Matérias

Le Canton conquista dois prêmios no TOP Hotel RJ 2022 nas categorias Empreendedorismo e Sustentabilidade

Resort ficou em primeiro lugar com os dois cases concorrentes

O Le Canton termina o ano de 2022 comemorando. O mais incrível resort da Região Serrana do Rio conquistou o primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Selo Verde do prêmio TOP Hotel RJ 2022. A tradicional premiação, realizada pela ABIH-RJ e HotéisRIO, reconhece as boas práticas e os cases de sucesso da hotelaria fluminense em diferentes áreas. Os vencedores foram anunciados durante cerimônia no Hotel Rio Othon Palace, no dia 30 de novembro.

Na categoria Empreendedorismo, o Le Canton concorreu com o projeto “Le Canton do Futuro”, criado a partir de um planejamento estratégico que teve como objetivo a transformação do empreendimento em uma das mais importantes referências do mercado hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as ações executadas estão a Arena de Beach Tennis, com quatro quadras profissionais, iniciativa pioneira na Região Serrana; o Pet Park, espaço de convivência com comodidades e equipamentos para atividades onde os hóspedes podem brincar com seus pets; criação da estação Gare D’Église, com instalação de um plano inclinado, com o objetivo de oferecer ampla acessibilidade a uma das mais importantes atrações do resort, o Castelo Medieval; inauguração do Sport Bar, com pista de boliche, palcos para shows, mesas de bilhar, 12 TV’s com programação diversificada de esportes, além de lounges; criação do Le petit monde, espaço com atrações para famílias, com jogos diversos e um grande Kids Park, localizado no segundo piso do Castelo Medieval; Bar e piscina Lèman, complexo de entretenimento no coração do resort com bar e deck, com capacidade para mais de 100 pessoas, além de piscina aquecida, numa área de aproximadamente 1 mil m²; e pista Mont Blanc, única coberta do Brasil que simula neve, onde podem ser praticados esportes como boia canadense e esqui. 

Na categoria Sustentabilidade, foram avaliadas diversas ações sustentáveis adotadas pelo Le Canton ao longo dos anos. O resort ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados numa região de Mata Atlântica com preservação permanente, cortada por rios, e tem oito nascentes preservadas. A sustentabilidade, por meio da educação ambiental, e os investimentos em ecoeficiência foram as ferramentas utilizadas para maximizar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

Uma das ações do hotel foi adotar duas escolas públicas municipais da comunidade, oferecendo o curso de educador ambiental aos professores, sistema de gestão escolar e levando seus alunos a participarem de atividades nas dependências do Le Canton.

Outra iniciativa foi a realização do inventário de Gases Efeito Estufa, que resultou no plantio de 8.132 árvores nativas da Mata Atlântica para neutralizar as 2.139, 032 Toneladas de CO² (100% do carbono emitido pelo empreendimento). Esta certificação deu origem à nossa Floresta Le Canton.

Além disso, o Le Canton realiza o tratamento total de seus efluentes com um moderno sistema biológico, de tecnologia 100% nacional, que não utiliza nenhum tipo de aditivo químico nem energia. Este método possibilita tratar os efluentes e devolver em forma de água tratada classe 2 ao meio ambiente. Hoje, o sistema tem capacidade para tratar 250 m³ de água por dia.

O hotel também modernizou sua matriz energética investindo em um combustível eco eficiente, a biomassa, que é utilizado para o aquecimento de toda a água do resort, sendo o pioneiro na região sudeste na utilização deste biocombustível carbono free. O Le Canton recebeu em 2018 o selo Carboneutro do Instituto Oksigeno.

Para Mônica Paixão, diretora geral do Le Canton, a conquista dos dois prêmios mantém a credibilidade e a visibilidade adquiridas pelo hotel ao longo dos anos. 

“Estou muito feliz e emocionada. Sabíamos que tínhamos ido muito bem na apresentação, e algum prêmio achávamos que podíamos ganhar. Mas nunca pensamos que poderia ser o primeiro lugar nestas duas categorias. É um trabalho não apenas meu, mas de uma equipe é muito motivada, comprometida e incansável e que está sempre pensando em novidades. Isso é só o início. Tem muita coisa boa pela frente”, diz Mônica.

Segundo Marcos Motta, gerente de marketing do resort, o projeto de empreendedorismo “Le Canton do Futuro” foi pautado na criação de espaços múltiplos de entretenimento para alavancar a ocupação e agregar valor aos clientes. 

“Isso nos permitiu melhoras na diária media também. Estamos muito felizes com o prêmio e motivados para continuar empreendendo e inovando”, afirma Marcos. 

O gerente financeiro do Le Canton, Saulo Villaça, fala da importância dos prêmios, especialmente na área de Sustentabilidade.

“É um reconhecimento pelos esforços do Le Canton em priorizar as ações de um de seus pilares estratégicos, que é a sustentabilidade. Através do projeto ‘Sustentabilidade Diária”, focamos na mudança da nossa matriz energética, priorizando a utilização de energias renováveis, como a biomassa. Também investimos em educação ambiental, trazendo e envolvendo a comunidade do entorno, e em ações que minimizam o impacto da geração de resíduos”, diz Saulo.