronavírus. O motorista por aplicativo é avaliado pelos próprios clientes e, se fugir das regras, pode chegar a ser banido, o que garante um bom padrão de qualidade no atendimento. Representa uma evolução para Porto Seguro e uma boa opção por mobilidade, ainda mais numa época de transporte urbano reduzido”.
Antonio Alberghini / Mídia Mutá