JANTAR DO SINDLOC – 19/08/13
ALBERTO DE CAMARGO VIDIGAL
Sindloc – Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo
Hoje no Brasil a tendência é de melhoria de qualidade, atendimento e da divulgação da cultura do aluguel de automóvel no Brasil. Cada vez mais, nós do setor, a associação e o Sindloc, tem trabalhado muito na cultura das pessoas alugarem carros no Brasil. Esse é um trabalho que vamos cada vez mais nos dedicar para que as pessoas possam conhecer o que é aluguel de automóvel. Hoje no Brasil, a média diária de um carro bom, com ar-condicionado e direção hidráulica, está em torno de R$ 70,00 a R$ 80,00 reais por dia. Imagine os senhores, você pegar um taxi em qualquer aeroporto do Brasil, o custa do transfer até o hotel está em torno de R$ 150,00 a R$ 200 reais, este custo será duas vezes, na ida e na volta, praticamente dá para pagar uma semana de aluguel de um automóvel. Melhor do que isso imagine você desejar ir para uma das praias de Salvador que são lindas. Você para em uma praia, gostou, lá tem uma refeição gostosa e barata você fica não gostou pega o seu automóvel e vai para outra praia. É o melhor jeito de você conhecer e sentir qualquer cidade. Por isso que sempre digo, aluguel de automóvel é a melhor opção de um viajante com certeza. Nós temos feito um trabalho de incentivo para os consolidadores e agentes de viagens para que divulguem, porque hoje a nova sistemática do agente de viagem, cada vez mais ele precisa vender serviços, porque o aéreo cada vez mais está se tornando por internet. Já o serviço que é o carro, que necessita definitivamente de uma assistência (que carro eu quero, como é que eu quero, para onde devolvo), ou seja, um carro especial, ou mudança de carro em um determinado local. Todo esse processo necessita de serviço, e o agente de viagem também tem que entender que é uma boa maneira de ele pegar um gancho do aluguel do veículo para sua atividade. Nós temos feito um trabalho junto à ABAVI, de incentivo do aluguel do automóvel via agente de viagem. Todo o trabalho que o sindicato tem feito nestes últimos anos é exatamente de consolidação da união do nosso próprio setor, do conhecimento dos nossos problemas individualmente para que o próprio grupo possa auxiliar. Também estamos fazendo cursos de qualificação profissional muito importante, porque na Copa do Mundo haverá necessidade de transporte até entre cidades, muitas vezes nós sabemos do problema aéreo nos aeroportos. Uma viagem para o Rio ou São Paulo, talvez seja melhor e mais confortável você alugar um automóvel. A Copa do Mundo no Brasil, apesar das críticas que existem com certeza, nós brasileiros temos a capacidade de sermos absolutamente fantásticos, vai ser uma grande Copa do Mundo. Para finalizar, nosso jantar tem o propósito de trazer todos os nossos associados e convidados especiais para conversar, trocar ideias, experiências e discutirmos problemas para que a gente possa no dia-a-dia, a diretoria e o sindicato possam solucionar de alguma maneira, e depois evidentemente a gente aproveita e agrega sempre um convidado especial para passar experiência para o nosso setor, este é o nosso objetivo de continuar fazendo. No próximo jantar a ser realizado no mês de outubro, nosso convidado é o jornalista Arnaldo Jabor.
CABRAL
Consultor da SINDLOC – Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo
Estamos realizando mais um evento do SINDLOC, que já está virando uma praxe nossa. A cada 60 dias realizarmos um jantar em um local muito requintado, convidando a nata dos empresários das locações de automóveis e todos os pubitos provedores, entre eles as montadoras de automóveis, bancos, cartões de créditos, seguradoras e múltiplos outros parceiros que acreditam no nosso trabalho e nos apoiam cometendo com que este trabalho seja cada vez mais grandioso. Outro detalhe importante, o Sindicato procura cumprir o seu papel: primeiro legal que é de representar as locadoras perante aquilo que a legislação estabelece, e vai além, no sentido de ouvir as suas associadas às locadoras de automóveis, e procurar atender as suas principais necessidades. Hoje temos assistência jurídica completa para todos nossos associados gratuita, serviço de ressarcimento de seguros que envolvem terceiros, em que o empresário locador de automóvel que não tem esse serviço, acaba perdendo e tomando prejuízo. Ele na realidade, agora tem apoio e só paga por isso quando a solução vier e se tiver êxito. Por exemplo, temos um processo de liberação automática de gravame através de leilões diferenciados, além de uma revista, um veículo novo e inovador, importante para a atividade, que revolucionou a nossa maneira de comunicar os associados. Enfim temos uma série de benefícios que oferecemos aos associados. Acima de tudo, esses eventos que temos feitos e mais recentemente, trouxemos o ex-ministro Delfim Neto, capitão do BOPE o Paulo Estorane, Oscar Shimidt (mão santa), Almir Klink e na noite de hoje estará presente David Portes (The Camelot) e para o dia 16/10/13 o convidado é o jornalista Arnaldo Jabor, que não necessita de maiores credenciais, para poder propiciar aos empresários do setor, relacionamento, interação e que eles possam ter um network fantástico com os públicos, que na realidade fornecem os produtos que eles necessitam para suas atividades. A Copa do Mundo é uma grande oportunidade que o setor está tendo para mostrar o quanto ele está estruturado e capacitado para atender o evento desta magnitude. Obviamente, é um evento grandioso, mesmo com todo o preparo e antecedência as locadoras não vão conseguir atender a toda demanda que vai surgir, porque é um pico de negócio. Não dá, por exemplo, comprar uma frota muito grande só para atender um evento que vai durar 30 ou 40 dias. Mas tenho certeza que as locadoras estão procurando se estruturarem adequadamente, reforçando as suas frotas e a substituição da frota neste momento, mas acima de tudo fica aqui uma dica para o usuário para que antecipe a realização de suas reservas para poder garantir a utilização do serviço. Visto que a cada dia, o serviço está cada vez mais qualificado e profissional e o cliente mais satisfeito. Para finalizar, o brasileiro tem uma cultura que vem desde as suas raízes, de que alugar alguma coisa é caro e está jogando dinheiro fora. Mas basta fazer conta e perceber que é o contrário.