IV Expotel – SEHGA 2019 reuniu as principais lideranças do Turismo estadual
Ocorreu nos dias 10 e 11 de junho de 2019 a IV Expotel – Feira Internacional da Hotelaria juntamente com o SEHGA – Sinergia Estratégica da Hotelaria, Governo e Academia para desenvolvimento do Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela ABIH – SP. O evento ocorreu no Centro de Eventos Frei Caneca e contou com 20 expositores e mais de 1000 visitantes nos dois dias de evento.
A programação deste ano contou com relevantes palestras de capacitação para a indústria hoteleira, destacando no primeiro dia o Dr. Roberto Martins Figueiredo – o Dr. Bactéria, que abordou de forma descontraída os maus hábitos do cotidiano, aplicáveis aos cuidados da operação hoteleira. A Hotelinvest apresentou o panorama do mercado hoteleiro nacional (passado e futuro) através de uma análise estatística apresentada por Pedro Cypriano.
Além destas, houve bastante variação dos temas, desde os desafios de distribuição do produto hoteleiro, controles e redução de custos, qualidade de serviço chegando a cases de sucesso em sustentabilidade como fonte de economia e marketing.
Outro destaque relevante ficou por conta de Cristiano Machado, da Amplifique.me, que explanou sobre o marketing boca-a-boca como fatores que impactam na decisão das compras futuras e as formas de encantar o cliente para este se torne um multiplicador e defensor da marca. A essência da mensagem passada nesta oportunidade ficou por conta de que, para serviços intangíveis como os hoteleiros, por exemplo, o marketing de experiência positiva é o maior aliado na fidelização dos clientes. Neste ponto, a sugestão foi que os hotéis criem formas de estreitar o relacionamento com os clientes para que estes se transformem em “fãs” e multipliquem em seus universos virtuais.
Ainda sobre capacitações, no segundo dia de evento os painéis contaram com importantes assuntos para a indústria hoteleira. No tema sustentabilidade, políticas vencedoras de alguns hotéis foram apresentadas como cases de sucesso e fontes de inspiração aos demais presentes. Vale destacar a proposta da Rede Accor – Planet 21, apresentado por Carlos Bernardo e Larissa Lopes, e também o Hotel Campo dos Sonhos, um Ecoresort na cidade de Socorro, apresentado pelo seu proprietário, José Fernandes Franco.
Na área de hospitalidade, foi retomado o tema “Experiência de Hospedagem”, pois na nova concepção de marketing e fortalecimento de marca, a amplificação positiva através da voz do cliente satisfeito é uma das mais eficazes ferramentas de consolidação da marca. Por este motivo, os hotéis devem estar atentos em oferecer diferenciais que tornem os seus clientes fidelizados e multiplicadores de sua marca em seus universos virtuais. A antiga e ainda atual “propaganda boca-a-boca”.
Nas questões de distribuição de produtos, foram abordados temas como caminhos assertivos de distribuição em universo de multicanais de oferta, a correta forma de segmentação, de forma rentável e eficaz, extraindo o melhor resultado. Por outro lado, como se utilizar de ferramentas poderosas como o Google Adwords e outras ranqueando a marca com orçamentos tangíveis e esperadas taxas de conversão. Este tema contou com Eduardo Murad da ALAGEV, Rodrigo Vaz da Decolar.com, Toni Sando da Unidestinos, além de outros debatedores.
Ao término das palestras de capacitação do primeiro dia, ocorreu a etapa protocolar do evento a abertura solene do evento, que contou com a presença de várias autoridades do Turismo nacional.
Além da diretoria completa da ABIH-SP, o Presidente Bruno Omori, seu corpo diretivo presente; Patrick Mendes – Accor Hotéis, José Fernandes – Campo dos Sonhos, Marco Iannoni – Mônaco Hotéis, Carlos Bernardo – Accor Hotéis, Antonio Dias – The Royal Palm Plaza, Ricardo Roman Jr, Delphin Guarujá, Roberto Gracioso – Rede WZ Hotéis, dentre outros, o evento contou com importantes autoridades como; Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo e atual Secretário Estadual do Turismo de SP, Deputado Federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, Vereador Mário Covas Neto, Guilherme Paullus, Conselho Nacional de Turismo e demais autoridades, compondo a mesa de abertura do SEHGA.
Nesta oportunidade a ABIH-SP entregou o prêmio TOP Fornecedores da Hotelaria de 2019 aos parceiros que estrategicamente proporcionaram ao mercado hoteleiro produtos de qualidade e inovação com preços e condições exclusivas desenvolvidas através de parcerias estratégicas com ABIH-SP e associados.
Também nesta ocasião houve a comemoração de 70 anos da ABIH-SP (1949 – 2019), onde foram citadas as importantes conquistas da entidade em benefício da indústria hoteleira junto à cadeia produtiva do turismo e órgãos governamentais. Em destaque, no discurso do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, Deputado Federal Herculano Passos, citadas as conquistas como a derrubada da Lei do ECAD para Unidades Habitacionais, a redução de 10% para 3% no número de Unidades Habitacionais adaptadas para portadores de necessidades especiais, além de outros quase 100 itens da lei orgânica do turismo. Na sequência protocolar, os vice-presidentes, membros da diretoria e do conselho receberam gentilmente da ABIH-SP um troféu e uma caneta em comemoração aos 70 anos da entidade, pelo mérito dos relevantes serviços prestados à hotelaria e ao turismo no estado de São Paulo.
Ao final das duas noites ocorreram coquetéis de encerramento oferecidos pela ABIH-SP. Um merecido destaque fica por conta do empenho da Sra. Glaucia Sangiovanni – secretária executiva da ABIH-SP por ser a responsável pela organização e sucesso do evento.