Joinville – Quanto mais a gente conhece, mais se apaixona
Uma cidade que concentra o maior polo industrial do Estado de Santa Catarina; as exuberantes paisagens naturais típicas da serra e do mar; a rica cultura de raízes e tradições europeias. Joinville é tudo isso, e muito mais.
Tendo a Serra do Mar e o litoral norte catarinense como extremidades, Joinville é uma das cidades mais bem estruturadas do sul do Brasil, com excelente posição geográfica. Está localizada entre as capitais Florianópolis e Curitiba e tem fácil acesso tanto pela rodovia BR-101, como, também, pelo aeroporto Lauro Carneiro de Loyola ou, ainda, pelo porto de São Francisco do Sul, localizado a 45 quilômetros de distância.
Com completa infraestrutura e personalidade acolhedora, Joinville está pronta para receber seus visitantes. A rede hoteleira oferece capacidade superior a cinco mil leitos e existe grande diversidade de restaurantes e opções de lazer e entretenimento.
Para o turismo de negócios e eventos como feiras, convenções, shows e atividades esportivas, Joinville possui alguns dos melhores equipamentos da América Latina: o Centro de Convenções da Expoville, quatro mil metros quadrados de área, 13 salas de plenária e capacidade para mais de 4,5 mil pessoas; e o Centreventos Cau Hansen, primeiro empreendimento latino-americano a seguir o conceito de arena multiuso.
Na área urbana, a história e a cultura de Joinville estão registradas em museus e locais emblemáticos, como a Rua das Palmeiras e a Escola do Ballet Bolshoi – única extensão estrangeira, no mundo, do Teatro Bolshoi da Rússia.
No cenário artístico, Joinville é conhecida internacionalmente por seu Festival de Dança, maior evento mundial do segmento, que acontece todos os anos, durante o mês de julho. As festas, aliás, são marcas registradas da cidade e celebram suas tradições culturais. Entre os principais eventos, destaque para a Festa das Flores – festa oficial da cidade -, Festa do Pato, Festa do Tiro Rei, Festa do Bandoneon, König Fest, entre outras.
Já para quem aprecia a natureza, a área rural de Joinville reserva lindas paisagens com muito verde, rios e cachoeiras, além de opções de roteiros de cicloturismo. Do lado oposto à serra, a cidade é abraçada pela Baía da Babitonga, onde é possível desfrutar o turismo náutico e saborear a gastronomia à base de frutos do mar.
Rica em contrastes e sempre convidativa, Joinville é destino obrigatório para turistas de todos os estilos e idades.