Integração do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo com SPCVB proporciona novo módulo
Foto: SPCVB
O mundo vive a era do Big Data. A tecnologia permite que se colete, armazene, trate e dê sentido a uma quantidade muito grande de informação, que deve ser transformada em conhecimento por meio do capital humano. Todo esse conhecimento reunido, junto à inteligência de mercado e à inteligência competitiva, pode ser utilizado para a tomada de decisão em níveis estratégicos de empresas de todos os segmentos. Assim, com o objetivo de orientar os profissionais para o desenvolvimento do setor de turismo, eventos e viagens, a Academia Visite São Paulo, núcleo de cursos e palestras do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), juntamente com o Observatório do Turismo e Eventos (OTE) da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo, realizaram nesta terça-feira, 13, o módulo “Transformando Dados em Negócios”.
O curso foi gratuito para associados do SPCVB e ministrado pela Gerente de Pesquisa Lilian Natal e pelo Coordenador Fabio Montanheiro, ambos do OTE.
Lilian Natal explica que, hoje, dados são coletados a todo momento, mas poucas empresas sabem utilizá-los de uma maneira plena para o negócio. “Só 4% das empresas sabem usar dados, e elas são as tops no mercado. O uso correto de dados pode melhorar a forma de operação, assim como seus produtos e serviços”, esclarece Lilian. “Dado não é pesquisa. Dado pode se transformar em pesquisa quando analisado. E, depois, em informação que pode se tornar estratégia”, conta Fabio Montanheiro.
Com presença de cerca de 60 participantes, o curso abordou a importância do uso dos dados, conceitos de pesquisa, Data Science, Data Mining, Big Data e Analytics, ferramentas, cases, marketing, CRM, inteligência de mercado e tendências.
“É preciso entender os dados que são publicados para tomada de decisão e prospecção de negócios. Por isso, o Observatório do Turismo com a Academia Visite Paulo criaram este módulo para os profissionais do setor de eventos, turismo e viagens”, finaliza Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB.